O que é um escritório virtual

Ao iniciar um negócio, muitas vezes a empreendedor não possui a necessidade ou a condição de ter um espaço exclusivo, com infraestrutura e custos que são incompatíveis para o momento, nesses casos uma alternativa que se sobressai são os escritórios virtuais.

DSOP Educação Financeira
Publicada em 22 de junho de 2017 às 09:25

Esse serviço é caracterizado pela contratação de um endereço físico para negócio, sem que haja a necessidade de locação de um imóvel e todos os custos relacionados. Haverá ainda, na maioria dos casos, a opção de utilizar ou não de um espaço de escritório compartilhado. Esse modelo de trabalho é muito recente e se adequa perfeitamente para profissionais liberais, consultores, startups e empreendedores.

Veja as principais características:

  • Utilização de um endereço comercial e endereço fiscal em um ponto privilegiado e adequado para os negócios;
  • Custo muito reduzido em relação a um aluguel;
  • Possibilidade de utilizar em espaços de escritórios compartilhados, tendo assim um ponto de atendimento;
  • Minimização dos riscos em casos de fiscalização, e possibilidade até mesmo de planejamento tributário;
  • Possibilidade de locação de salas de reunião, locação de salas de treinamento e salas privativas, para serem usados nos momentos em que o usuário o solicite;
  • Possibilidade de inclusão serviços como o atendimento telefônico personalizado, transferência de ligações, gerenciamento de recados e gerenciamento de correspondências.

Os escritórios virtuais nada mais são do que um serviço que adequa a realidade de escritórios compartilhados aos profissionais que não tem a necessidade constante de um espaço físico para trabalhar, mas que necessita de uma base comercial e fiscal.

Isso tudo com custos mais baixo do que se montasse um escritório, que ficaria a maior parte do tempo fechado e consumindo o capital do negócio. É uma evolução natural do modelo de home office que proporciona grande dificuldade de atendimento presencial aos clientes. O grande benefício é a possibilidade de trabalhar sem que se tenha a preocupação constante com a administração e manutenção de um espaço.

Enfim, os escritórios virtuais são opções muito interessantes, que devem ser levadas em conta antes de iniciar um negócio. A redução do custo e profissionalização do atendimento com certeza proporcionará um novo fôlego, garantindo que se possa projetar crescimento em médio e curto prazo.

Fernando Bottura, presidente da Gowork (www.gowork.com.br), empresa especializada em coworking.

 

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook