Resenha política - Robson Oliveira

Chagas Neto coordenará campanha de Confúcio, mas ele não faz milagre. O isolamento de Capixaba. Candidatos que participam de inaugurações de obras pública devem ficar atentos.

Publicada em 10 de April de 2014 às 16:41:00

Protesto

A população agradece o protesto convocado para esta sexta-feira pelos prefeitos brasileiros, em particular os rondonienses, que vão fechar as prefeituras para cobrar que a União distribua de forma mais equânime os tributos recolhidos às arcas do Governo Federal. A reivindicação é justa, sem dúvida.

Economia

O que a população não suporta são prefeitos incompetentes e despreparados que ajudam a arruinar as cidades. Nem adianta mandar montanhas de recursos porque não são utilizados da forma correta. Nos últimos nove anos não faltou grana na prefeitura da capital, o que não impediu que a administração pública virasse a desmoralização em que se encontra. Com as portas do paço municipal fechadas é possível economizar os minguados caraminguás do contribuinte.

Milagre

O empresário da construção civil Chagas Neto deverá ser o coordenador da campanha do pré-candidato a reeleição Confúcio Moura (PMDB). Trata-se de uma pessoal afável, competente e leal. O problema é que não tem o dom do milagre e a tarefa confiada é muito difícil de lograr êxito. Nessa empreitada Chaguinha não pode contar nem com a ajuda do santo das causas impossíveis, ocupado com afazeres mais exequíveis.

Isolado

Enquanto PMDB, PSDB, PP e PT começam a fechar os acordos para formar coligações densas capazes de alcançar o coeficiente para as candidaturas proporcionais, especialmente para Câmara Federal, o PTB do deputado federal Nilton Capixaba fica isolado. Não vai ser fácil as coligações conversadas abrirem uma vaga para que Capixaba pegue carona e emplaque mais quatro anos. O partido que ceder provocará baixa.

Alô

São cada vez piores os serviços prestados aos rondonienses pelas companhias de telefonia celular. A reclamação é geral. Em alguns setores da capital é praticamente impossível realizar uma ligação, ou receber. A situação é de caos. Há registro de situações que a operadora diz não existir o número. E em outras, o número dá como desligado ou ocupado.

Papagaio

Os prováveis candidatos nas eleições de outubro estão pegando carona em eventos de inaugurações de obras públicas. Para avivar a memória desses papagaios de piratas seria bom relerem a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia que cassou o mandato senatorial de Ernandes Amorim em tempos não tão distantes. Assessores ineptos e puxa-sacos arrogantes são experts em deixar pré-candidatos inelegíveis.

Blefe

O deputado estadual Maurão de Carvalho, vice-presidente da Assembleia Legislativa, voltou a insinuar que é sim pré-candidato ao Governo de Rondônia pelo PP. Mas condicionou a pré-candidatura ao crivo da aprovação do senador Ivo K-Sol, real mandatário da legenda. Diz a lenda política que o candidato que não tem poder sobre a própria candidatura não é candidato. É um blefe. Será o caso do parlamentar?

Pueril

Durante a entrevista Maurão demonstrou que tem uma visão pueril sobre administração estadual, mas isso nunca foi problema em Rondônia para as funções que se insinua. O problema do deputado reside em não possuir influência suficiente para impor uma candidatura a governador no PP, mesmo K-Sol não lançando nenhum. Além da pouca densidade eleitoral capaz de emplacar a pretensão.

Óbitos As enchentes provocadas pela elevação do nível do rio madeira fez suas primeiras vítimas: duas pessoas foram a óbitos acometidos de leptospirose - contaminação através da urinas dos ratos. Embora um laudo divulgado pelo governo informe que não há contaminação das águas por cólera ninguém pode garantir peremptoriamente que o risco esteja afastado, visto que o lençol freático está contaminado pelos dejetos das fossas clandestinas.

Omissos Com a proximidade da semana santa quando boa parte da população cristã troca a alimentação da carne vermelha pelo peixe há uma desconfiança enorme em relação a eventuais contaminações do pescado comercializado em Rondônia. Há também uma grande desinformação sobre o assunto e as autoridades fazem de conta que não tem nada haver com o problema. Enquanto isto a população fica exposta à consumir peixe contaminado.

Posse O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia marcou para o dia 25 a posse do novo desembargador Hiram Souza Marques, escolhido pelo quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Rondônia. É o primeiro ex-presidente da entidade que assume as funções em Rondônia.

Retiro Como este cabeça-chata aproveitará os feriados da semana santa para se recolher num agradável retiro longe de Rondônia e fazer seu jejum regado a generosos goles de Malbec, esta coluna volta a ser atualizada somente a partir do dia 22. Portanto, boa páscoa aos leitores e amigos.