Segundo cálculo, Câmara aprovou projeto que vai aumentar conta de energia em 2019

Projeto vai na contramão de PL que tramita na Casa.

Objetiva Assessoria
Publicada em 14 de julho de 2018 às 10:15
Segundo cálculo, Câmara aprovou projeto que vai aumentar conta de energia em 2019

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei que transfere para os consumidores os custos relacionados a furtos de energia, indo na contramão de outro PL que tramita na Casa. Aposto do que foi votado, na quarta-feira (4), o Projeto de Lei 8652/2017, de autoria da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO), proíbe esse repasse. De acordo com um cálculo realizado pela Associação Brasileira de Grandes Consumidores (Abrace), a mudança acarretará um aumento entre 4% e 5% na conta de energia dos brasileiros em 2019. Para a parlamentar, isso é inadmissível.

"A conta de luz vai aumentar devido uma demanda composta por furtos de energia. Isso é contra todo o meu projeto de lei. Os consumidores que pagam suas contas corretamente não podem sofrer por algo que não fizeram. Não podemos admitir que a flexibilização da cobrança dos prejuízos com furtos justifique o aumento nas faturas dos usuários dos serviços de energia elétrica", ressalta a deputada. 

Recentemente, a proposta apresentada por Mariana Carvalho, que é segunda secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável na Comissão de Minas e Energia. Segundo a versão analisada, a proibição de repasse independe se o furto ocorre no fornecimento, na transmissão ou na distribuição. O PL altera a Lei 10.848/04, que trata da comercialização de energia elétrica. 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) calcula, atualmente, para cada empresa um índice de furto considerado aceitável. Esses custos são pagos por clientes das próprias empresas. O Projeto Lei aprovado na Câmara permite que as distribuidoras não cumpram o mais essa regra, transferindo ressarcimento dos custos que elas tiveram com os "gatos" desde 2009 na conta de todos os consumidores.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook