Prefeito lança obra de alargamento da avenida Duque de Caxias

Via será mão dupla e vai desafogar trânsito da Carlos Gomes e Tenreiro Aranha.

Fonte: Comdecom
Publicada em 09 de agosto de 2017 às 23:17
Prefeito lança obra de alargamento da avenida Duque de Caxias

Porto Velho, Rondônia - Para melhorar o fluxo de trânsito no centro da cidade, em breve a cidade ganhará mais uma via expressa. Trata-se da avenida Duque de Caxias que será alargada, passando dos atuais oito metros para 12 metros de largura. Mesmo com um problema na glândula lacrimal, que o obriga a usar óculos escuros mesmo à sombra e sob forte sol que deixou a temperatura próxima dos 40 graus, o prefeito de Porto Velho, dr Hildon Chaves, acompanhado de secretários e um grupo de vereadores, fez questão de fazer pessoalmente o lançamento da obra que será executada com recursos próprios do município e deve ser concluída dentro de 45 dias.

A intervenção na via será feita num trecho aproximado de 1,5 quilômetro, no perímetro que vai da avenida Jorge Teixeira até a Tenreiro Aranha. Para o prefeito dr Hildon, a obra é de fundamental importância para melhorar o fluxo do trânsito e melhorar a mobilidade nessa região da cidade, uma vez que contribuirá para desafogar duas das principais vias da cidade, que são as avenidas Carlos Gomes e Pinheiro Machado.

“Se for levado em consideração que 80% da população da cidade diariamente está em circulação pelo centro, é possível se visualizar a importância que representa o alargamento da Duque de Caxias. É uma obra estruturante muito importante para melhorar a mobilidade porque, além de mão dupla, ela também passará a ser preferencial, melhorando o fluxo de veículos, principalmente no horário de pico quando o trânsito fica mais lento”, disse.

O prefeito anunciou que a prefeitura estudará também a viabilidade de transformar a Duque de Caxias, após concluído o alargamento, em um corredor de ônibus. Outro diagnóstico que será feito pela equipe da Subsecretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana (Semtran), é a possibilidade de retirada das linhas de ônibus que passam pelas avenidas Carlos Gomes e Pinheiro Machado.

“O último estudo sobre as linhas de ônibus é da década de 80. Quer dizer, o último levantamento foi feito há trinta anos e nessas três décadas muita coisa com certeza está defasada. A cidade cresceu, a população cresceu, então o que resolvia o problema há trinta anos, hoje não resolve mais. Então precisamos ver como é que vai ficar essa questão das linhas, se será preciso fazer alguma readequação”, afirmou.

O subsecretário Tiago Beber, de Obras e Pavimentação (Suop), responsável pela obra, adiantou que uma semana antes de sua equipe iniciar os trabalhos, os moradores do trecho que estará em obra foram avisados da intervenção que será feita na avenida, assim como os proprietários dos imóveis que avançaram a calçada até a pista de rolamento, e por isso terá que ser quebrada para a via ser alargada.

“Houve todo esse cuidado de avisar aos moradores para que ninguém fosse pego de surpresa. Sabemos do transtorno que a obra irá causar, mas esse desconforto será momentâneo. É uma situação passageira e depois de concluída a obra, todos sairão ganhando e é isso que importa. A preocupação dessa administração é com a cidade e com o bem estar da população”, disse o subsecretário.

Comentários

  • 1
    image
    Ademir 10/08/2017

    Espero que com isso o gargalho de veículos em fila dupla no colégio classe A pare de atrapalhar o trânsito meio dia já que ali a semtran parece estar proibida de enviar os agentes de trânsito nesse horário.

  • 2
    image
    Amauri Leal 10/08/2017

    Muito bem o Progresso tem que continuar. Tem diversas ruas que fizeram isso como por ex: é a Rua Sucupira, no Bairro Eldorado, uma Av. que começa tão bonita no Conjunto Cohab Floresta pra terminar daquele jeito! Isso é Desvio de dinheiro público, lá no Projeto do mapa ela deve ser uma lindeza!!!!!!!!!!!!!!

  • 3
    image
    Henry 10/08/2017

    O certo é que seja feito o recapeamento do asfalto velho igualando toda a rua. Asfaltar somente a parte alargada não seria um trabalho de qualidade. Para virar um corredor a Duque de Caxias terá que passar a ser preferencial. E as ruas transversais que atualmente são preferenciais? Os semáforos da Carlos Gomes seriam deslocados para a Duque de Caxias? Sugiro que o mesmo alargamento seja feito na rua Brasília, entre a D.Pedro II e a Av. Calama, pois além de melhorar o seu aspecto, já que existe partes de terras em alguns trechos, irá dar maior fluidez ao trânsito daquela região.

  • 4
    image
    Pedro Manso 10/08/2017

    Que bom, que maravilha, ai sim já é um começo promissor em termo de melhorar o transito da capital, isso é bom demais, mais não tem que olhar só a Duque de Caxias, mais as ruas miguel calmon e outras que o mala prefeito Roberto estreitou ruas de de grandes fluxo de carros e a sim o transito congestionou; parabens PREFEITO pela visão e não esqueça as outras avenidas do sentido bairro centro.

  • 5
    image
    Solange 10/08/2017

    Senhor Prefeito, só lembrando a sua equipe da Semtran, que não existe linha de ônibus que passa na Av. Pinheiro Machado. A idéia é ótima. Aliás, seria ótimo que se colocasse uma linha de ônibus que circulasse pela Av. Pinheiro Machado, porque são muitas as pessoas que trabalham nessa parte da cidade e que não possuem transporte próprio.

Envie seu Comentário

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook