Rondônia tem pré-candidato à Presidência da República; Hermínio no PCdoB – e Dr. Mauro e a política da dona Maricota

E ainda: Vinicius Miguel e o ativismo político-social; Vale do Paraíso sem dinheiro e o golpe de capacete para salvar "Jesus"

Vinicius Canova / O Espectador
Publicada em 02 de abril de 2018 às 11:49
Rondônia tem pré-candidato à Presidência da República; Hermínio no PCdoB – e Dr. Mauro e a política da dona Maricota

O Espectador

A visão de fora de quem está por dentro

Por Vinicius Canova ([email protected]) / http://oespectador.com
________

Pêsames

A coluna registra condolências à família e amigos do ex-deputado federal Agnaldo Muniz. Que vá em paz! Leia tudo sobre o ocorrido no Tudo Rondônia: Ex-deputado federal Agnaldo Muniz morre em acidente na BR-319.

Dr. Mauro e a política da dona Maricota

Antes de assumir cem por cento a pré-candidatura à Câmara Federal alguns "cientistas políticos" da Universidade Etílica do Brasil já estão decretando o enterro da vida política do ex-prefeito Dr. Mauro Nazif (PSB), homem público avesso aos holofotes midiáticos. Suas "teses" gorfadas não levam em conta a campanha da dona Maricota empreendida há décadas pelo nosso antigo alcaide.

Como funciona?

Mauro pode não viver nos telejornais ou sites de notícias, talvez sequer figure entre os primeiros colocados nas pesquisas internas realizadas até aqui, porém usufrui há tempos de um eleitorado fixo construído através de relações interpessoais estreitas – e, convenhamos, nutridas também por uma incrível memória de elefante.


Mauro Nazif e o vínculo afetivo com eleitorado fixo

E aí...

Quando encontra alguma paciente trinta anos após realizar uma cirurgia na eleitora, relembra todo o calvário da dona Maricota perguntando sobre como vão as dores em lugares específicos, como estão seus 12 filhos (sabe o nome de cada um deles) e faz questão de rememorar ainda todo o contexto de sofrimento experimentado pela cidadã. E aí diz em terceira pessoa para arrematar de vez: "Dr. Mauro está muito feliz por ter ajudado!". Ah, mas não é apaixonante? Relembre a entrevista com Dr. Mauro Nazif publicada pelo Rondônia Dinâmica em março do ano passado:
RD Entrevista – Dr. Mauro Nazif, um impeachment por ano de mandato

A horta de couves do seu Juca

Não quer dizer que Dr. Mauro será eleito só porque sabe o prontuário de cor a respeito do baço de dona Maricota, ou mesmo por lembrar que o seu Juca tinha uma horta de couves próxima à Estrada do Belmont nos anos 70. Significa que esse tipo de vínculo não deve ser subestimado. A má administração em Porto Velho baqueou Nazif, e isso ele sentiu na campanha à reeleição. Mas o ex-prefeito anda muito mais vivo que muita gente com mandato putrefato.

Hermínio no PCdoB?

É possível que o deputado estadual Hermínio Coelho, do PDT, caia fora da sigla brizolista após as últimas filiações patrocinadas pela legenda. O parlamentar, ao que tudo indica, tem grandes possibilidades de ingressar às fileiras do PCdoB.


Reunião na casa de Hermínio determinou saída do PDT; PCdoB foi primeira opção de destino

Motivo

Hermínio se encontrou com o senador Acir Gurgacz, presidente regional do PDT, nas primeiras horas desta segunda-feira (02) para anunciar oficialmente a sua saída do partido e explicar suas motivações. Na visão do parlamentar, as novas filiações promovidas destoam ideologicamente de suas convicções políticas, portanto não há mais clima para permanecer na sigla.

Vale do Paraíso sem dinheiro

A liderança política do PDT em Vale do Paraíso Ivanildo Bispo Maia, o Maia da Imobiliária, declarou à coluna que o comércio local está indo à bancarrota. O motivo? Falta de giro comercial.


Maia pede socorro ao comércio de Vale do Paraíso

Agências sem dinheiro

Maia informou, ainda, que a Prefeitura Municipal recebe pelo Bradesco, e em Vale do Paraíso a instituição bancária tem apenas uma agência pequenininha. O caixa eletrônico está quebrado há duas semanas. Só há dinheiro quando o cidadão paga o talão de energia, ou um boleto qualquer.

Socorro

A população tem sustentado o giro comercial, mas a crise está criando uma evasão empresarial no município. Maia pede socorro às autoridades públicas de Rondônia para que isso não acorra. “Estamos abandonados e humilhados pelas agências bancárias que não dão atenção ao giro comercial necessário à fluência empresarial na cidade. Precisamos de ajuda”, declarou.

Novidades no fazer político

Pensando em uma democracia direta, um dos pré-candidatos ao Governo de Rondônia vem desenvolvendo metodologia única, regionalmente falando, em termos de se aproximar com o público. Vinicius Miguel (REDE) gerencia pessoalmente seu perfil em uma rede social, responde ao público diretamente e ainda colhe sugestões. Também tem feito, com o partido, reuniões setoriais com vários segmentos sociais.


Vinicius Miguel: fala pouco, escuta muito

Estratégia de planejamento

Fugindo dos gabinetes fechados e de elites partidárias, a proposta tem sido pouco falar e muito escutar. Assim, Vinicius acata opiniões, propostas e pautas para levar um programa robusto e coletivo adiante. Em uma das conversas com protagonistas de arte, cultura e memória, o pré-candidato e a REDE se dispuseram à política participativa, com os setores autogestionando o plano de governo para a área.

Visibilidade nacional

Para quem não acreditava que a pré-candidatura poderia deslanchar, se enganou. A proatividade e criatividade de apoiadores de todo o Estado têm aberto portas na imprensa e com lideranças de vários municípios. Além disso, Vinicius Miguel, enquanto conclui seu doutorado e participa de articulações partidárias com vistas às eleições locais, vem sendo convidado para participar de eventos e congressos científicos de âmbito nacional. Também de âmbito nacional foi a menção à sua pré-candidatura (a única do Norte do País) em matéria divulgada nos portais do UOL, Terra e Estado de Minas.


Hércules Góes é pré-candidato à Presidência pelo PV

Rondônia tem pré-candidato à Presidência

O advogado Hércules Góes, do PV, mora em Santos, São Paulo, mas tem relações estreitíssimas com Rondônia há 34 anos, inclusive morou por aqui durante duas décadas. É fundador do jornal e da revista Ecoturismo. Além de causídico, é jornalista e passou por diversas redações do nosso Estado. Sua pré-candidatura à Presidência da República foi lançada no dia 30 de janeiro. Goés é ambientalista ferrenho, autor de 13 livros, foi suplente de deputado estadual e conselheiro da OAB/RO na década de 80 durante a gestão Heitor Lopes. É, no mínimo, um sujeito de pretensões hercúleas – com o perdão do trocadilho.

Disputa na convenção do PV em agosto

Hércules Góes disputará a convenção do PV em agosto deste ano. O seu único adversário interno até agora é o cônsul Celso Nonato – cuja pré-candidatura fora lançada no último dia 28. Hércules chegou a ocupar o cargo de vereador em Santos. O mais importante, segundo o próprio, é mencionar que é ficha-limpa. Seria interessante observar um candidato ligado a Rondônia na disputa pelo maior cargo político da nação. 

20 anos de “O Grande Lebowski”

O site do jornal português Público divulgou uma reportagem interessante sobre a mudança de posicionamento dos críticos à época do lançamento de “O Grande Lebowski”, de 1998, para os dias atuais após o estrondoso sucesso não em termos de bilheteria, mas relacionado a profundos reflexos sociais.

O arrego dos críticos

O cult dos irmãos Coen foi bastante apedrejado à ocasião porque, na visão dos especialistas do mundo cinematográfico, não dizia nada com nada. O tempo passou e as mensagens subliminares foram expostas fazendo com que os redatores mudassem completamente suas visões acerca da película. Se você é dudeísta ou apenas simpatizante, vale a pena ler. Clique: O Grande Lebowski faz 20 anos: o que dizem agora os críticos que o arrasaram

“Jesus” é salvo com golpes de capacete

A última sexta-feira (30) reescreveu a história bíblica lá em Nova Hartz, no Rio Grande do Sul. Durante encenação da Paixão de Cristo, no momento em que o ator interpretando um soldado romano preparava-se para fustigar o abdômen de “Jesus” com uma lança – ao som apocalíptico de Carmina Burana – um doido-varrido resolveu subir ao palco e atacar o algoz de “Cristo” com golpes de capacete. Mais uma prova do intangível amor cristão partilhado pela humanidade.

Você já sabe

Para contribuir com “O Espectador” basta escrever para o e-mail [email protected] deixando sugestões e críticas. Grande abraço!

 

O Espectador
Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook