Professora Suruí de Rondônia conquista o maior e mais importante prêmio da educação básica brasileira

Para orgulho de Rondônia, a professora Elisângela Dell-Armelina Suruí, da etnia indígena Suruí, de Cacoal, está entre  os dez vencedores do prêmio na área de alfabetização fundamental I.

Tudorondonia/Foto: Reprodução
Publicada em 21 de agosto de 2017 às 13:04

Professora Elisângela Dell-Armelina Suruí

A revista Veja  desta semana destacou, em anúncio de duas páginas, os 10 professores vencedores da 20ª edição do Prêmio Educador Nota 10, o maior e mais importante prêmio da educação básica brasileira.

Para orgulho de Rondônia, a professora Elisângela Dell-Armelina Suruí, da etnia indígena Suruí, de Cacoal, está entre  os dez vencedores do prêmio na área de alfabetização fundamental I. Ela é da Escola Indígena  Sertanista Francisco Meireles, de Cacoal-Rondõnia.  

O prêmio é realizado pela Fundação Victor Civita em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

Segundo a Fundação Victor Civicta, “Os alunos da classe multiseriada de 1º a 5º ano de Elisângela falam Paiter Suruí, mas tinham tanta dificuldade para escrever nesse idioma quanto para entender os materiais didáticos em língua portuguesa. Por isso, ela preparou junto com eles um caderno de atividades de escrita e leitura na língua materna, estabelecendo relações com a língua portuguesa e com a de sinais, já que existem muitos surdos entre o Povo Paiter. Considerando sua turma multisseriada, ela organizou o projeto para que todos pudessem trabalhar de acordo com seus saberes, potencializando as possibilidades dos alunos mais velhos e dando espaço para a ação dos mais novos”.

Comentários

  • 1
    image
    Parabéns a professora vc é nosso orgulho de rond 23/08/2017

    E realmente um orgulho pra nos Rondoniense Parabéns professora!

  • 2
    image
    Márcia Aragão gomes 23/08/2017

    Nós professores nos tornamos verdadeiros cientistas, qdo o assunto é ensinar.Buscamos varias fórmulas mirabolantes, c o intuito de ajudar q precisa e tem sede urgentemente de aprender. Agindo desta forma..o aprendizado é mútuo é gratificante. Eu tento dar o melhor de mim o q os meus pequenos aprendam.jamais cruzei os braços diante de tanta dificuldades, ela é q me istimula a continuar. Parabéns a coragem e visão desta professora diante das dificuldades de sua turma.

  • 3
    image
    edson silva de souza 21/08/2017

    professor minha companheira de magisterio continue dessa forma fazendo a diferença que sua recompença será grande nos anais da educaçao de Rondonia, na vida destes alunos e Deus os recompesara...

  • 4
    image
    Henry 21/08/2017

    Parabéns a professora. Merece no mínimo ser homenageada pela prefeitura de Cacoal e pela Assembléia Legislativa do Estado. A sra é a prova de que é possível oferecer um ensinar de qualidade e obter resultados satisfatórios, mesmo em um país que não valoriza a educação.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook