Semusa promove vacinação contra o Sarampo e a Paralisia Infantil no próximo dia 8

Segundo Elizeth Gomes, que chefia a Divisão de Imunizações da Semusa, a previsão é de vacinar 30.490 crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 ...

Publicada em 30 de October de 2014 às 10:54:00

Já começaram os preparativos para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo, que neste ano acontecerão nos dias 8 e 22 de novembro e mobilizarão 600 técnicos em todas as unidades de saúde de Porto Velho. Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Imunizações, reuniu o quadro de profissionais vacinadores no Teatro Banzeiros para orientá-los sobre como será o fluxo nos dias dedicados à campanha. Além disso, os encontros serviram para prepará-los para a introdução de uma nova vacina que previne a difteria, a coqueluche e o tétano: a dTpa.

Segundo Elizeth Gomes, que chefia a Divisão de Imunizações da Semusa, a previsão é de vacinar 30.490 crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 com a vacina Tríplice Viral, que além do sarampo, combate também a rubéola e caxumba. Já para a vacina que previne a Poliomielite (paralisia infantil), espera-se que o público imunizado seja de, no mínimo, 34.961 crianças com idade a partir de 6 meses a menores de 5 anos. Os números correspondem a 95% do total de crianças nas respectivas faixas etárias existentes em Porto Velho, que é a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) em todo o Brasil. No ano passado o total de vacinações ultrapassou a previsão do MS, chegando a 42.214 doses, cerca de 120% da meta.

Elizeth afirma, ainda, que na campanha deste ano será incluída a multivacinação para crianças que estejam com alguma dose atrasada e também será incluída a dose dTpa nas vacinações de rotina, que é direcionada a gestantes e profissionais de saúde. “Durante a campanha contra a paralisia infantil e sarampo, nossos profissionais também oferecerão outras vacinas que por ventura a criança ainda não tenha tomado de campanhas anteriores. É importante manter a imunização das crianças em dia, especialmente contra doenças tão sérias que recentemente voltaram a atingir algumas áreas do mundo. Outra novidade será a disponibilização da dose dTpa para gestantes e profissionais obstétricos a fim de evitar a difteria, coqueluche e tétano em recém-nascidos. Esta última começa no dia 5 de novembro e será mantida nas vacinações de rotina”, explicou a diretora.

No Brasil, entre 2013 e 2014 houve um alarmante crescimento de casos de sarampo na região nordeste, com 224 casos em Pernambuco e 174 no Ceará, fato que motivou o adiantamento da campanha de sarampo de 2016 para 2014. Em relação à poliomielite, o país é certificado pela Organização Pan-americana de Saúde/OMS como área livre da doença, tendo o último caso registrado em 1989 no Estado da Paraíba. No entanto, surtos recentes em países como Paquistão, Nigéria e Afeganistão servem de alerta para intensificar a manutenção das vacinas no Brasil. Os dados são do Ministério da Saúde.