Prefeitura quer cessão do Complexo Madeira Mamoré por cinquenta anos

Conforme o acordo, a Santo Antonio Energia vai avaliar o custo e a viabilidade contratual em fazer a cessão do serviço de vigilância armada do complexo ferroviário, sendo que uma nova audiência ficou marcada para o próximo dia 5, às 15h.

Fonte: Assessoria
Publicada em 29 de agosto de 2017 às 11:48
Prefeitura quer cessão do Complexo Madeira Mamoré por cinquenta anos

Audiência de conciliação definiu parte das atribuições para revitalizaçãoO complexo turístico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré foi tema de audiência na 5ª Vara da Justiça Federal na tarde de segunda-feira (28), quando a revitalização, segurança e a cessão de uso fizeram parte do acordo de conciliação mediado pelo juiz federal, Shamyl Cipriano.

A audiência contou com a presença do prefeito, dr Hildon Chaves; da procuradora da república, Gisele Bleggi Cunha; da promotora de justiça, Flávia Barbosa Shimizu; do advogado da União, Jorge de Souza; dos procuradores federais, Nelio Thadeu da Costa Bastos e Anaceli Regina Perina, representando o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); da Superintendente do Iphan, Delma Batista do Carmo Siqueira; dos procuradores do Estado de Rondônia, Olival Rodrigues Gonçalves Filho e Thiago Alencar Alves Pereira; do procurador do município, Salatiel Lemos Valverde; do superintendente do Patrimônio da União, Ismael Correia Vaz e dos advogados da Santo Antonio Energia, Clayton Conrat Kussler e Lígia Faveiro Gomes e Silva.

Conforme o acordo, a Santo Antonio Energia vai avaliar o custo e a viabilidade contratual em fazer a cessão do serviço de vigilância armada do complexo ferroviário, sendo que uma nova audiência ficou marcada para o próximo dia 5, às 15h, para tratar do tema entre União, Estado e Município.

À Prefeitura coube o compromisso de realizar o requerimento de nova cessão do Complexo no prazo de 20 dias, solicitando a União 60 dias para a análise. O município solicitou ainda o prazo de 90 dias para a finalização do projeto executivo de revitalização do espaço, sendo que o mesmo será apresentado ao IPHAN, assim como a solicitação de alteração das condicionantes, desde que dentro do limite orçamentário vinculado às condicionantes originalmente definidas.

Dr Hildon deixou clara sua disposição em recuperar o patrimônio, mesmo que seja necessário aportes de recursos complementares. "Agora acho que estamos bem próximos de resolver de uma vez por todas essa questão. Estão mais claras e objetivas as obrigações da Santo Antonio Energia com relação a revitalização daquele espaço, assim como outras questões já que existiam várias ações civis públicas. Hoje avançamos muito. Acredito que na próxima audiência nós vamos ter isso solucionado e efetivamente vai ser realidade o início da revitalização. Dentro do valor que está, entre R$ 22 milhões e R$ 25 milhões para a execução do projeto, mesmo que o valor seja maior, já que o projeto foi ampliado, praticamente duplicado em relação ao projeto inicial, mesmo que isso ocorra, a prefeitura assume o compromisso de complementar, desde que fique um complexo muito bonito, funcional, para ser entregue a população", detalhou.

Dr Hildon adiantou que a prefeitura vai solicitar a cessão por um prazo de 50 anos. Outra audiência com todas as partes ficou marcada para o dia 30 de novembro, às 14h.

Comentários

  • 1
    image
    joão bosco 29/08/2017

    sou filho de FERROVIÁRIO E ESSE COMPLEXO JA RECEBEU MAIS DINHEIRO DO QUE O PROPRIO ESTADO E NADA FOI FEITO PORQUE AS AÇÕES SÃO DE ESTADO E NÃO DE GOVERNO. OS ORGÃO FEDERAL DEVERIAM TER O HISTÓRICO DE TODA ESSES DESMANDO PARA PODER SE POSICIONAR COM MAIS EFICIENCIA. É MUITA OMISSÃO E CONIVENCIA MAIS TODOS SÃO RESPONSAVEIS E NINGUEM FAZ NADA. AMANHA SÃO NOVOS PROCURADORES NOVOS GESTORES E NOVOS MORALISTA E A HISTÓRIA CONTINUA . SOLUÇÃO BASTA QUE O PODER JUDICIÁRIO ACELERE AS SUAS AÇÕES E EVITE PERCA DE TEMPOS COM REUNIÕES E PETIÇÕES QUE NÃO SERVE PARA NADA.

  • 2
    image
    Pedro Manso 29/08/2017

    Sou filho de Rondonia e meu pai chegou em 1945 em Porto Velho e vi a EFMM em funcionamento, era movimento de carga intenso e meu pai tinha um caminhão e fazia o transporte de carga e posso falar da EFMM, com relação ao que esta acontecendo agora com a destruição ja estava planejado; agora querem arrumar o que foi destruido isto tera cem anos para que isso aconteça, a unica coisa que acontece é essas tais reuniões que serve só para encher linguiça podre e falar asneiras e não servi de nada é só enrolação, isso é fato.

  • 3
    image
    j paulo 29/08/2017

    A questão é que todos os entes em todas as esferas dao pitaco mas ninguem assume resposabillidades de fato, e quando alguem tenta fazer alguma coisa, mesmo uma singela limpeza dai aparece um monde de "ficalizadores". Mas o prefeito hildon deseja assumir o compromisso com o nosso patrimonio tão abandonado, e tenta ocupar o espaço com ações culturais intimista sem impactar o local. Mas ainda falta segurança no local e em toda área portuaria, isso porque tem a central de policia e um quartel da pm na região, mas segurança efetiva mesmo não existe, e isso é o mínimo, aquela area do mercado depois do por do sol é o caos para cidadão de bem e oasis da bandidagem que depreda o patrimonio para afastar a ocupação da prefeitura, mas acredito que o prefeito nao vai desistir e deve manter as ações semanais na velha estação. A compensação da usina, em termos de grana, no entender do consorcio ja se exauriu, pois qual politico, governante e demais órgãos publicos de qualquer esfera e poder que não estendeu o pires para o consorcio, no mínimo foi agraciado com um coquetel. E ação efetiva mesmo nada.

  • 4
    image
    Reinaldo José Duarte 29/08/2017

    Enfim, é dada a atenção necessária à este complexo tão importante para a história do nosso Estado. Parabéns Dr. Hildon pelo esforço dispensado a fim de resgatar a nossa história.

  • 5
    image
    Henry 29/08/2017

    Tanta gente em uma audiência para chegarem a conclusão nenhuma. Na próxima audiência menos bla bla bla e algum resultado concreto.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook