Ouvidoria do Município responde a 55% das manifestações da população

Junho, julho e agosto foram os meses com maior número de registros.

Fonte: Ouvidoria-Geral do Município|Fotos: Medeiros
Publicada em 22 de janeiro de 2018 às 14:11
Ouvidoria do Município responde a 55% das manifestações da população

A Ouvidoria-Geral do Município (OGM) fechou o ano de 2017 com 697 manifestações válidas da população. Os números referentes ao atendimento do órgão feito no período de 29 de maio a 21 de dezembro de 2017 foram apresentados em reunião técnica que teve ainda a presença de representantes da Controladoria-Geral do Município (CGM) e da Comissão da Transparência criada pelo prefeito dr Hildon Chaves.

No topo da lista apresentada na reunião aparece com evidência o tópico “Reclamação” que somou no período pesquisado 329 manifestações, o que representa 47% do total dos atendimentos. Na sequência aparecem “Solicitação”, com 243 manifestações (35%), “Denúncia”, com 81 (12%,). Já os menores registros estão relacionados aos itens “Elogio” e “Sugestão” que receberam 22 manifestações cada uma (3%).

Junho e julho com 116 registros cada um e agosto, com 103, foram os meses com maior registros de manifestações da população porto-velhense. Com exceção de maio, que registrou apenas seis manifestações, os demais meses tiveram registros acima de 60 manifestações: setembro, 77; outubro, 91; novembro, 96; e dezembro, 92. O balanço da OGM mostra ainda que a média no segundo semestre foi de 95 manifestações/mês.

Na apuração por repartições públicas, a Secretária Municipal de Saúde (Semusa) foi o órgão municipal mais acionado pela população da capital, por meio da Ouvidoria-Geral do Município. Foram 102 manifestações no total, sendo 45 reclamações, 26 denúncias, 25 solicitações, três sugestões e três elogios. Outro órgão muito acionado, foi a Subsecretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Suop) com 95 registros.

A ouvidora-geral do município, Luciane Szymczac, explicou que antes de serem encaminhas às devidas secretarias, foi feito o filtro das manifestações e no total foram apurados 754 registros. A apuração permitiu ainda que as manifestações da população fossem todas classificadas por ações, o que permitiu a Ouvidoria fazer o levantamento do quantitativo de registros e seus respectivos percentuais.

Dos 754 registros apurados no ano passado 412 manifestações dos cidadãos porto-velhenses foram respondidas, o que representa 55% do total de registros; 73 resolvidos (10%); 58 arquivados (8%); 57 com duplicidade (7%); 44 aguardam respostas das secretarias (6%); e 33 foram manifestações feitas com insuficiência de dados (7%). Sem respostas das secretarias foram registradas 77 manifestações (10).

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook