Prefeitura prossegue com remoção de árvores que entopem sistema de drenagem

No caso das Nações Unidas, falta a prefeitura retirar somente uma árvore que está localizada na direção da Rua Elias Gorayeb, no canteiro central da pista.

Publicada em 27 de March de 2015 às 18:46:00

A prefeitura de Porto Velho continua o trabalho de retirada das árvores (ficus) que estão entupindo a rede de drenagem da cidade. Na tarde desta quinta-feira (26), equipes da secretaria Municipal de serviços Básicos (Semusb) atuaram na Avenida Nações Unidas, entre Raimundo Cantuária e Jorge Teixeira, área central da capital de Rondônia.

O secretário adjunto da Semusb, Itamar Ribeiro, disse que o trabalho faz parte do projeto administrativo do prefeito Mauro Nazif para melhorar a drenagem e conter pontos de alagamentos. Paralelo a esse serviço, a gestão municipal entra com outro projeto executado por meio da secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), que é a substituição dos ficus por outras árvores que não causem prejuízos e melhorem a estética da cidade.

De acordo com Ribeiro, um levantamento técnico feito pela Semusb constatou que os ficus destroem calçadas, meio fios, sarjetas e causam o entupimento do sistema de drenagem. “Quando não quebram as manilhas por onde as águas pluviais passam, as raízes entopem a tubulação e causam o represamento das águas, o que provoca alagações em vários pontos da cidade”, lamentou.

Para acabar com os problemas causados pelos ficus, a prefeitura iniciou a retirada das árvores no ano passado, o que amenizou as alagações nos pontos mais críticos da cidade. Porém, com a chegada do período chuvoso de 2015, constatou-se a necessidade de arrancar todos.

Trabalho semelhante já foi concluído na Avenida Rio de Janeiro, zona Leste. Há poucos dias, a prefeitura também iniciou a retirada das árvores na Avenida Costa e Silva, entre Jorge Teixeira e Rio Madeira, na região norte. “Ainda falta a Rio Madeira, Guaporé e Mamoré, dentre outras”, informou Itamar Ribeiro após destacar as ações em vários outros setores da Capital.

No caso das Nações Unidas, falta a prefeitura retirar somente uma árvore que está localizada na direção da Rua Elias Gorayeb, no canteiro central da pista. Por ser muito grande, Ribeiro optou por fazer o trabalho somente no próximo domingo (29), para não atrapalhar o trânsito, tendo em vista que o fluxo de veículos é intenso por conta da ligação com a BR-364.

Após remover as árvores, a Semusb providencia o conserto das calçadas, canteiros e do sistema de drenagem. Durante a execução dos serviços, conta com o apoio do “caminhão vassoura” para recolher as folhas que se espalham pela pista. Itamar Ribeiro adiantou, ainda, que todo canteiro central das Nações Unidas será revitalizado.

Por Augusto José | Fotos: Frank Nery