Semana de Museus é aberta no Museu da Memória Rondoniense com exposição do acervo de artes plásticas do estado

Pela primeira vez, 14 obras do acervo de artes plásticas de Rondônia serão expostas no Museu da Memória Rondoniense.

Texto: Maximus Vargas Fotos: Maximus Vargas
Publicada em 14 de maio de 2018 às 11:22
Semana de Museus é aberta no Museu da Memória Rondoniense com exposição do acervo de artes plásticas do estado

Obra “Ostensório” do artista plástico Afonso Ligório é a mais antiga do acervo

Pela primeira vez, 14 obras do acervo de artes plásticas de Rondônia serão expostas no Museu da Memória Rondoniense. O acervo conta com mais de 100 obras. Nem sempre uma exposição mostra um avanço nos diferentes trabalhos artísticos, mas isso pode ser visto na exposição “Arte e Memória” que fica aberta a partir dessa segunda-feira (14), no museu, em Porto Velho e será exposição de longa duração sem data para encerrar.

A Semana de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), de 14 a 20 de maio, em virtude do Dia Internacional de Museus, que é comemorado no dia 18. Na semana de realização, mais de mil museus de todo o Brasil oferecem atividades como palestras, oficinas, exibição de filmes e exposições especiais, como é o caso da “Arte e Memória, exposição que se encontra na capital rondoniense.

Uma das obras que estão sendo expostas, é do artista plástico Afonso Ligório, a obra Ostensório, que segundo a diretora do museu, Ednair Rodrigues é a obra mais antiga do acervo. “A exposição foi montada em análise ao acervo do estado e a partir das obras que são voltadas a regionalização do estado”, fala Ednair. Os responsáveis pela montagem são os artistas plásticos Geraldo Cruz e João Zoghbi.

No salão principal do museu também podem ser vistas as obras o Bailarino, Batuqueira, Castanheira, Catedral Forte Príncipe, Estrada de Ferro (duas obras com esse nome), Estivador, Mulher Sentada, Pássaro, Ostensório, Pesca no Igarapé, Prédio do Relógio, Rondônia nos Trilhos e Seringueiro.

Todas as obras são de artistas rondonienses que retratam a história do estado. O museu é gerenciado pela Fundação Cultural do Estado de Rondônia e possui horário de visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e para os finais de semana é preciso solicitar pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (69)9 8446-0062.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook