Servidores do TJRO participam de oficina sobre educação financeira

Desde 2014, o projeto Educação Financeira vem buscando auxiliar os servidores do TJRO a alcançarem melhor equilíbrio nas suas finanças.

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 21 de junho de 2018 às 11:16
Servidores do TJRO participam de oficina sobre educação financeira

Aprendizagem, organização e disciplina financeira. Foi assim durante toda essa quarta-feira, 20 de junho de 2018, onde servidores puderam participar de uma oficina sobre educação financeira, no auditório do edifício-sede do Tribunal de Justiça de Rondônia.

Durante a oficina, os servidores puderam compartilhar experiências sobre a vida financeira, controle dos gastos pessoais, suas metas e sonhos. Itens principais desde o gás de cozinha até o seguro do automóvel foram alguns dos assuntos debatidos.

Desde 2014, o projeto Educação Financeira vem buscando auxiliar os servidores do TJRO a alcançarem melhor equilíbrio nas suas finanças. Para isso, oferece oficinas que abordam questões emocionais, de organização financeira, consumo consciente, aposentaria e investimentos, entre outros.

Entre os objetivos do projeto está a mudança da realidade dos servidores e das futuras gerações em relação à saúde financeira. De acordo com o projeto é necessário investir em uma sociedade mais saudável, com organização e planejamento financeiros.

“O projeto funciona em dois módulos, com um em cada dia. No primeiro módulo foi feita uma ambientação com uma equipe de psicólogos, responsáveis pela primeira oficina e, em seguida, aconteceu a etapa da identificação dos sonhos de cada um deles. A oficina é sobre sonhos e a importância de transformá-los em metas. Foram trabalhadas, também, técnicas relacionadas ao planejamento financeiro e dívidas. Daqui a três meses terá o segundo módulo do curso, onde os servidores serão convocados novamente para saber no que avançaram em suas finanças, pois passaram pelas oficinas de planejamento, sonhos, todo um trabalho que foi feito pelos psicólogos. Em outra parte continuamos com um trabalho de relacionamento com o dinheiro, envolvendo a área de psicologia do projeto e, após, terão outras disciplinas instrumentais, como aposentadoria, consumo consciente e outros temas relacionados a área da educação financeira, com o fechamento do módulo relacionado a uma atividade que fazemos com os sonhos que os servidores identificaram no primeiro dia do módulo, para tentarem caminhar na organização da vida financeira”, explica Sharlison de Andrade, chefe do Departamento Judiciário Administrativo - DJA.

No decorrer das oficinas do projeto Educação Financeira foi constatado que o nível de conhecimento financeiro de seus participantes aumentou, o que é ponto chave para melhoria da situação individual. O efeito positivo foi notado, também, na ação das pessoas que passaram a se planejar financeiramente, o que provavelmente foi condição necessária para aumentar o nível geral de investimentos, assim como reduzir o de dívidas.

Assessoria de Comunicação Institucional

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook