Prefeitura de Porto Velho retira famílias de áreas isoladas na zona rural de Abunã

De acordo com o secretário, a retirada das famílias faz parte da ação preventiva dentro do plano de contingência da prefeitura para atender as comunidades impactadas.

Publicada em 29 de January de 2015 às 14:30:00

Por conta das ameaças de uma nova grande cheia do Rio Madeira, a prefeitura de Porto Velho começou a retirar famílias das áreas de risco na zona rural do distrito de Abunã, a 220 quilômetros da capital de Rondônia sentido Acre. O secretário municipal de programas especiais e defesa civil, Vicente Bessa, disse nesta quarta-feira (28) que o Município colocou à disposição da comunidade um caminhão e uma caminhonete para ajudar na mudança dos moradores.

De acordo com o secretário, a retirada das famílias faz parte da ação preventiva dentro do plano de contingência da prefeitura para atender as comunidades impactadas. Ele garante que a água ainda não está invadindo as casas, mas o trabalho é feito porque muitas estradas estão sendo inundadas, fato que deixa os moradores isolados. “Algumas famílias são abrigadas em casas de parentes, outras, junto com suas criações, levadas para lugares mais altos”, acrescentou.

Por enquanto, segundo Vicente Bessa, nenhuma família do núcleo urbano de Abunã foi afetada, mas as previsões indicam que dentro de dez dias, caso o nível do rio continue subindo nesse ritmo, poderá haver inundações naquele setor do distrito. “Estamos fazendo trabalho preventivo nas áreas de risco, mas nossa equipe está preparada para atuar onde for necessário”, declarou Bessa.

Na região urbana de Porto Velho, os pontos mais críticos são os Becos Gravatal e do Bino, além da região do Igarapé dos Milagres. O secretário informa que a prefeitura ainda não alugou imóveis para colocar as famílias afetadas, tendo em vista que elas preferem morar com familiares. No entanto, todas foram cadastradas e caso seja necessário, o Município vai alugar prédios ou montar abrigos em ginásios de esportes. Quem preferir, poderá ser ajudado com o aluguel social.

O ponto principal, conforme Vicente Bessa, é trabalhar preventivamente para não colocar vidas em risco, tanto das famílias quanto das equipes da Defesa Civil. Ele afirma que a maior preocupação da prefeitura no momento é com a região de Abunã, que alaga primeiro, depois Jacy-Paraná e Porto Velho.

Nesta quarta-feira, o nível do Rio Madeira em Porto Velho estava em 15,35 metros. Em 2014, no mesmo período, era de 15,20. No distrito de Abunã, estava em 21,10 metros contra 19,28 do ano passado. O secretário afirma, ainda, que a prefeitura não está só nessa ação. Ela trabalha em parceria com a Defesa Civil de Rondônia, Acre e Guajará-Mirim, Corpo de Bombeiros, DNIT e Polícia Rodoviária Federal. Além disso, conta com o apoio de técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem), que fazem o monitoramento do rio.


Por Augusto José