Prefeitura troca de tubulação no Canal do Tancredo Neves

Medida é necessária e vai impedir que 40 mil pessoas continuem sofrendo com os constantes alagamentos na região.

Fonte: Suop
Publicada em 05 de outubro de 2017 às 10:58
Prefeitura troca de tubulação no Canal do Tancredo Neves

Uma importante obra de macrodrenagem que a prefeitura de Porto Velho está fazendo no Canal do Tancredo Neves, região Leste da cidade, vai impedir que cerca de 40 mil pessoas continuem sofrendo com os constantes alagamentos causados pelas chuvas. As ações começaram pela rua Benedito Inocêncio com rua América do Sul.

O subsecretário municipal de Obras e Pavimentação, Tiago Beber, explicou que o trabalho consiste na abertura de três ruas (travessias) para trocar a tubulação por onde passa o canal. “Vamos substituir os antigos tubos de concreto de 1,20 metro de diâmetro por tubos de ferro com diâmetro de 2 metros, cuja vazão de água será três vezes maior”, declarou.

As intervenções serão feitas nas ruas Benedito Inocêncio, Ponta Negra e Aristides Haeffener, no bairro Três Marias, sendo um ponto de cada vez. Quando estiverem em obras, essas travessias serão interditadas, pois haverá necessidade de abrir a via para fazer a substituição dos tubos. Conforme Tiago Beber, “a tubulação menor era inadequada porque represava as águas, fazendo com que o canal transbordasse e alagasse as casas”.

O trabalho é bastante complexo porque além de abrir as ruas para fazer a troca dos tubos, será necessário aprofundar o canal antes de instalar a nova tubulação. “Acreditamos que levaremos de 30 a 45 dias para concluir a obra”, afirmou Beber. Ele acrescentou que levantamentos feitos por técnicos da Subsecretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Suop) indicam a necessidade de fazer tal procedimento em 30 pontos da cidade, além do Canal Tancredo Neves.

LIMPEZA

Paralelo ao trabalho de troca das tubulações, a prefeitura realiza a limpeza e aprofundamento do canal. A obra de macrodrenagem tem o objetivo de evitar o assoreamento para garantir melhor vazão das águas. Com esse serviço as equipes da Suop também retiram vários objetos que moradores jogam nos córregos, como carcaças de móveis, eletrodomésticos, peças de automóveis e muito material plástico que são arrastados pelas chuvas e podem causar o entupimento dos canais.

“Esse é um trabalho constante que realizamos periodicamente nos canais que cortam a cidade. Nesse caso específico, a obra também vai ajudar no sistema de drenagem do bairro Flamboyant, que será totalmente asfaltado”, acrescentou Tiago Beber.

Comentários

  • 1
    image
    joão bosco 05/10/2017

    pessoal, nesse quesito caso deseje seguir a regulamentação do estado de direito o certo seria afastar todas as familia em torno dos canais e coloca-las em uma area real não cazinha de bombo e com isso poder assegurar o que a legislação desde de 1980 ja dizia em termo de proteção das areas verde. a falta de pulso do MP O DESCONTROLE DO ATO DISCRICIONÁRIO DO EXECUTIVO E O DESCASO COM A POPULAÇÃO E O MEIO AMBIENTE VÃO DEIXANDO PARA O FUTURO A PROBLEMATICA QUE HOJE ACONTECE NAS GRANDE CIDADE

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook