Segundo dia da Pré-Conferência da Ponta do Abunã acontece em Extrema

Na Pré-Conferência de Extrema foram aprovados os dez eixos temáticos propostos pela Semagric, que são bovinocultura leiteira

Publicada em 21 de July de 2014 às 12:23:00

A Pré-conferência de Agricultura e Abastecimento da Ponta do Abunã, na sexta-feira (18), segundo dia do evento, reuniu produtores rurais e representantes de diversas instituições na Escola Municipal 13 de Maio, no distrito de Extrema. O procurador-geral do município (PGM), Carlos Dobbis, e o secretário municipal da Agricultura e Abastecimento (Semagric), Leonel Bertolin, representaram a administração municipal e em nome do prefeito Mauro Nazif fizeram a abertura e o encerramento dos trabalhos.

As pré-conferências objetivam o debate e a reunião de propostas a serem defendidas por cinco delegados representativos de cada um dos distritos na I Conferência Municipal de Agricultura e Abastecimento de Porto Velho, a ser realizada no dia 14 de agosto, no Teatro Banzeiros. A Semagric, promotora do evento, está levando a cada pré-conferência a sugestão de dez eixos temáticos que possam figurar como propostas de programas a serem fomentados anualmente pela Prefeitura de Porto Velho em cada distrito. Ao discutir os dez eixos, os participantes opinam se eles realmente representam as necessidades locais, que itens poderiam ser retirados e quais deveriam ser acrescentados. As conclusões de cada pré-conferência serão defendidas pelos seus delegados na I Conferência de Porto Velho. O resultado final se tornará um documento a ser expedido ao Gabinete do Prefeito, de onde deve sair um anteprojeto a ser examinado pelo prefeito para efetivo encaminhamento à Câmara Municipal. Caso aprovadas, as proposições se tornarão leis municipais e os programas apontados para cada um dos distritos serão incluídos ordinariamente no Plano Plurianual do Município (PPA).

Na Pré-Conferência de Extrema foram aprovados os dez eixos temáticos propostos pela Semagric, que são bovinocultura leiteira, floresta plantada e recuperação de áreas degradadas, extrativismo e produtos agroecológicos, avicultura de postura e corte, grãos e agroindústria, cooperativismo e organização produtiva da família rural, pesca e aquicultura, mobilidade rural e transporte da produção, abastecimento e habitação rural. Para cada eixo foram discutidas formas de implementação de programas que possam efetivamente fazer com esses eixos funcionem como meios de desenvolvimento socioeconômico do distrito.


Aos eixos propostos pela Semagric os participantes acrescentaram recursos hídricos, segurança alimentar da família rural, regularização fundiária, educação rural, assistência técnica, cafeicultura, apicultura, horticultura e fruticultura como pontos a serem defendidos na rodada final do dia 14. Foi debatida também a inclusão de intercessões do Município, na forma de moções à serem encaminhadas, para algumas necessidades pontuais do distrito, tais como a implantação de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) para formação de técnicos na região, inclusão do Banco da Amazônia (Basa) como um dos agentes financiadores de projetos locais e diversas outras. Como delegados, foram eleitos Ciro Andrade, Auzerino Martins dos Santos, Fabiano Barbosa de Oliveira, Ivan Roque Amazonas Macedo e Bernadete Aparecida Penha.