Ricardo de Carvalho é empossado como defensor público substituto

Ele agradeceu ao empenho dos advogados que assinaram a ação - Juscelino Amaral e Marcelo Lessa - pela vitória.

Publicada em 28 de June de 2016 às 15:05:00


Tendo em vista determinação judicial, o Defensor Público-Geral do Estado, Marcus Edson de Lima, empossou na manhã da segunda-feira, 27, Ricardo de Carvalho como defensor público substituto. Ele assumirá provisoriamente o Núcleo da DPE na comarca de São Francisco.

Participaram do ato, o Subdefensor Público-Geral, Antonio Fontoura Coimbra, o presidente da Associação dos Membros da Defensoria Pública (Amdepro), defensor público Bruno Balbé, os advogados envolvidos na ação e os servidores da instituição.

As qualificações técnicas de Ricardo de Carvalho foram evidenciadas pelo Defensor Público-Geral, enfatizando que, pelo seu empenho ao longo do tempo em que atuou na instituição, não há dúvida de que os assistidos terão um representante de alta competência em sua defesa.

O DPGE ressaltou que a instituição ainda passa por dificuldades em relação ao número de defensores públicos e ao orçamento, que é um quinto do Ministério Público, apesar da Constituição atestar a paridade. “O senhor, que acompanhou o surgimento da Defensoria Pública, conhece bem a nossa realidade”.

Ele relatou, porém, que mesmo diante desse quadro a Defensoria Pública vem crescendo consideravelmente nos últimos anos “E ainda vamos atingir patamares cada vez mais elevados, isto porque as autoridades estão reconhecendo a cada dia a essência da instituição”, destacou. “Só teremos uma sociedade igualitária e justa quanto tivermos uma Defensoria Pública forte”, apontou.

Empossado

Ricardo de Carvalho, emocionado, falou de sua alegria em estar retornando à Defensoria Pública como membro. “É um momento único”, declarou. Ele agradeceu ao empenho dos advogados que assinaram a ação - Juscelino Amaral e Marcelo Lessa - pela vitória.

O empossado descreveu a sua trajetória na Defensoria Pública, iniciada em 1986 quando foi contratado como assistente jurídico da instituição, passando por quase todas as comarcas. Ele foi o responsável pela instalação do Núcleo da Defensoria em Guajará-Mirim e o segundo coordenador do Núcleo da DPE em Ariquemes. “Após 23 anos atuando como assistente jurídico fui devolvido ao Estado, mas retorno agora referendado pela Justiça”.
 

Emilia Araújo- Ascom DPE-RO