Sobre polêmica e inverdades - Carta ao Sérgio Pires

No texto do Sérgio Pires, encontra-se estampada (apenas) a denominada “revolta” pessoal.

David Nogueira
Publicada em 22 de maio de 2018 às 12:43
Gosto do Sérgio Pires, apesar do seu sentimento “antagônico” pelo PT e, por tabela, pelos pobres petistas vermelhinhos. Não obstante esse pequeno deslize (e torcer pelo Colorado), é um profissional a ser respeitado.
 
Deixando tais premissas claras e sabendo ser aquele sentimento nem tão horroroso assim, dou-me o direito de fazer algumas observações no seu conturbado texto, do último dia 19 de maio.
 
Em tese, na política, há dois sentimentos a serem observados nestes tempos de busca da superação: um é o de revolta; o outro, de indignação.
 
Gostar ou não do PT (ou de A ou B) é opção pessoal... é um direito a ser preservado em nome da democracia.
 
Inaceitável, contudo, é que, em nome disso, fomente-se a leviandade, a calúnia, a desinformação como medidas de convencimento.
 
O texto do Sérgio, além de não apresentar qualquer dado concreto, real, factual sobre o que pensa o lado A ou B, apenas enumera uma série de adjetivos mais de cunho caluniador, emotivo do que informativo.
 
Os dois lados, obrigatoriamente, precisam ser ouvidos de forma honesta e séria. Isso tem particular sentido por estar todo o processo envolto por lambanças jurídicas denunciadas (não pelos acusados), mas pelos mais renomados juristas do país e do mundo.
 
Não é choro de vascaíno em final de campeonato!!! É fato!
 
No texto do Sérgio Pires, encontra-se estampada (apenas) a denominada “revolta” pessoal. De modo geral, trata-se (a revolta) de um sentimento apático, inerte voltado apenas a reclamar, a injuriar e a apontar os erros que “todos” já viram e reviram (pelo menos em parte). É um sentimento “passivo”... normalmente, não constrói nada e impede a iniciativa da ação propositiva.
 
Obviamente, existem erros entre os vermelhinhos.
 
Muitos e muitos erros!!!... milhares.
 
ONDE NÃO HÁ? QUE ATIREM A PRIMEIRA PEDRA!
 
Quiçá, pensando bem, inexistam nos Governos de Cassol e de Raupp, os quais Sérgio bem conhece e sequer ousou tocar. Afinal, não vi fotos desses nobres meninos na matéria... nem de Alckmin... Serra... Aécio e as panelas (nem pensar)... Aluísio... Temer... Padilha... Gedel... todos com amplo conjunto comprobatório, malas, contas identificadas e nenhum questionamento do mundo jurídico inteligente sobre as mesmas.
 
Somos simples e diretos: quem erra tem que pagar pelos erros, conforme diz a constituição.
 
Tal princípio necessita valer para todos e não apenas para os quais eu não goste, deteste, odeie.
 
E a superação disso?
 
Aqui entra necessariamente a “indignação”.
 
Esse sentimento representa uma força magnífica, capaz de retirar o cidadão da postura passiva e colocá-lo como ator de sua própria história, incentivando-o a agir para mudar a realidade.
 
O texto do meu amigo Sérgio Pires não foi uma bandeira contra a corrupção, a ética, os desvios, as falhas da política... foi um artigo apenas contra o PT. Trata ali os petistas, de maneira ostensiva e generalizada, como ladrōes, ignorantes da ética e uns depauperados da moral cristã. Vislumbra-se um amontoado de rancores sem base factual para alguns e sem contextualização para outros.
 
Como disse, há equívocos... muitos. No entanto, faltou um detalhe no texto: a “verdade” dos diferentes atores de um processo polêmico.
 
Não existe nada mais injusto do que tratar de forma igual aquilo que é diferente.
 
No tocante à Lula (do qual você não fala dos números, dos fatos, das estatísticas de seu governo aceitas pelo mercado e amplo reconhecimento mundial), os equívocos do texto são absurdos.
 
Poderia enumerar diversos descalabros e “esquecimentos”, mas você sabe bem de todos, pois é uma pessoa culta.
 
De fato, a questão do texto é ideológica e não partidária.
 
Eu respeito a divergência do Sérgio (e a de todos), apenas discordo da forma. Há como combater as ideias do PT sem faltar com a verdade, enganar ou camuflar a realidade.
 
Lula é hoje o mais escancarado caso de Lawfare discutido e observado no mundo (inclusive citado pelo Papa).
 
O Barbudo possui muitos pecados, mas nenhum dos que é acusado nesses processos jurídicos vexatórios, sem embasamento factual e prova comprobatória aceita no mundo jurídico internacional.
 
Em tempo, e para evitar o chavão pobre, não sou um apaixonado e alienado comunista a comer criancinhas pela manhã. Sou racional, pragmático e direto na análise política (não quer dizer que acerte ou erre sempre).
 
Sugiro, para qualificar ainda mais o debate, ver opiniões de pessoas de reputação mundial inquestionável sobre o caso Lula, tais como: Boaventura Santos (um dos mais importantes sociólogos do mundo), Noam Chomsky (provavelmente, o mais importante intelectual e ativista americano), François Hollande (ex- Presidente da França), Elio di Rup (ex-Primeiro Ministro da Bélgica), Luiz Zapatero (ex-Presidente da Espanha), Massimo D’Alema, Enrico Letta, Romano Prodi ( ex- Primeiros Ministros da Itália), Rigoberta Menchú (Nobel da Paz), Perez Esquivel (Nobel da Paz), Geoffrey Ronald Robertson (Advogado de Direitos Humanos e Conselheiro da Rainha Da Inglaterra), Sepúlveda Pertence, Leonardo Boff, Fernando Moraes, Chico Buarque, Konder Comparato, Leonardo Isaac Yarochewsky e outros tantos...
 
A pergunta mais significativa nisso seria: há ou não uma gravíssima polêmica nesse imbróglio?
 
Ao jogar tudo e todos na vala comum, criminaliza-se a política, aprofunda-se a injustiça em curso e dificulta-se a construção de uma alternativa. A história será implacável com os atores despudorados de tal processo.
 
Outro equívoco imperdoável do texto, escrito sem a preocupação em ouvir ou pesquisar dados, diz respeito à Ex-Senadora Fátima Cleide.
 
Após sua saída do Senado, no final de janeiro de 2011, a professora jamais assumiu qualquer cargo no Governo Federal, como afirmou o texto (nem secundário e nem principal).
 
Foi opção pessoal dela.
 
Ao contrário do publicado no texto, Fátima Cleide não se mudou para São Paulo. Trabalhou lá e em Brasília. Sua residência foi e continua sendo em Porto Velho, no Bairro Três Marias (sugiro, marcar uma hora e ir lá tomar um cafezinho com ela).
 
A verdade, sobre tal fato, é outra e bastante significativa. Ela foi “eleita” para mandato Executivo na Fundação Perseu Abramo e para a Direção da Escola Nacional de Formação Política, instituições amparadas e reguladas pela Legislação Eleitoral do país. Fátima foi atuar em áreas onde sempre teve grande expertise.
 
Após esse mandato, retornou para seu emprego dentro de uma unidade da Secretaria de Educação de Rondônia, como Funcionária Pública comum.
 
Só para lembrar, em toda a sua vida política e profissional, jamais respondeu a um processo de ilicitude por irregularidade de qualquer natureza. Essa é a história que ela carrega e foi “esquecida” no texto.
 
Tudo leva a crer, meu nobre amigo, Fátima será candidata ao Senado para defender com dados, números, estatísticas, fatos e povo o enorme legado de Lula para o Brasil e o Mundo. Para isso, ela oferecerá a sua história pessoal de honestidade e de defesa de Rondônia, seu povo, suas mulheres, seus jovens e suas riquezas.
 
Meu caríssimo Sérgio, a notícia detém muitas faces, porém a VERDADE possui apenas um rosto a ser descoberto (agora, ou no futuro).
 
Abraços e fique bem!
 

Comentários

  • 1
    image
    Luiz Lucio 23/05/2018

    Davi, você é muito bom nas letras, pode até conceder alguns.mas vocês foram uma catástrofe no poder. Sinto muito a Fátima só vai cumprir tabela.

  • 2
    image
    Paulo Andre 23/05/2018

    Esse texto não passa de puro “chororô” de um petista fanático, que tenta defender a todo custo um ex presidente corrupto e um partido (PT) que comandou a presidência por 13 anos, roubando tudo o que tinha direito, inclusive QUASE FALINDO a Petrobras! FORA PT! FORA LULA!

  • 3
    image
    MOACIR FIGUEIREDO 22/05/2018

    ANALISANDO A RESPOSTA ACIMA, VERIFICAMOS QUE O SIGNATÁRIO AO CRITICAR O SÉRGIO PIRES CAIU NO MESMO ERRO AO EDIFICAR LULA COMO O INOCENTE INTOCÁVEL. QUEM CONHECE OS AUTOS DO PROCESSO VERIFICOU QUE AS PROVAS SÃO LATENTES (PELO PROCESSO LÓGICO/INDUTIVO) INDICANDO A PROPRIEDADE DE FATO DO APARTAMENTO, POIS ALI NÃO SE DISCUTE O DOMÍNIO DO IMÓVEL, E QUE OPINIÕES DE MEDALHÕES DA SOCIOLOGIA OU FILOSOFIA NÃO TEM O CONDÃO DE COLOCAR EIVAS NO PROCEDIMENTO.

  • 4
    image
    Pedro Osório 22/05/2018

    Congratulações pelo texto mas, infelizmente, não posso aquiescer com os predicados dedicados a Sérgio Pires. A atuação do mencionado cronista se pauta, sem exceções, no interesse e na falácia. Sempre tão ácido, funda-se em preconceitos e lugares-comuns, jamais em dados minimamente respeitáveis. É o mesmo moralista traquitana que, esbravejando sobre tudo que está longe, cobre de afagos, sentado ao lado de um patrão condenado, mazelas políticas locais (Cassol, Confúcio, Raup e qualquer liderança com potencial comercial). Não é apenas desinformado, é pragmático, consciente do seu papel como difusor de aleivosias, um sabujo de pena movida a soldo.

  • 5
    image
    Leo Souza 22/05/2018

    Tudo que o PT faz tem segunda intenção, o de subverter, tomar para si, ficar com a verdade absoluta, copiar o que já foi feito e se tornar dono, amaldiçoar, invadir, agredir pessoas e o mais incrível se fazer de vítima. Impor um raciocínio errado com aparência de verdadeiro. - Levaram anos planejando "golpes" para tomar o poder, juntaram a esquerda para defender a sua bandeira e quando subiram ao poder através do voto, "mostraram as suas caras", traíram a Nação brasileira e o povo desvalido, miserável que ainda acredita neles, beneficiando, ditaduras latinas e africanas em nome do socialismo ditatorial populista. - Plantam mentiras, falácias tipicamente usadas por militantes e “intelectuais” de esquerda para justificar os desmandos, dos governos Dilma, Lula e a sua prisão (seu líder maior), o fracasso da esquerda socialista no mundo. Estas mentiras, falácias apregoadas e desonestas de pseudos intelectuais, artistas e outros para defender a doutrina Lula/Petista, que já não tem mais lugar.

  • 6
    image
    Denner Cruz 22/05/2018

    Fátima Cleide!!! Credo!!! Nunca fez nada por Rondonia. Nada é nada. Nada mesmo. Fátima Cleide e nada. É dá em nada. Como pode querer se eleger? Isso vai dar em nada. Porque não tenta se eleger presidente de uma associação de bairro em São Paulo, aonde está morando, talvez pelos paulistanos não a conhecerem, que sabe pode se eleger. No Brás, no Tatuapé, sei lá. Boa sorte em São Paulo Fátima. Presidente da Associação de bairro... vai pra lá, de onde não devia ter voltado.

  • 7
    image
    IGOR CASTRO 22/05/2018

    Sérgio Pires! Não lhe conheço pessoalmente, mas assinaria com prazer o seu texto. A CÚPULA PETISTA está encarcerada, e em breve a Presidente Nacional do PT estará PRESA. O PE, O PSOL e toda a esquerda que ROUBOU ou concordou com o roubo deixa o povo enojado. Bilhões doados aos governos Bolivarianos. Dinheiro tirado dos pobres do Brasil. Nós NÃO queremos que o Brasil seja uma Venezuela no futuro. Fora esquerda corrupta

  • 8
    image
    Sebastião Farias 22/05/2018

    Depois, para muitos, isso, esse texto abaixo, não tem valor nenhum mas, saibam que, se uma pessoa, uma só, melhorar seu entendimento da realidade como cidadão pensante e dono de sua própria opinião e senso crítico, consideramos cumprido, nosso papel de cidadão solidário e fraterno, pela cidadania de fato, em nosso país. "Senhores redatores e formadores de opinião, desse importante meio de comunicação nacional. Submetemos o texto abaixo, ao vosso conhecimento e apreciação, com vistas ao seu aperfeiçoamento, por vocês e, multiplicação aos demais cidadãos e organizações públicas e privadas, de vosso ciclo de amizade, afins ao assunto, "Conscientização do povo e Cidadania Para o Bem de Todos". Informamos que o presente texto é de cunho particular, não tendo qualquer compromisso com nenhuma tendência ideológica, nem com organizações partidárias. Tem sim, interesse que todas essas organizações que a ele tenham acesso, meditem sobre o que fizeram ou, porque não fizeram nesse sentido, já que também, têm, em sua função social pública, a incumbência de instruir e conscientizar as pessoas, com foco na verdade, para melhor avaliarem os programas de cada partido e propostas dos candidatos e, a partir daí, votarem com convicção, melhor e, saberem na hora certa, como cobrarem responsabilidades. Façam pelo Brasil, o que suas consciências mandar. Obrigado e sucesso. Sebastião Farias Um cidadão brasileiro nordestinamazônida "Para todas as pessoas de boa vontade interessadas no assunto e às organizações de defesa da cidadania do Brasil, nossa contribuição, para se quebrar a inércia e o comodismo cívico sobre a situação do país: Caros cidadãos brasileiros e, solidários aos direitos, igualdade, fraternidade e liberdade de todos os irmãos pátrios. Urge uma iniciativa fraterna de todos nós, pelo resgate do estado de direito; pelo resgate da democracia; pela valorização do cidadão e respeito ao seu voto; pelo resgate da governabilidade pacífica, justa, responsável e comprometida com o bem-estar da nação e do país; pelo repúdio público aos cidadãos, as organizações, as autoridades e aos políticos infiéis aos cidadãos e aos eleitores, que desrespeitam a Constituição Federal, a ética do serviço público e que, estimulam o preconceito, o ódio, a injustiça, a desigualdade e a divisão entre patrícios; pelo resgate de uma justiça que seja imparcial, justa e igual para todos os brasileiros; por um Brasil forte, independente, justo, soberano e que tenha como objetivo, servir e beneficiar aos brasileiros e povos acolhidos, etc. Urge também, que as pessoas e entidades de boa vontade interessadas, lancem uma Campanha Nacional de Instrução e Conscientização Popular dos Cidadãos Brasileiros, com petição ao Congresso Nacional, dentre outros temas importantes à , para que àquela Casa de Leis, aprove em caráter de urgência, Emenda Constitucional ou algo similar, Disciplinando e detalhando em caráter obrigatório e transparente que, “todos os parlamentares das áreas Federal/Distrito Federal, Estaduais e Municipais, através de suas Comissões de Fiscalização e Controle-CFCs ou Similares, dos Poderes Legislativos competentes e, no que couber e, aos Tribunais de Contas afins, monitorem, acompanhem e fiscalizem em tempo real, a execução pelos Poderes Executivos competentes, desde o início, até a conclusão final da contratação de obras, aquisições ou prestação de serviços públicos, afins às Políticas Públicas de interesse do povo”. Em função desse novo comportamento prático dos parlamentares, em benefício do povo, “que suas instituições legislativas/Fiscalizatórias/Controladoras, apresentem publicamente à população, Relatórios Bimestrais de Acompanhamento e Avaliação da Execução, detalhando cada Objeto das Políticas Públicas em andamento, para conhecimento e acompanhamento dos cidadãos e contribuintes; do status de cada obra em execução ou executada e/ou status de cada tipo de serviço público prestado pelo Poder Executivo competente, no âmbito dessas Políticas Públicas”. Essa prática cidadã, deve se dar com foco: i) na conformidade da boa e correta aplicação dos recursos públicos: ii) na agilidade dos cronogramas estabelecidos; iii) na qualidade técnica e padrão dos materiais utilizados; iv) na segurança e adequação das obras públicas contratadas; v) na boa funcionalidade das instalações públicas existentes e; vi) na boa e responsável funcionalidade, buscando-se, a excelência dos serviços públicos prestados à população; etc,. Obrigação de todos os Poderes Legislativos, Federal/Distrito Federal, Estaduais e Municipais, “de divulgarem em todos os meios de comunicação existentes e que atinjam todos os municípios brasileiros e, de apregoarem em locais públicos de considerada frequência e trânsito de pessoas, para conhecimento dos cidadãos, de Relações Nominais dos Parlamentares: Presidente, Secretário e Membros das Comissões Permanentes (Temáticas)-CPs e/ou Comissões de Fiscalização e Controle-CFCs ou Similares, existentes na Câmara Federal, no Senado Federal, nas Assembleias Legislativas Estaduais de cada Estado/Distrito Federal e nas Câmaras Municipais de Vereadores de cada Município. Da mesma forma, Relação Nominal dos representantes fiscais de acompanhamento de cada Política Pública ou temática existente, dos Tribunais de Contas competentes”. Assim, no âmbito dos serviços públicos, dentre outras, são essas as competências e/ou atribuições fiscalizatórias dos parlamentares e das CPs e/ou CFCs: federal ( Artigos. 44 a 46, associados aos Artigos 49 e seus Incisos IX a XI; 50 e 51 da CF); estaduais ( Artigos 8º; 9º; 29 e seus Incisos XXXVI e XXXVIII; 36; 46 a 49 e 135. exemplo da CE/RO) e municipais (Artigos 47; 48 e seus incisos VII, XVI e XVIII; 49; 50; 73 e 74. Exemplo da Lei Orgânica do Município de P. Velho/RO), por serem elas, auxiliadas pelos TCs, as primeiras instâncias da cadeia pública de Fiscalização e Controle Cidadã. Para que se tenha noção clara, o que se passa com a gestão pública, a fiscalização e controle proativo no Brasil, hoje, pode ser comparado com uma família, cujo patriarca, ao necessitar realizar uma obra em sua residência, contrata a empresa prestadora dos serviços que, conhecido o projeto, inicia os trabalhos de qualquer jeito, constrói, termina os acabamentos, cobre, pinta, termina o piso, por fim, conclui e entrega a obra. Agora, duas realidades fictícias para sua avaliação e comparação com o setor público: i) A empresa, durante o seu trabalho, não foi uma única vez, incomodada pela fiscalização do contratante; ii) A empresa, durante o seu trabalho, esteve sobre permanente fiscalização do contratante; Pergunta-se: desses cenários, qual o que não é desejável e, que tem mais chance de resultar em problemas para o contratante? Não há dúvidas de que, é o primeiro ítem, certo? Pois bem, a gestão de um País, de um Estado ou de um Município, segue o mesmo princípio de uma família. Se a família que tem o Patriarca como gestor e fiscal, as unidades federadas possuem os Poderes Constitucionais e todos os meios legais e físicos, para gerar, planejar, executar, fiscalizar, controlar e produzir boas obras públicas, bons produtos públicos e bons serviços públicos para seus beneficiários, os cidadãos e contribuintes. Mas, sem instrução e consciência cívica e cidadã do povo, que é dono do PODER, mantenedor do tesouro e beneficiário das Políticas Públicas, para conhecer seus direitos e responsabilidades e, para no momento certo, exigir, cobrar e responsabilizar os seus gestores e fiscais; sem Fiscalização e Controle responsável e em tempo real das Políticas Públicas pelos Representantes e Fiscais Constitucionais do povo, não existe, como na atualidade, efetividade da conformidade da boa aplicação dos recursos públicos; da economicidade; da qualidade; da boa funcionalidade das instituições prestadoras de serviços públicos; de justiça imparcial e equânime para todos; da segurança e da paz social e, do bem-estar e de felicidade e satisfação dos cidadãos, como deveria acontecer . Pensem nisso. Tudo isso, se faz necessário, para que, a população, ou seja, o povo, que é o Patrão de todos, tenha conhecimento de quem é quem e responsável de que, na cadeia pública de fiscalização e controle, interno e externo, do que lhe interessa e, para que saiba a quem se reportar para exigir protagonismo e reclamar. O povo deve tomar consciência de que, nas reclamações de seu interesse no âmbito do serviço público, em vez de se dirigir ao executor da obra ou prestação de serviço público ( Poder Executivo), deve dirigir-se ao seu Representante e Fiscal Constitucional, para reclamar e se informar até onde, essa autoridade está harmonizada com a situação do objeto, causa da reclamação do cidadão ou omisso em sua função de fiscalização proativa e corretiva. A justificativa para tudo isso, será: o combate aos corruptores e à corrupção na sua origem; a minimização de desvios de conduta e comportamentos aéticos no serviço público, dos homens e agentes públicos, no exercício da função; concorrerá para a minimização do desperdícios de recursos do tesouro público, daí decorrentes; concorrerá, também, para a eliminação de contratos superfaturados, de da mal versação de recursos públicos, de obras/serviços atrasados e/ou inacabados, de objetos sem sem qualidade; concorrerá ainda, para o aumento da boa e correta funcionalidade e da qualidade das obras e da prestação de serviços públicos à população; etc. Acho que vocês, cidadãos brasileiros e formadores de opinião, podem muito, melhorarem essas ideias e multiplicá-las, para que todos os cidadãos de nosso país, conheçam e tomem consciência de seus direitos, responsabilidades e de seu Poder Constitucional e, complementado sua iniciativa sobre esses assuntos, se interessando em lê e consultar com maior frequência, as Constituições Federal e a de seu Estado, assim como a Lei Orgânica de seu Município e, para se instruírem e se prepararem para melhor defenderem seus interesse e da Comunidade, bem como reclamarem e cobrarem com maior constância e amparo legal, os Presidentes e Membros das CFCs ou Similares de sua Assembleia Legislativa e/ou Câmara Municipal de Vereadores de seu município São essas, nossas singelas contribuições e sugestões para a melhoria de nosso ambiente comunitário e, um país que acreditamos e amamos, que é o nosso BRASIL, Terra da Santa Cruz e Coração do mundo e Pátria do Evangelho de Cristo. Façam sua parte amando ao seu próximo e, confiantes na liberdade, na fraternidade, na igualdade e na justiça imparcial, dons de Deus, que não tardarão a se manifestar na defesa de nossa pátria. Que Deus salve o Brasil. https://www.brasil247.com/pt/colunistas/carlosdincao/337148/Sobre-a-ignorância.htm Sebastião Farias Um cidadão brasileiro nordestinamazônida"

  • 9
    image
    JOSIMAR 22/05/2018

    Ooh meu caro, não defendir Sérgio Pires,  Vc leu isso aonde??? Escrevir Sobre Lula, em cima do monte de Besteiras q vc falou à respeito do Mesmo, não defendo Determinados jornalistas, com exceções, só falam bem de quem lhes pagam. A pergunta agora é pra vc....  falei bobagem sobre o Lula??? Abraços!!

  • 10
    image
    Pedro Paulo Almodovar 22/05/2018

    Irretocável a matéria do David Nogueira. Culta, ponderada, esclarecedora. Se o Sérgio Pires fosse menos passional e rancoroso, seria até um jornalista respeitado. Mas no Brasil é assim. Um percentual reduzido de pessoas tem raciocínio lógico, equilíbrio e honestidade. Vejamos os comentaristas: Belmiro, Josimar, Denilton e Sérgio demonstram possuir cérebro de minhoca. Ou de ostra...Vomitam bobagens, seguindo o modelo deplorável do Sérgio. Mas tudo bem. Temos que conviver com isso. Respeitar as opiniões diferentes. Mesmo que desprovidas de honestidade e lógica, como cabalmente demonstrado pelo David.

  • 11
    image
    Sergio 22/05/2018

    Pt é lixo, lula é lixo, fatima cleide não ganha nem pra coletora de lixo. Defender os tais configura, no mínimo, insanidade.

  • 12
    image
    BARRETO/SEBASTIÃO 22/05/2018

    Parabéns Davi pelo texto. realmente o Sergio tem demostrado raiva e ódio pelo PT, e esquece da corrupção, e da quadrilha do Michel Temer e do PSDB! Se oriente Sergio....

  • 13
    image
    Denilton 22/05/2018

    O cara vem aqui defender lula a va tomar um rivotrilllll . Acorde ...... So tem 2 tipos que defendem lula. O ignorante que gosta de um padrão padre cícero e o safado igual o condenado.

  • 14
    image
    JOSIMAR 22/05/2018

    Caro subscritor da matéria, vc convenceu todo mundo, o Lula é Inocente, é um Preso Politico, se soltar ele, sobe direto pro Céu.... fala sério....  vc quer diser q o Juiz de primeiro grau, Sérgio Moro, os Juízes do Tribunal Regional Federal, os Juizes do STJ e ainda os Juizes do STF(inclusive grande parte indicados por ele e por Dilma), resolveram fazer “Injustiça “ com o Lula?????  É muita coisa pra vcs Petistas quererem q um ser Humano normal acredite 👎👎. 

  • 15
    image
    Belmiro 22/05/2018

    NEM LI O TEXTO DO SERGIO PIRES, MAS ELE TEM 100% DE RAZÃO, ME APRESENTE UM PTISTA QUE ESTEVE NO COMANDO DE ALGO ONDE ESSE ALGO NÃO FOI TOTALMENTE AFANADA.. ROUBADO, INCLUSIVE O BRASIL INTEIRO

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook