Sesc Esplanada ficará cor de rosa em outubro

O destaque deste ano fica por conta da iluminação do entorno do Sesc Esplanada, que receberá um toque especial. Durante todo o mês ficará rosa.

Publicada em 01 de October de 2014 às 10:09:00

O Serviço Social do Comércio em Rondônia mais uma vez adere à campanha Outubro Rosa. Neste mês inteiro, todas as mulheres que frequentam as unidades Esplanada, Centro e Campestre, poderão contar com uma programação especial. A coordenação de Saúde estará realizando palestras educativas tanto nas unidades quanto em escolas municipais em Porto Velho.

As palestras sobre o câncer de mama e de colo de útero serão realizadas nas escolas municipais Ulisses Soares (20/10), Antônio Ferreira da Silva (22/10), Estela Compasso (24/10), sempre das 18h às 20h30. A palestra no Sesc Esplanada acontecerá em parceria com a Unimed, no dia 14 de outubro, às 16 horas, no Teatro 1. O Sesc Centro também contará com uma programação diferenciada, através de áudios que serão veiculados no local nos horários de atendimento.

O destaque deste ano fica por conta da iluminação do entorno do Sesc Esplanada, que receberá um toque especial. Durante todo o mês ficará rosa. Essa iniciativa de iluminar locais e monumentos em adesão à campanha teve a primeira iniciativa vista no Brasil no dia 02 de outubro de 2002, quando o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, ficou iluminado de rosa.

O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira — excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma e da próstata. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou no final do ano passado, que 2014 teriam 57 mil novos casos de câncer de mama no país.

“Dados atuais confirmam que o câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo. Sabemos que prevenção é importante porque, quando detectado precocemente, as chances de cura são de quase 100%. O Sistema Fecomércio através do Sesc já desenvolve atividades de conscientização, e é claro, que neste evento tão importante, não poderia ficar de fora” destacou o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Raniery Araújo Coelho.

O Outubro Rosa, é uma ação de conscientização mundial que é promovida por diversas entidades, com o intuito de ressaltar a importância da prevenção e combate do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990 em Nova York e desde então é promovido anualmente em várias cidades do mundo.