Ouvidoria Geral da União promove curso para servidores do município

Ouvidorias Municipais servem para ajudar na mediação de acesso da população aos serviços públicos.

Texto e fotos: Comdecom
Publicada em 27 de abril de 2017 às 14:07
Ouvidoria Geral da União promove curso para servidores do município

A Ouvidoria Geral da União em parceria com a Escola de Administração Fazendária promoveu o curso de Gestão e Prática em Ouvidoria, nos dias 24 a 26, no Instituto Federal de Rondônia – IFRO, onde estiveram reunidos ouvidores de todo o estado de Rondônia, para a capacitação e troca de experiências.

Os cursos ministrados pelas instrutoras Vivian Vieira e Mônica Bulhões foi dividido em quatro módulos e incluiu em sua programação a atuação da ouvidoria e elementos para implementação de uma unidade, métodos de trabalho, processos de atendimento e organização, planejamento, relatório e dados das ouvidorias públicas.

Oferecido pela Controladoria Geral da União, tem abrangência nacional, no qual os servidores municipais e estaduais, tiveram a oportunidade de participar. “O curso é importante para quem já atua ou está começando a atuar em ouvidorias públicas, a gente reforça durante todo o curso a importância da ouvidoria como um canal de participação social em bases permanentes”, explicou a instrutora Mônica Bulhões.

Consciente da necessidade de dar voz a população, o prefeito dr Hildon Chaves criou em Porto Velho a Ouvidoria Municipal para mediação de acesso aos serviços públicos, como instâncias de controle e participação social, responsáveis por interagir com o interesse de aprimorar a gestão e melhorar os serviços oferecidos.

“Nossa intenção é auxiliar o cidadão em sua interlocução, mediando o acesso a serviços públicos. À ouvidoria podem ser levadas sugestões, elogios, solicitações, denúncias e reclamações, que ajudarão a incorporar processos decisivos”, afirmou Luciane Szymczak, ouvidora geral do Município de Porto Velho.

Felipe Guimarães, assistente do Tribunal de Contas do Estado, acredita que o curso ajuda padronizar o atendimento ao público de modo geral. “É importante temos a oportunidade da troca de informações, ideias e práticas. Aqui nós reunimos entes de vários lugares e esferas diferentes, ouvidores do município, estado e união que participaram de forma dinâmica e democrática”, avaliou.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook