Rondônia me dá medo

Dessa vez um assessor do prefeito de Porto Velho simplesmente invadiu de forma furiosa a redação de um site de notícias, o newsrondonia.com, e com socos e pontapés agrediu diante das câmaras um jornalista.

Professor Nazareno*
Publicada em 09 de março de 2018 às 09:52
Rondônia me dá medo

Coisas muito estranhas não andam acontecendo em Rondônia como muitos pensam. Essas “coisas estranhas” infelizmente sempre aconteceram por aqui. Atraso, preconceito, xenofobismo, roubo, ambição, descaso, corrupção, pistolagem, censura, intolerância, violência social, violência no campo, violência política. Os males e os vícios desta maldita província atrasada são quase os mesmos dos verificados na “República Federativa do Bandido”. Dessa vez um assessor do prefeito de Porto Velho simplesmente invadiu de forma furiosa a redação de um site de notícias, o newsrondonia.com, e com socos e pontapés agrediu diante das câmaras um jornalista. Raimundinho Bike Som se estivesse armado, certamente teria praticado um assassinato ao vivo. Cenas dantescas que dificilmente seriam vistas em lugares mais civilizados.

Noticiada em alguns poucos órgãos da imprensa local, a selvageria parece que não causou muita repercussão. Alguns internautas acharam normal o tenebroso fato e até aplaudiram o agressor sem levar em conta a liberdade de expressão e a violação do direito de opinar. Estado sem nenhum prestígio, Rondônia já está acostumada ao ronco do trabuco, infelizmente. Aqui, na década de 90 do século passado, um Senador da República foi metralhado no meio da rua sem que providências sérias tivessem sido tomadas até agora para se descobrir os mandantes daquele atentado. Dependendo da profissão, viver em Rondônia é estar sob o risco constante de ser morto a qualquer momento. A pistolagem é uma constante e o Vale do Jamari é uma das regiões mais violentas do país.  Pouco se espera de um lugar que pariu o Massacre de Corumbiara.

As disputas políticas no Estado de Rondônia geralmente são resolvidas no braço mesmo, como no lamentável caso do assessor da prefeitura da capital. A Assembleia Legislativa do Estado, por exemplo, é um antro de coisas erradas e há muito tempo tem se comportado como um ambiente totalmente fora da lei. Ali, alguns deputados roubam, delinquem, estorcem, desviam dinheiro público, mentem, fazem conchavos e tramam golpe. E tudo praticamente tem ficado por isso mesmo. Dos presidentes do Poder Legislativo de Rondônia, quase todos já foram condenados ou estão cumprindo penas. Na política, esta província não tem muita coisa boa a ensinar ao resto do país muito menos ao mundo civilizado. Agora, alguns parlamentares urdiram na calada da noite um golpe contra o governador com direito até a ameaça de morte ao chefe do Executivo.

As agressões covardes a jornalistas ou a quem tem opiniões diferentes já viraram rotina. Eu mesmo quando publico um texto, sinto que posso levar um tiro a qualquer instante ou até “sofrer um acidente”. O cangaço rondoniano impõe medo e terror. Por isso, apelo outra vez: “TENHAM VERGONHA, NÃO LEIAM OS MEUS TEXTOS SE NÃO QUISEREM SE INCOMODAR. LEIAM O QUE PRESTA. LEIAM MACHADO, FOUCOULT, CLARICE, LIMA BARRETO, NIETZSCHE, DRUMMOND”. O clima de Velho Oeste pode ser sentido em qualquer cidadezinha do interior e até mesmo na capital. O contraditório por aqui é um 38 cheio de balas. Paulo Andreoli, Rubens Coutinho, Carlos Caldeira, Luciana Oliveira e tantos outros comunicadores e jornalistas são testemunhas ainda vivas da dificuldade de se exercer o trabalho de informar algo. E muitos já foram mortos por terem escolhido tal faina. Síria e Afeganistão são fichinhas.

*É Professor em Porto Velho.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    Leila maria 09/03/2018

    Eu tenho medo é de pessoas ingratas que vivem destas terras de Velho Oeste, que nada faz para mudnca

  • 2
    image
    j paulo 09/03/2018

    Tá faltando assessoria para resolver quem manda nas ruas da cidade, parece que estamo o rio de janeiro, aquele quartel na duque hoje mesmo pela manha, assim como dias atrás interrompem a recem inaugurada via expressa para fazer desfile de soldado, tenha santa paciencia, pq não usam o campo de futebol em frente para realizar essas firulas que não acrescenta nada para Nação. Prefeito vamos tomar providencias, hj o transito na regiao virou um caos, ninguem merece essa falta de respeito com a sociedade.

  • 3
    image
    Alves Vieira 09/03/2018

    Prezado Professor Nazareno. Eu me compadeço dos seus medos, vejo que em Rondônia não existem políticos engajados na melhora do Estado, o que temos na sua maioria é demagogos que pregam aos quatros ventos que vão trazer modernidade e emprego para os rondonienses, mas na prática fica tudo como era antes ou pior. Temos atualmente um prefeito que vive mais viajando do que trabalhando, ou melhor, o trabalho dele e apenas postar demagogias nas redes sociais, enquanto que o município de porto velho, convive com ruas cheias de buracos de norte a sul e de leste a oeste, e quando chove é alagamento e no verão vai ser poeira, não temos uma rodoviária decentes, não temos rede de esgoto, não temos nadas a não ser os políticos que mentem a cada segundo. Além disso, concordo com você com o descaso da mídia e da OAB/RO com relação a esse fato, a maioria não publicou nada enquanto que a OAB/RO e o Ministério Público, não acionaram os orgãos competentes para agirem contra essa tentativa de censura. Estamos a cada dia rodeado pela violência e os órgão que não deveriam ficar quietos estão MUDOS e CEGOS, provavelmente estão também defendendo essa violência.

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook