O retrato do desleixo

No quesito saneamento básico, dividimos o pódio da vergonha com Ananindeua, a segunda maior cidade do Pará, com quase quinhentos mil habitantes.

Valdemir Caldas
Publicada em 16 de dezembro de 2017 às 09:42

Porto Velho foi destaque na revista Veja de 13 de dezembro, edição 2560. Não por suas belezas naturais, nem por ter um dos melhores transportes coletivos do país, tampouco pela tranquilidade de que desfruta sua população. No quesito saneamento básico, dividimos o pódio da vergonha com Ananindeua, a segunda maior cidade do Pará, com quase quinhentos mil habitantes.

Menos de cinco por cento dos moradores de Porto Velho e Ananindeua tem acesso a saneamento, o que nos coloca como recordistas em doenças causadas pela ausência desse serviço, como diarreia, dengue e leptospirose. Enquanto isso, pessoas perdem tempo discutindo a possibilidade ou não de uma autoridade, que foi condenada pela mais alta corte do país, disputar cargo público, em 2018. Tenham santa paciência!

Poucos são os prefeitos que gostam de investir em saneamento básico e rede de água tratada. E o motivo para isso é muito simples. Além de caras, as obras de saneamento ficam quase sempre enterradas, não se prestam a inaugurações pomposas, com discursos demagógicos, nem impressionam o eleitor. Por isso, é fácil verificar que há sempre uma inversão de prioridades, com as obras de saneamento sendo relegadas a um plano secundário, cedendo lugar ao asfalto casca de ovo e outras ações eleitoreiras, que rendem votos.

Quando foi prefeito de Porto Velho, pela segunda vez (1993 – 1996), José Guedes investiu pesado em saneamento. Exemplo disso é a Rua Rio Janeiro, entre o Trevo do Roque e a Avenida Rogério Weber. Onde antes só havia lama, hoje existem drenagem e rede de esgoto. Mas nem todos pensam e agem assim, preferindo deixar o povo viver no charco e na lama, exposto a todo o tipo de doenças, endêmicas e sociais.

Muita gente vibrou com a recente inauguração de um viaduto, que consumiu milhões de reais dos cofres públicos e foi alvo de investigação do Ministério Público Federal, mas ninguém se preocupa em cobrar das autoridades a execução de uma política de urbanização e saneamento da cidade de Porto Velho, para retirar seu povo do matagal, da lama e dos esgotos a céu aberto. É o retrato do desleixo!

Comentários

  • 1
    image
    JOSE GUEDES 16/12/2017

    Prezado amigo, Valdemir. SANEAMENTO BÁSICO: POUCOS VEEM QUANDO ESTÃO FEITOS e TODOS RECLAMAM QUANDO NÃO EXITEM. TAMBÉM INCOMODA MUITO DURANTE A REALIZAÇÃO DA OBRA PARA DEPOIS SEREM ENTERRADOS...E QUASE ESQUECIDOS. ABRAÇÃO! JOSÉ GUEDES

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook