Procurador eleitoral quer barrar, no TSE, candidatura de Moreira Mendes ao Senado

Segundo ele, o candidato foi condenado pordesvio de recursos, danos ao erário e enriquecimento ilícito, teve os direitos políticos cassados e está inelegível.

Publicada em 18 de September de 2014 às 22:31:00

Da reportagem do Tudorondonia

O vice-procurador geral eleitoral , Eugênio José Guilherme de Aragão, da Procuradoria Geral Eleitoral, deu parecer desfavorável à concessão do registro de candidatura do deputado federal Rubens Moreira Mendes, (PSD), candidato a senador.

No parecer encaminhado ao ministro – relator Luiz Fux, do Tribunal Superior Eleitoral, Eugênio Aragão pede que seja provido um recurso contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia que concedeu o registro a Moreira Mendes.

Segundo o procurador, o registro não deveria ter sido concedido e deve ser cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral porque Moreira Mendes está condenado em processo de improbidade administrativa por desvio de recursos, danos ao erário e enriquecimento ilícito – fatos que não teriam sido levados em consideração pelo TRE, que afastou a causa de inelegibilidade.

O vice-procurador-geral eleitoral lembra que Moreira também teve seus direitos políticos cassados e portanto está inelegível.

O deputado federal, que disputa a vaga de senador, foi condenado pela justiça rondoniense acusado de devios de recursos da Assembleia Legislativa no chamado Primeiro Escândalo das Passagens. Sua condenação foi confirmada pelo Tribunal de Justiça e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), mesmo assim ele obteve o registro para disputar o Senado.


ÍNTEGRA DO PARECER