Projeto do executivo municipal que reestrutura Semepe e Defesa Civil é aprovado

O líder do prefeito na Câmara, vereador Jair Montes, enalteceu a iniciativa do executivo municipal e pediu aos colegas que aprovassem o projeto.

Publicada em 25 de November de 2014 às 11:29:00

O projeto de lei complementar nº 764/2014, de autoria do poder executivo, foi aprovado em primeira votação pela Câmara Municipal de Porto Velho, na tarde desta segunda-feira (24). O projeto que trata da reestruturação da Secretaria Municipal de Programas Especiais (Semepe) segue para segunda votação nesta terça-feira (25). Conforme o secretário Vicente Bessa Júnior (Semepe), o projeto tem como objetivo fazer a fusão da sua pasta com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. Com isso, passará a chamar-se Secretaria Municipal de Programas Especiais e Defesa Civil. “Isso significa que o prefeito Mauro Nazif reconhece a importância da Defesa Civil e quer dotá-la de melhor estrutura e condições, inclusive orçamentária, para atuar em prol da comunidade, principalmente na prevenção”, disse.

Para o coordenador municipal da Defesa Civil, José Pimentel, a fusão dos dois órgãos possibilitará maior suporte técnico e administrativo, além de estrutura física e de equipamentos para “caminhar com as próprias pernas”. “Atualmente não dispomos de corpo técnico e dependemos do apoio de outras secretarias, a quem nós agradecemos”, comentou.

Pimentel avalia que apesar do saldo positivo em favor das famílias impactadas pela grande enchente do Rio Madeira, sem nenhum registro de óbito devido ao empenho de todos os órgãos envolvidos, com a nova estrutura a Defesa Civil terá condições de dar uma resposta mais rápida e eficaz para a população. “Vamos montar núcleos nas comunidades mais distantes para que o atendimento possa ocorrer com maior rapidez”, explicou.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Jair Montes, enalteceu a iniciativa do executivo municipal e pediu aos colegas que aprovassem o projeto. Ele ainda fez questão de destacar o papel de cada um dos envolvidos no socorro às vítimas da enchente, não apenas os órgãos da municipalidade, mas também os Bombeiros Civis e a população em geral.

A iniciativa de Mauro Nazif também foi elogiada por outros vereadores, a exemplo de Elis Regina, Fátima Ferreira (Fatinha) e Sid Orleans. Ao final, o projeto foi aprovado por 18 votos contra duas ausências. O secretário municipal de administração, Mário Medeiros, declarou que tão logo a lei seja sancionada pelo prefeito, tomará todas as providências necessárias para implantar e estruturar a nova secretaria.