Porco Velho: latrina do Brasil, por Professor Nazareno

Agora é oficial. Porto Velho, a imunda, podre e fedorenta capital de Roraima, é a pior dentre as maiores cidades do país em saneamento básico e água tratada.

​​​​​​​Professor Nazareno*
Publicada em 19 de abril de 2018 às 09:54
Porco Velho: latrina do Brasil, por Professor Nazareno

Agora é oficial. Porto Velho, a imunda, podre e fedorenta capital de Roraima, é a pior dentre as maiores cidades do país em saneamento básico e água tratada. Até o ano de 2017, estávamos à frente de Ananindeua no Pará e de Macapá, capital do Amapá. Em 2018, com apenas 36,3% das residências com água encanada e de risíveis 3,3% de esgotos e saneamento básico, a “capital das sentinelas avançadas” ficou em centésimo lugar, ou seja, amarga a lanterna dentre as cem maiores cidades do Brasil. E quem diz isso é o Instituto Trata Brasil em sua última publicação sobre o ranking do saneamento básico nas cidades do país. Uma vergonha se levarmos em consideração o fato de que estamos localizados ao lado do rio Madeira, um dos maiores rios do mundo, com água barrenta, mas potável. Isso sem falar em vários outros rios menores e muitos igarapés.

Além de ser vergonhoso viver em um lugar inóspito, que ostenta estes números ridículos quando se fala em limpeza urbana, somos obrigados a pagar uma das mais altas taxas de IPTU dentre as capitais. Pagamos também taxa de iluminação pública para vivermos praticamente na escuridão. A Ponte do rio Madeira é escura e o viaduto do antigo Trevo do Roque não tem uma só lâmpada. As ruas do centro e dos bairros mais distantes também imitam o breu. E ainda falta muita energia. Porto Velho fede à merda por onde se vá. A podridão e a carniça podem ser sentidas nos quatro cantos da capital. No inverno, as alagações dão o tom da estação chuvosa. Ruas inteiras e grandes avenidas se parecem rios imundos com bosta boiando em suas pútridas águas. Isso quando não se veem animais mortos cobertos de tapurus “enfeitando” a triste paisagem.

Infelizmente Porto Velho sempre foi assim. Entra ano e sai ano e nada melhora por aqui. A esculhambação não tem fim. Parece que nunca teve prefeito que mostrasse um mínimo de amor pela “prostituta velha e abandonada”. Só este ano, 150 milhões de reais serão desperdiçados. Se a cidade fosse uma mulher, todos os seus administradores já tinham sido enquadrados na Lei Maria da Penha. Pior: praticamente todos os que a maltrataram estão este ano de 2018 nas ruas pedindo o voto dos tolos porto-velhenses. Porto Velho não tem porto. O barranco escorregadio já substituiu o moderno porto rampeado doado pela Santo Antônio. E ninguém toma providências. Deve ser porque é só gente pobre que usa aquelas instalações. Rodoviária há, mas é suja também. Isso sem falar no acanhado e feio aeroporto, que de internacional não tem absolutamente nada.

Nós somos a latrina do Brasil. Uma cidade porca, cheia de lixo e fedorenta. Ninguém de fora quer investir num lugar onde a sujeira é rotina. Depois de um show ou mesmo um desfile de carnaval, toneladas de lixo invadem as ruas entupindo os poucos bueiros que existem. Depois, as infectas águas pluviais fazem o resto do serviço. Aqui não há praças floridas como em Curitiba, que ficou em primeiro lugar dentre as capitais. Não há recantos de lazer. Flores, nem nos cemitérios existem. Nem Natal iluminado tem por aqui como nas cidades de verdade do sul do país. Mas Porto Velho tem passarela no Espaço Alternativo onde os mais simplórios se deleitam e fazem “fotinhas” para postar nas redes sociais. Tem também bandeiras na entrada da cidade em vez da estátua do Jeca Tatu. Impossível não sentir vergonha quando os nossos parentes insistem em nos visitar. Pelos recursos que existem, Porto Velho não merecia essa situação deprimente.

*É Professor em Porto Velho.

Comentários

  • 1
    image
    Maria da Paz Alvim 19/04/2018

    A verdade dói, pior cego é o que não quer enxergar. O professor está chamando a atenção da imundície que é Porto Velho, ah uma coisa ai os apresentadores do Jornal Nacional chamam Rondônia de Roraima, também viajo para o Sul do Brasil todo ano e o povo de lá diz que moro em Roraima. Mas é isso mesmo brasileiro é ruim de Geografia mesmo (História, Língua Portuguesa e outras mais). Quanto a sujeira é terrível fui a semana passada à capital realmente é uma fedentina. Como sempre fui apreciar a nossa maior riqueza o Rio Madeira, no entanto cada vez que me dirijo àquele lugar sinto uma tristeza profunda ao me deparar com o abandono do nosso Patrimônio Cultural a Madeira Mamoré, sai de lá com lama nos pés ao me arriscar tirar uma fotografia perto Litorina. Um verdadeiro abandono e descaso. Creio eu que a população deveria fazer algo para melhorar a Capital. Moro em Rondônia há 45 anos, mas não posso deixar de fazer a minha crítica, pois não se pode conformar com o que está errado e sujo. Não adianta fazer comparações com outras cidades sujas temos que cuidar do lugar em que vivemos justificar sujeira, imundície e descaso só mostra o quanto a população é omissa. O lixo é um problema individual de cada morador, as frentes das casas também, no entanto, o povo só culpa o poder público pela sujeira, mas também não fazem sua parte no quesito limpeza e lixo das residências. "Um povo que não valoriza sua história, não é povo é um bando de gente. "

  • 2
    image
    kenedy 19/04/2018

    ainda vem esses políticos, com a cara de pau, falarem que saneamento básico não dá voto é obra interrada.é o que dá a população acreditarem neles.principalmente esse prefeito que caiu de paraquedas. indicados por raposas velhas, como expedito junho e o dono da Fimca, era bom se eles se juntassem e caíssem era de elicopitero no meio do mar como outros raposas velhas.e não aqui na nossa capital tão amada e maltratada.

  • 3
    image
    Martins 19/04/2018

    Por mais que digam que esse professor faça comentários irônicos e verdadeiros, penso comigo que ele é apenas um ser humano medíocre, baixo, quase um nada. Seus textos podem ter um tanto de realidade, mas carregam muito desrespeito, é repetitivo, diria covarde! Sim, sou do tipo que defende a sua imediata saída de Rondônia! Se o senhor é tão bom quanto dizem, então vá para e Europa, quem sabe não lhe contratem como mestre por aquelas bandas... Fico extremamente irritado com um cidadão que se diz no direito de expor sua opinião, mas que só vomita asneiras e críticas destrutivas! Pare de ser repetitivo, dê ideias construtivas e, principalmente, tenha o mínimo de respeito por uma terra que lhe recebeu tão bem e que lhe trás tão honrado sustento. Martins Porto-velhense e Rondoniense

  • 4
    image
    Mariana 19/04/2018

    Como diz o velho ditado: Cada povo tem o governo que merece! E tem os analfabetos funcionais que votam sempre errado que não sabem distinguir a ironia do Nazareno citando a capital fedorenta do estado de Roraima! Não adianta Naza, você tem que explicar em cada texto sua ironia pq a maioria não entende, por isto temos estas medíocres administrações!

  • 5
    image
    JOHN 19/04/2018

    DEGAS, não fica nervoso, vamos colaborar: Contribuição para a Letra do Hino da Nossa PVH: Sentados em Berço Esplêndido ao Som de ´´ROBERTO BREGA`` e Imersos em um MAR DE BOSTAS.

  • 6
    image
    orlando souza 19/04/2018

    Nasci e me criei aqui ilustre professor, com p minúsculo mesmo, tudo que foi dito nesta sua cronica em nada me ofende e com certeza não ofenderá o povo de Boa Vista , Capital de Roraima, vá aprender um pouco mais de Geografia.

  • 7
    image
    Francisco Rodrigues pvh amo vc. 19/04/2018

    Rapaiz imundo e tu que ao invés de falar somente dos administradores vem falar mal da cidade , não andei em muitos lugares não , não sou estudado igual a vc mais por onde eu passo falo nem da minha cidade e por onde eu passo eu sinto falta da minha cidade fedorenta como vc diz. Qual culpa tem a cidade se o dinheiro vem as verbas são destinadas agora cabe ao ministério público Federal fiscalizar quem sou eu pra fiscalizar órgãos competentes existe . Então meu caro professor arrume um canto digno da sua pessoa pro senhor mora ja que aqui não le serve pois eu quando estou insatisfeito com algo eu dou um jeito de me mudar ou sair.

  • 8
    image
    Francisco Rodrigues pvh amo vc. 19/04/2018

    Rapaiz imundo e tu que ao invés de falar somente dos administradores vem falar mal da cidade , não andei em muitos lugares não , não sou estudado igual a vc mais por onde eu passo falo nem da minha cidade e por onde eu passo eu sinto falta da minha cidade fedorenta como vc diz. Qual culpa tem a cidade se o dinheiro vem as verbas são destinadas agora cabe ao ministério público Federal fiscalizar quem sou eu pra fiscalizar órgãos competentes existe . Então meu caro professor arrume um canto digno da sua pessoa pro senhor mora ja que aqui não le serve pois eu quando estou insatisfeito com algo eu dou um jeito de me mudar ou sair.

  • 9
    image
    Paulo Ricardo 19/04/2018

    Seria hilário, não fosse trágico, concordo com este professor(mesmo não o conhecendo), tem que reclamar sim, estes tapados não percebem o conteúdo irônico do seu texto , tamanha burrice não deixa perceber o mesmo se referir a Porto Velho, capital de Roraima, pra tira uma onda, pois ai pra fora o pessoal ( q faltou na aula de Geografia ) se referem a Porto Velho como capital de Roraima. Obs: como não faltei na aula de Geografia: Porto Velho, capital de João Pessoa, kkkkkkkkkk.

  • 10
    image
    Francisco 19/04/2018

    Não sou fã do tio Naza, mas a "capital de Roraima" é uma ironia, gente... Na Globo, de vez em quando, Porto Velho é citada como capital daquele outro estado do Norte. A realidade grita em nossos ouvidos e explode em nossos olhos: Porto Velho está um caos. Mais do que antes...

  • 11
    image
    Renato 19/04/2018

    👏👏👏👏 para a publicação. Descrição absolutamente correta desta B.... oa cidade.

  • 12
    image
    Degas 19/04/2018

    Imunda, podre, fedorenta, latrina, fedendo a merda é a tua boca seu "nazalixo" ambulante.

  • 13
    image
    João Batista 19/04/2018

    Professor Nazareno, sei que vc é muito cruel com a nossa cidade. Sei que deixa muito a desejar. Falta muita a ser feita, apesar de não faltar dinheiro. O que falta é gestão. Infelizmente a administração é ocupada em sua maioria por pessoas incompetentes indicadas por políticos. Enquanto os órgãos públicos forem administrados por indicação política vamos continuar sofrendo. A nossa cidade não tem uma praça pública onde as famílias possam levar seus filhos. As praças existentes estão ocupadas por camelôs. Uma vergonha ! Nossa cidade não tem um estádio de futebol. Enquanto isso, a capital acreana tem dois estádios. Cadê os terminais de integração ? Infelizmente entra Prefeito e sai Prefeito e a nossa cidade continua a mesma. Nós portovelhenses não temos nada pra mostrar a quem nos visita. Cadê os pontos turísticos ? Até quando vamos mostrar as três caixas d'água ? Sinceramente tenho vergonha de não ter nada a apresentar as pessoas que visitam nossa cidade.

  • 14
    image
    Alves Vieira 19/04/2018

    Essa pessoas que criticam o professor são mais ignorantes do que pedra, pois não entende a ironia exposta no texto. São leigo de conhecimento e cegos pois a nossa cidade está entregue a podridão, pois o atual prefeito está cumprindo sua promessa de campanha, ou seja, está nos dando o seu abraço mortal, pois a cidade está morta de tanta miséria e podridão nas ruas e nos córregos que não são cuidados, e o prefeito só curtido féria e ministério público conivente com o abraço mortal do prefeito.

  • 15
    image
    Marco 19/04/2018

    é uma grande realidade, não teve um político que prestasse pra mudar a cara de nossa capital que é tao mal falada para os que passam por aqui, pode olhar ali na entrada da cidade na jorge teixeira, no canteiro central nao existe mais calçadas só tem buracos, lamas e sujeira meu pai um dia desses quase foi atropelado ao desviar de um buracão no canteiro central.

  • 16
    image
    JOHN 19/04/2018

    Nazareno, Capital de Roraima ????? Por Cue.. Por Cue... Padecemos até mesmo de Críticos. Precisamos muito deles, mas. A LUA NASCEU REDONDA, REDONDA COMO UM TERÇADO, SE ELA CAIR EU AGARRO. É uma piada tão sem graça, mas tão sem graça que acabamos rindo... NÃO É. Sentados em berço esplêndido, ao Son do Brega e do Mar de BOSTA.

  • 17
    image
    Alan Kardec 19/04/2018

    Essa matéria é sensacionalista, e falta com verdade, tu quer vê o que é mau cheiro tu anda na Marginal Tietê em São Paulo, na Marginal Botafogo em Goiânia, e nas marginais da maioria das cidades brasileiras. É verdade que a cidade de Porto Velho é mau cuidada, mais a culpa é nossa que a cada eleição elege um prefeito pior que o anterior. Um site Rondônia ao vivo publicou a seguinte matéria “Hildon Chaves foi avaliado pela Corregedoria como inapto para promotor público”. Veja, contudo, isso ele se tornou um dos candidatos a prefeitos mais ricos do país com um patrimônio avaliado em 11,2 milhões de reais, tudo acumulado em (vinte) anos como servidor público o rapaz é um verdadeiro gênio em finanças

  • 18
    image
    JOSE CARLO 19/04/2018

    SÓ ACHO QUE ESSE SUJEITO QUE MATA SUA FOME AQUI, E MAIS ALGUNS DESCONTENTES DESSA CIDADE MARAVILHOSA E ACOLHEDORA, DEVERIA VOLTAR PARA PASSAR NECESSIDADES EM SUA TERRA. AFINAL TERRA BOA É AQUELA EM QUE CONSEGUIMOS VIVER!!!!!

  • 19
    image
    Marcos Paulo Costa Neira 19/04/2018

    Professor Nazareno que mancada! Porto Velho é a capital de Rondônia e não de Roraima. Falta de atenção no trabalho muitas vezes dá nisso, erros crassos que precisam ser corrigidos.

  • 20
    image
    AUREA CAMPOS 19/04/2018

    é isso ai Professor Nazareno, apoiado.

  • 21
    image
    Zuila Sousa Santos 19/04/2018

    Tem que falar ai pra esse "professor", que se na Geografia dele Porto Velho é a capital de Roraima, ele tem de se situar: ESTAMOS NO PLANETA TERRA, professor! Ponha os pés no chão, pare de chamar os porto-velhenses de MERDA (é o que tem na latrina). Para os tão incomodados, as passagens aéreas de volta pra qualquer lugar estão em promoção...

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook