Relator da Comissão Temporária Especial do Iperon, deputado Anderson indica a responsabilização de gestores públicos

O parlamentar registrou também em seu relatório que o aumento da alíquota para servidores não resolve o problema de déficit.

Assessoria/Foto: Lusângela França 
Publicada em 04 de agosto de 2017 às 09:51
Relator da Comissão Temporária Especial do Iperon, deputado Anderson indica a responsabilização de gestores públicos

O relator da Comissão Temporária Especial criada pela Assembleia Legislativa para averiguar a situação financeira do Instituto de Previdência do Estado de Rondônia (Iperon), deputado estadual Anderson do Singeperon (PV), apresentou na quinta-feira (02/08) o seu relatório conclusivo em reunião que finalizou os trabalhos da Comissão.

Anderson apontou que foram detectadas diversas irregularidades relacionadas ao cumprimento dos critérios e exigências estabelecidas na Legislação Federal, indicando a necessidade de responsabilizar os gestores públicos que contribuíram para o saldo negativo do Fundo Previdenciário financeiro. “O administrador público que deixa fluir os prazos decadenciais e prescricionais e com isso faz-se ocorrer à extinção da obrigação tributária, comete ato de improbidade administrativa que causa lesão ao Erário”, registrou o relatório.

Além disso, o parlamentar ressaltou no documento que não haveria necessidade do aumento do valor da contribuição previdenciária para os servidores públicos estaduais, conforme propôs o projeto de lei apresentado pelo Governo do Estado.

Também reforçou que, em resposta ao Ofício enviado pela Comissão, a Secretaria de Estado de Finanças de Rondônia (Sefin) recomendou que não se realize a majoração do percentual dos recursos hídricos destinados ao Iperon, pois poderia agravar a situação econômica do Estado. O fato se baseia em estudo realizado pela Caixa Econômica Federal - Situação Atuarial, o qual revelou que mesmo aumentando a alíquota para 14% em 2021 e para 21% em 2023, o Fundo Financeiro continuará em déficit, bem como em atendimento à própria deliberação do Conselho Superior Previdenciário.

“Reconhecemos o empenho do governo Confúcio e do Iperon em sanear a situação existente, mas não podemos deixar de concluir que medidas urgentes devem ser tomadas para responsabilizar os gestores passados que praticaram ilicitudes, seja por ação ou omissão, os quais contribuíram para a existência do déficit”, acentuou Anderson ao parabenizar o Governador Confúcio Moura pela gestão responsável.

O presidente da Comissão, deputado Jesuíno Boabaid (PMN), recomendou o encaminhamento do relatório para o Ministério Público estadual e o Tribunal de Contas.

Por fim, relator colocou o Relatório à disposição da Comissão para outras contribuições.

Comentários

  • 1
    image
    joao roberto 04/08/2017

    NAO COLOCOU NOME DE NENHUM GESTOR NA REPORTAGEM, E TODOS SABEM QUE IPERON E PARA O FUNCIONARIO NA VELHICE E NAO PARA SER APLICADO O SALDO EM BANCOS DUVIDOSOS E DIZEM QUE JA FOI FEITO ISTO E O BANCO QUEBROU, SENHORES DEPUTADOS AVERIGUEM ESTA NOTICIA.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook