Prefeitura celebra Dia Mundial do artesão com grande festa

​Objetivo é valorizar a categoria, fomentar turismo, comércio e promover expressões artísticas e culturais.

Publicada em 17 de março de 2017 às 09:59:00

 

O Dia Mundial do Artesão, no próximo domingo (19), será comemorado com uma grande festa no galpão II do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A prefeitura de Porto Velho e a Associação dos Artesãos estão preparando uma vasta programação com apresentações artísticas e culturais para celebrar a data em grande estilo.

O subsecretário municipal da indústria, comércio, trabalho e turismo, Júlio César Siqueira, disse que a festa começa às 9h30min e vai durar o dia inteiro. “Teremos danças indígenas e regionais, fanfarras, carimbó da terceira idade, orquestra, poesias, o grupo 'Minhas Raízes', apresentação de boi bumbá, cantores regionais, leilão, oficinas de artesanato e exposição de produtos artesanais, além de sorteio de brindes e brincadeiras gratuitas para a comunidade”, comentou.

Siqueira afirma que a festa tem total apoio do prefeito dr Hildon Chaves e faz parte da política implantada na atual gestão, que visa fomentar o turismo e o comércio da economia solidária promovida pelos artesãos. Além disso, valoriza o espaço do complexo da Madeira Mamoré, um dos principais pontos turísticos da cidade e também o trabalho dos artesãos, que utilizam frutos da floresta, sementes e outros produtos regionais como forma de difundir a cultura local.

O secretário também disse que, ao promover a festa em homenagem aos artesãos, a prefeitura aproveita a ocasião para valorizar e dar visibilidade a outras expressões artísticas e culturais, a exemplo da dança, a música e a poesia, dentre outras, “sem falar na figura dos artistas”. Destaca, ainda, o fato de o município estar promovendo opções de lazer para a população e promovendo o desenvolvimento da economia.

Como parte dos preparativos para a grande festa, uma limpeza geral foi realizada na manhã desta quinta-feira (16) no galpão II da Madeira Mamoré. “Queremos que seja uma comemoração grandiosa para todas as famílias de Porto Velho”, disse Siqueira, que também agradeceu a parceria com a Fundação Cultural e com a Secretaria Municipal de educação (Semed).

 

Texto Comdecom