Rondônia terá unidade gestora do Sistema de Convênios do Governo Federal

O projeto tem como principal objetivo estabelecer uma rede nacional de atuação voltada ao tratamento dos diversos aspectos relacionados às transferências voluntárias da união operacionalizadas no sistema.

Publicada em 30 de June de 2016 às 11:31:00

O nível de capacidade técnica de servidores estaduais para manuseio do Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv) e acompanhamento dos convênios firmados no âmbito estadual será aperfeiçoado por meio da adesão do Governo de Rondônia ao Programa Rede Siconv. O projeto tem como principal objetivo estabelecer uma rede nacional de atuação voltada ao tratamento dos diversos aspectos relacionados às transferências voluntárias da união operacionalizadas no sistema.

Com a adesão, realizada por meio da assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre as esferas, Rondônia passará a ter uma unidade gestora do Siconv no estado e através dela uma série de atividades pontuais serão desempenhadas para melhorar a operacionalização do sistema.

Segundo o coordenador de Captação de Recursos da Secretária de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Ibaldeci Ferreira, 80% das transferências de recursos feitas pela união ao estado é realizado por meio do Siconv, mas que a falta de conhecimento mais detalhado sobre como seguir a metodologia de preenchimento de todas as fases do sistema pode prejudicar tanto o andamento de projetos em execução quanto a captação de novos recursos. “Já tivemos casos de convênios terem sido cancelados e até mesmo de devolução de recursos devido à prestação de conta incorreta. Esta é uma dificuldade nacional, por isso o Ministério do Planejamento teve a iniciativa de desenvolver esta rede. É fundamental criamos esta corrente de acompanhamento e capacitação constante para garantir a execução de convênios com maior qualidade”, ressaltou Ibaldeci.

MULTIPLICADORES

A gestão da rede em Rondônia será instalada na Sepog, que funcionará como coordenação principal, e a partir dela outras três coordenações segmentadas serão formadas. A primeira atividade da unidade gestora será a formação de multiplicadores do Siconv em Rondônia. Para isso, técnicos do Ministério do Planejamento virão a Porto Velho no próximo dia 11 para realizar o curso de capacitação técnica de quatro dias. Ibaldeci explica que o curso é voltado para servidores estaduais que já trabalham com o Sistema e possuem conhecimento sobre a ferramenta.

“A partir da formação desses servidores em multiplicadores será possível a disseminação do conhecimento entre os demais usuários do Siconv como, por exemplo, prefeituras e representantes do terceiro setor. Rondônia terá uma equipe de alto nível especializada em Siconv, contribuindo com o aumento da efetividade e agilidade das transferências voluntárias da União”, complementou o coordenador.

O Siconv foi criado em 2008 para administrar as transferências voluntárias de recursos da União nos convênios firmados com estados, municípios, Distrito Federal e também com as entidades privadas sem fins lucrativos. Entre as vantagens desta ferramenta está a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira. A utilização do sistema contribui para a desburocratização da máquina pública e viabiliza investimentos para a educação, saúde, infraestrutura, emprego e outros setores que atendem diretamente a população.