Resolva Aqui é apresentado a empresários na Fiero

Sistema proporciona que consumidores e empresas resolvam conflitos decorrentes de compras.

Publicada em 31 de August de 2016 às 09:39:00

fiero-resolvaaqui-almo-ago1

A Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia apresentou informações sobre o sistema “Resolva Aqui” a membros do Conselho e convidados da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) durante evento na sede da entidade, na última sexta-feira, 26, em Porto Velho. O projeto é desenvolvido pela Justiça estadual em parceria com outros órgãos para que os consumidores que têm problemas numa compra de produto ou serviço possam negociar e resolver a questão diretamente com a empresa, de maneira rápida e eficaz, sem necessidade de se criar um processo judicial para que seja posto um ponto final na pendenga.

Diante dos empresários, o juiz auxiliar da Corregedoria, Danilo Paccini, explanou sobre a ferramenta, que está na plataforma do Consumidor.gov. O convênio firmado entre a Justiça local e o governo federal proporcionou a implantação do sistema no estado e já chega a Rondônia com resultados positivos, como o alto índice de resolutividade. Mais de 78% dos casos são resolvidos e a resposta às reclamações registradas pelas pessoas é feita em média de sete dias. Os números do sistema registram que 54% das reclamações estão relacionadas aos serviços das operadoras de telecomunicações (telefonia, internet e tv por assinatura), em segundo lugar vem os bancos, financeiras e administradoras de cartão com 22,1% e em terceiro o comércio eletrônico com 11,4%.

“É uma oportunidade para que todos ganhem, pois o sistema permite que a pessoa reclame direto a quem pode resolver e a empresa se livra dos encargos de uma possível demanda judicial que poderia ser gerada pelo conflito”, afirmou o juiz. Não apenas isso, a credibilidade e a reputação das empresas que aderem ao Resolva Aqui também recebe impactos positivos, pois a ferramenta permite que o relacionamento iniciado na compra tenha continuidade, desta vez para que a pessoa seja atendida numa demanda diferente, o que poderia gerar desgastes a essa relação de consumo caso tivesse dificuldade para poder reclamar.

O presidente da Fiero, Marcelo Thomé, anfitrião da reunião, destacou a importância do encontro, que também teve a participação do vice-governador, Daniel Pereira, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maurão de Carvalho, e o diretor-geral do Escritório Comercial do Peru no Brasil, Antônio Castilho, assim como diretores e conselheiros da Fiero.

Assessoria de Comunicação Institucional