Quarta edição do Prêmio MP-RO de Jornalismo quer estimular produção acadêmica

O vencedor receberá um troféu e certificado. Também serão certificados todos os participantes inscritos na categoria.

Publicada em 22 de October de 2014 às 14:44:00


As inscrições para o 4º Prêmio MPRO de Jornalismo já estão abertas e podem ser feitas até o dia 21 de novembro de 2014. Podem ser inscritas matérias jornalísticas que envolvam as ações desenvolvidas pelo Ministério Público de Rondônia em defesa da sociedade, divulgadas em rádios, jornais, TVs e sites no período de 1º de novembro de 2013 a 21 de novembro de 2014.


Este ano, uma das novidades do prêmio foi a inserção da categoria Destaque Acadêmico, cujo objetivo é estimular a produção de matérias jornalísticas pelos estudantes do curso de Jornalismo de todo o Estado. O vencedor receberá um troféu e certificado. Também serão certificados todos os participantes inscritos na categoria.


O 4º Prêmio MPRO de Jornalismo premiará matérias jornalísticas cujas pautas estejam relacionadas ao tema “O Ministério Público do Estado de Rondônia como Defensor da Sociedade”, centradas em suas diversas áreas de atuação: infância, meio ambiente, combate às organizações criminosas, educação, entre outras. O edital e as fichas de inscrição estão disponíveis no portal da Instituição no endereço www.mpro.mp.br.


A premiação nas categorias Jornalismo Impresso, Jornalismo On-line, Telejornalismo será de R$ 3 mil, além de troféu e certificado. Também foi instituído o Grande Prêmio MPRO de Jornalismo, que vai premiar com R$ 8 mil, além de troféu e certificado, o trabalho com a maior nota entre todas as categorias. A comissão julgadora do Prêmio é formada por membros do Ministério Público do Estado de Rondônia – Promotores e Procuradores de Justiça – e jornalistas.
Vencedores


Em suas últimas três edições, o Prêmio MPRO de Jornalismo reconheceu o trabalho de excelência produzido pelos jornalistas rondonienses, os quais contribuíram para o conhecimento das ações desenvolvidas em prol da cidadania.


Em 2011, na primeira edição do prêmio, sagraram-se vencedores o jornalista Ronaldo Inácio, do jornal Diário da Amazônia, na categoria jornalismo impresso, com a reportagem “Família de vítima destaca agilidade”; na categoria Telejornalismo, a jornalista Cléo Subtil, da TV Rondônia, com reportagem sobre o caos no Hospital João Paulo II; na categoria Jornalismo On-line, os vencedores foram João Luiz Moretti de Carvalho e Luiz Antônio Carvalho, com o trabalho “MP-RO coordena projeto para recuperar as margens do Rio Palmeira”; e na categoria Radiojornalismo, a radialista Rosilene Viegas, com o trabalho “Ministério Público: A esperança na Garantia dos Direitos”.


No II Prêmio de Jornalismo foram premiados os trabalhos da jornalista Cleio Subtil, da TV Rondônia, com a reportagem “Ministério Público: A esperança na Garantia dos Direitos”, na categoria Telejornaismo e, na categoria Jornalismo Online, foi referendado como vencedor o trabalho intitulado “MP denuncia agente penitenciário que advogava durante o expediente”, de autoria da jornalista Eliete Marques Lima, do Portal G1.


A terceira edição sagrou vencedores na categoria Telejornalismo a jornalista Keyla Xavier e o cinegrafista Gildo Alves, da TV Rondônia, com a reportagem “Conte até 10 nas escolas”, que abordou a campanha desenvolvida pelo Ministério Púbico de Rondônia para reduzir os índices de violências nas escolas.


Na categoria Jornalismo On-line, a vencedora foi a jornalista Taísa Arruda, do Portal G1 Rondônia, com a com a reportagem “Termópilas completa 1 ano com 5 pessoas condenadas por corrupção”, referente à operação que desarticulou uma quadrilha que fraudava licitações em Rondônia.


Na categoria Jornalismo Impresso a vencedora foi a repórter Andreia Machado, da Revista Imagem, de Vilhena, com o material “Crimes ambientais”, sobre loteamentos irregulares em Vilhena. Na categoria Radiojornalismo venceu a repórter Evelyn Morales, com a matéria “Educar: verbo de ação”, sobre projeto para combate à violência nas escolas desenvolvido pela Promotoria de Justiça de Vilhena. A reportagem foi veiculada na Rádio Meridional de Vilhena, na qual Evelyn atua como colaboradora.