Projeto Projeto transforma alunos em agentes multiplicadores

Para participar é preciso ter bom rendimento escolar e comportamento exemplar.

Comdecom/Semed
Publicada em 16 de agosto de 2018 às 10:00
Projeto Projeto transforma alunos em agentes multiplicadores

A ideia surgiu quando o secretário Municipal de Educação, César Licório, visitou há cerca de 20 dias a escola da prefeitura, Rio Guaporé, no bairro Castanheiras, setor Sul da cidade. A visita, que já faz parte da agenda semanal do secretário, às unidades escolares municipais, era para conhecer de perto as demandas existentes. Porém algo lhe chamou a atenção. Na oportunidade, o pequeno João Vitor, de 11 anos de idade, estava sendo atendido, diante da presença da mãe, pela equipe de orientação da escola. O mau comportamento estava lhe prejudicando em sala de aula e atrapalhando os demais colegas.

O secretário fez um desafio ao menino. Se, em duas semanas, ele mudasse o comportamento e as notas, seria secretário mirim por um dia. O garoto surpreendeu a todos da escola e cumpriu com sua parte. "Nesta quarta-feira foi a minha vez de cumprir o que prometi e trouxe o João para conhecer minha rotina e até a despachar algumas atividades comigo", disse o secretário que atendeu ao pedido de João de levar toda a turma dele junta nesse "tour" pela Prefeitura.

A experiência estimulou o secretário de Educação a estender o projeto- piloto para toda a rede municipal. A iniciativa foi elogiada pelo prefeito Hildon Chaves, que fez questão de que, na agenda programada com o secretário também fosse incluída uma visita ao Palácio Tancredo Neves, sede do executivo municipal.

O prefeito recebeu João Vitor e toda sua turma na sala de reunião do gabinete da Prefeitura e falou um pouco sobre suas funções e responsabilidades como prefeito da cidade. "Nossa cidade é muito grande e existem muitas necessidades. Estamos num momento difícil para todo o país, onde os recursos financeiros são poucos e temos muito por fazer, mas a união de todas as autoridades públicas e, principalmente da população, ajudando a cuidar, preservar e a fiscalizar nossos bens públicos fazem a diferença", discursou.

O prefeito destacou ainda a importância da iniciativa da Semed que estimula as crianças a terem bom comportamento e aproveitamento escolar. "Apoiamos projetos como esse que despertam em nossas crianças a vontade de estudar mais, de cuidar das nossas escolas e da nossa cidade. A Semed está de parabéns", observou.

Agentes multiplicadores

Hildon Chaves pediu ainda a colaboração das crianças para orientar os familiares e vizinhos a não jogarem lixo na rua e principalmente a queimar os resíduos. "A queimada faz mal para todos nós, principalmente para vocês crianças e para os idosos. Nossas unidades de saúde estão lotadas com pacientes com problemas respiratórios, e a queima de lixo é o principal fator. Nos ajude a conscientizar às pessoas", pediu o prefeito.

A diretora da escola, Karla Benvinda, agradeceu a oportunidade de poder levar aos seus alunos essa experiência que para ela ajuda na formação deles e os estimula a tirarem boas notas e terem disciplina. "Durante o passeio os alunos perguntavam quando seriam também secretário por um dia. Isso é gratificante, pois sabemos que querem ser destaques e para isso precisam ter bom comportamento na escola", disse ela.

Visitas

A turma liderada pelo secretário mirim, João Vitor, visitou a secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (Semtran), onde foi recebida pelos secretários Carlos Henrique da Costa (titular), Fábio Sartori (adjunto) e demais diretores técnicos. O secretário mirim aproveitou a oportunidade para levar um pedido devidamente documentado para a revitalização da faixa de pedestres em frente a Escola Rio Guaporé. "Estou muito surpreso com a dedicação do João e feliz em poder colaborar nesse processo de aprendizagem dessas crianças. Por parte da Semtran, vamos atender ao pedido do secretário mirim e agendaremos também para os próximos dias uma palestra na escola para falar sobre faixa de pedestres e atenção no trânsito", disse Carlos Henrique.

Os estudantes visitaram ainda a Empresa de Desenvolvimento Urbano ( Emdur) para solicitar uma visita técnica da equipe para encontrar uma solução para a subestação de energia da unidade escolar, que já adquiriu equipamentos de ar condicionado, mas precisa da subestação para implantar a climatização. O presidente Tiago Tezzari, que se encontra em viagem, falou por telefone que enviará uma equipe nos próximos dias.

O dia de secretário mirim encerrou com um delicioso lanche e boas lembranças. "Foi um dia muito legal, aprendi muitas coisas. Quando eu crescer, quero ser secretário e ajudar a minha cidade", disse o pequeno João, que reafirmou o compromisso de continuar tirando boas notas e tendo bom comportamento. Ele levou para casa o carimbo com seu nome e a função de secretário mirim, que marca esse dia especial.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie seu Comentário

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook