Sintero mobiliza trabalhadores em educação em todo o estado após reunião com a MENP

A Direção do Sintero esteve na quarta-feira, dia 14/06, mais uma reunião com a MENP-Mesa de Negociação Permanente, do governo do estado, para tratar da pauta de reivindicações dos trabalhadores em educação.

Assessoria
Publicada em 16 de junho de 2017 às 13:20
Sintero mobiliza trabalhadores em educação em todo o estado após reunião com a MENP

A reunião foi presidida pelo secretário Chefe da Casa Civil, Emerson Castro, e teve a participação do secretário de Planejamento Orçamento e Gestão, George Braga, do secretário de Finanças, Wagner Freitas, do secretário adjunto da Seduc, Márcio Félix, além de procuradores e técnicos do governo do estado.

Pela Direção do Sintero estavam o presidente, Manoel Rodrigues da Silva, além dos diretores da Executiva Nereu Klosinski (Assuntos Jurídicos) e José Augusto Neto (Imprensa e Divulgação), e os Diretores Regionais Lodeilson Fernandes (Regional Norte), Marileth Soares Deniz (Regional Mamoré), Manoel Nascimento (Regional Estanho), Carlos Afonso Martins (Regional Centro I), Lenir Inácio de Amorim (Regional Centro II), Noêmia de Oliveira Silva (Regional Rio Machado), Josefina Gomes (Regional Guaporé), Vandeburgo Correia de Oliveira (Regional Café), Ana Iris Arraes Rolim (Regional Apidiá), Izabel Alves Ribeiro (Regional Mata) e Luiz Alberto Paulek (Regional Cone Sul).

O secretário Emerson Castro abriu a reunião relatando uma série de dificuldades para atender às reivindicações e, para surpresa dos representantes da categoria, anunciou a suspensão do pagamento das progressões aos trabalhadores em educação.

Em seguida ele disse que as finanças do estado não comportam um realinhamento geral de salários neste ano de 2017.

O presidente do Sintero disse que não há justificativa para a suspensão do pagamento das progressões e reiterou que o realinhamento geral de salários foi anunciado pela própria MENP, faltando apenas definir o percentual.

Todos os diretores do Sintero cobraram valorização dos profissionais da educação através de reajuste salarial utilizando recursos da educação.

Os diretores de todas as Regionais se manifestaram cobrando a manutenção das progressões, o realinhamento geral de salários a implantação do auxílio transporte onde ainda não é pago, o pagamento das licenças-prêmio e mais agilidade nos processos de aposentadoria.

Os representantes das Regionais também questionaram diretamente os secretários sobre a situação dos servidores que às vezes precisam se ausentar do trabalho para participar de reuniões, assembleias, congressos e outras atividades do sindicato.

O secretário Chefe da Casa Civil, Emerson Castro, pediu que a Seduc resolva essas questões de abono de faltas, e prometeu agilizar os processos de aposentadoria, a implantação do auxílio transporte e a divulgação das listas de pagamento de licença-prêmio.

A reunião terminou em um impasse, pois a direção do Sintero não aceita a falta de proposta salarial do governo.

Ficou deliberado que no período de 19 a 24 de junho as Regionais farão assembleias em todo o Estado para levar à categoria as informações sobre a reunião da MENP e mobilizarão os trabalhadores em educação para a greve geral do dia 30/06.

Caso o governo não apresente proposta, uma grande mobilização será realizada para uma assembleia geral estadual dia 27/07, tendo o indicativo de greve como pauta.

Autor: Assessoria de Imprensa-Sintero

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    wilson lopes da costa melo 16/06/2017

    Esta tal Mesa de Negociação com o SINTERO, eu já participei dela algumas vezes, nenhuma das vezes que participei, jamais algum secretário do governo, apresentou algum ponto positivo, para conceder o que é direito líquido e certo dos servidores da educação, a conversa é sempre a mesma não tem Dinheiro, para atender as reivindicações dos servidores! Porém, os desvios do dinheiro que vem do FUNDEB, para pagar os servidores da educação são muitos os desvios, daí realmente nunca jamais terás condições de nos atender! Tudo que é de direito para os servidores só têm barreiras, para aposentadoria, liçença pecúnio, licença prêmio, além de outros direitos!!

  • 2
    image
    maria 16/06/2017

    gostaria que o sintero colocasse na sua pagina um gráfico mostrando o valor do salario que cada estado paga aos professores para ficarmos cientes que posição o nosso estado esta.

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook