Temperatura acima da média e algumas friagens caracterizarão o verão amazônico neste ano em Rondônia

Foi o que informou o meteorologista Fábio Adriano Monteiro Saraiva, com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Texto: Montezuma Cruz/Fotos: Marcela Ximenes
Publicada em 17 de maio de 2017 às 10:36
Temperatura acima da média e algumas friagens caracterizarão o verão amazônico neste ano em Rondônia

Mesmo com previsão de aumento de temperatura entre 0,4° e 0,6° C acima da média, algumas friagens caracterizarão o verão amazônico neste ano, cuja temperatura média é 24,5°. Assim, em junho uma massa polar, conhecida entre especialistas por previsão de anomalias, se deslocará sobre a Amazônia Ocidental brasileira, produzindo friagem em Rondônia.

Segundo Fábio Saraiva, que trabalha na Coordenadoria de Geociências da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), a origem dessa friagem no estado explica-se pela influência de anticiclones formados em altas latitudes e que atravessam a Cordilheira dos Andes em direção ao sul do Chile.

“Em alguns anos, em poucos dias dos meses de junho, julho e/ou agosto, Rondônia vive essa situação”, observou.

Segundo Fábio, esses anticiclones são excepcionalmente intensos e se deslocam em direção à região amazônica.

Fábio Saraiva lembrou que o chamado verão austral (do hemisfério sul) é marcado por maior concentração da energia solar, e maio é o mês de transição entre os períodos chuvoso e seco. Estatísticas do Inmet demonstram a ocorrência de 35% a 45% de chuvas acima da média normal entre maio e junho, daí as precipitações no período.

Rondônia não sofre grandes influências da continentalidade (maior ou menor distância em relação ao mar). Predominantemente, seu clima durante todo o ano é o tropical úmido quente, com insignificante amplitude térmica anual e notável amplitude térmica diurna, especialmente no inverno.

MÉDIAS PLUVIOMÉTRICAS

► Em maio, a estimativa pluviométrica é de 80mm a 220mm; em junho ela varia de 10mm a aproximadamente 80mm.

► Em julho, baixa para 10mm a 30mm, e em agosto sobe novamente para 10mm a 70mm.

► Em setembro melhora, com a média de 30mm a 140mm.

► A média anual da precipitação pluviométrica varia entre 1.400 a 2.600 mm/ano.

Os dados da Rede de Estações Meteorológicas de Rondônia (Remar) e da Agência Nacional de Águas (ANA) se fundamentam na análise do período de 47 anos, de 1970 a 2017. A Sala de Situação da Sedam reúne ações integradas entre as coordenadorias de geociências e de recursos hídricos.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook