Semob trabalha na ampliação da rede de drenagem pluvial em quatro bairros de Porto Velho

Na rua Vaticano com Pinheiro Machado, no bairro Nova Caiari, uma outra equipe da secretaria também trabalha na ampliação da rede de drenagem pluvial em um trecho de quase 400 metros.

Publicada em 24 de November de 2014 às 17:41:00

No projeto de ampliação da rede de drenagem pluvial de Porto Velho, elaborado pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), estão contemplados vários bairros da cidade. Atualmente, uma equipe está trabalhando para eliminar focos de alagação nos bairros São João Batista e Nova Floresta, na Zona Sul, e outras duas equipes concentram os serviços nos bairros Igarapé e Nova Caiari, na Zona Norte. “Estamos trabalhando em vários pontos da cidade com a proposta de fazer um trabalho completo e definitivo para que a infraestrutura que implantarmos dure por muito tempo e não seja um desperdício de dinheiro público. Realizar obras de qualidade desde a ampliação da rede de drenagem com pavimentação das ruas e construção de sarjeta e meio-fio, é uma determinação do prefeito Mauro Nazif”, explicou Gilson Nazif, secretário da Semob.

No projeto do bairro Igarapé serão contempladas nove vias com a implantação da rede de drenagem. O trabalho começou pela rua Atlântida, principal entrada do bairro pela rua Pinheiro Machado, onde estão sendo implantados tubos estruturados de PVC e construídas caixas coletoras de boca de lobo e poços de visita nos cruzamentos das vias. “Vamos dividir a coleta das águas pluviais em três redes coletadores para garantir a vazão necessária e eliminar os focos de alagação na região. Parte será canalizada na rede de drenagem da Pinheiro Machado, uma outra será direcionada para a avenida Guaporé e a terceira vai direto para o igarapé que cruza o bairro”, explicou Wellem Antônio Prestes, servidor da Semob responsável por fiscalizar a obra.“Uso muito essa rua para ir para o meu trabalho e quando chove ela fica horrível. Com a drenagem pronta e o asfalto concluído será resolvido um problema de mais de 20 anos”, disse Anderson Faria, morador do bairro.

Na rua Vaticano com Pinheiro Machado, no bairro Nova Caiari, uma outra equipe da secretaria também trabalha na ampliação da rede de drenagem pluvial em um trecho de quase 400 metros. Segundo João Nogueira, chefe da equipe, a obra vai eliminar as poças de água que se formam na região no período de chuvas. “Estamos implantando os tubos estruturados de PVC e, ao todo, vamos construir umas 30 caixas coletoras para canalizar a água da chuva para o canal principal que passa pela Pinheiro Machado”, informou Nogueira.

Por Malu Calixto