Obras de alteamento da ponte ferroviária de Jacy-Paraná já estão na metade

As pontes metálicas utilizadas na construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foram construídas sob medida em uma usina siderúrgica localizada na cidade de Chicago (EUA).

Publicada em 22 de August de 2014 às 11:18:00

Os serviços de alteamento (elevação) da ponte ferroviária desativada da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, localizada no KM 798 da BR 364, em Jacy-Paraná, já estão bastante avançados em relação ao prazo contratual. Os dois vãos menores de aproximadamente 23 metros de comprimento cada um já foram alteados praticamente até a altura prevista de 2,15m.

No momento os trabalhos estão concentrados na parte mais delicada que é o trecho com maior distância entre os pilares com vão de 85 metros. No local estão sendo colocadas vigas metálicas que dão sustentação à estrutura metálica da ponte, o que possibilitará o uso de macacos hidráulicos para o alteamento das cabeceiras deste vão aos poucos, de 50 cm em 50 cm. O trabalho se repete até atingir os 2,15m, passando a ponte dos atuais 3,65m para 5,80m.

A obra está sendo realizada pela Santo Antônio Energia, atendendo uma solicitação da Secretaria Estadual de Esporte, Cultura e Lazer, para evitar que a estrutura, que tem mais de 100 anos, fique submersa nos períodos de cheia dos rios Madeira e Jacy-Paraná. As obras, que contam com 30 trabalhadores, começaram em 4 de julho e têm previsão de serem concluídas em novembro.

História

As pontes metálicas utilizadas na construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foram construídas sob medida em uma usina siderúrgica localizada na cidade de Chicago (EUA) e foram trazidas desmontadas por navios e montadas nos lugares respectivos. Antes da chegada das pontes em ferro, foram construídas pontes de madeira para que a obra da ferrovia não fosse interrompida e os comboios com equipamentos e trabalhadores chegassem às frentes de serviço. A ponte sobre o rio Jacy-Paraná foi montada entre os anos 1909 e 1910 e inaugurada dia 31 de maio de 1910.