Porto Velho: Ame-a ou deixa-a!

Valdemir Caldas

Publicada em 01 de September de 2014 às 20:27:00

Porto Velho se prepara para comemorar seu centenário. Criado em dois de outubro de 1914, o município, banhando pelas águas turvas do rio Madeira (fonte de riqueza, que tem saciado a fome de muita gente), completará cem anos. O aniversário de uma cidade é sempre uma data especial. Ela possibilita, dentre outras coisas, pensar o lugar onde se vive, onde as pessoas constroem suas relações afetivas e de negócios.

Apesar de Porto Velho ainda não ser uma cidade que possibilite aos seus moradores viverem com o mínimo de dignidade e terem acesso a serviços públicos de qualidade, pois cresceu de forma desordenada e a maioria de seus administradores não criou condições que fizesse funcionar adequadamente a máquina burocrática em proveito da comunidade, passando a cuidar mais de seus mesquinhos interesses financeiros do que mesmo da própria urbe, jamais desistirei da cidade que me acolheu e na qual deitei raízes.

Porto Velho tem seus dilemas. É verdade. Mas qual metrópole não enfrenta dificuldades. E a população reclama, com razão, pois votou em alguém que julgou fosse capaz de retirar a cidade das trevas do atraso, mas a incúria e a incompetência não deixam. Da sua parte, a população parece ter-se acostumado à falta de atenção por parte dos dirigentes públicos, pois não cobra deles explicações sobre o uso dos recursos extraídos de impostos.

Muitos dos que hoje criticam Porto Velho e escarnecem da nossa cidade, ajudaram a colocar no poder quem dilapidou seu patrimônio e conspurcou sua imagem, envolvendo-se em atos de corrupção. Em vez de ficar por ai enxovalhando nossa capital, devemos cobrar de quem está no poder o cumprimento de suas tarefas. Vamos ajudar Porto Velho a vencer seus desafios. Chega de críticas levianas, que vão do nada a nenhum lugar. Se o cidadão não tem quaisquer resquícios de amor e respeito pela cidade que o abrigou, pois, então, deixe-a.