TJRO coordena evento nacional na Bahia

O II Encontro de boas práticas da Justiça Estadual ocorre de 19 a 20 de abril com participação de todos os tribunais.

Assessoria TJRO - com informações do TJBA
Publicada em 18 de abril de 2017 às 15:14
TJRO coordena evento nacional na Bahia

O Tribunal de Justiça de Rondônia coordena o Comitê Gestor da Justiça Estadual na Rede de Governança Colaborativa, estabelecida pelo CNJ que, neste mês de abril, nos dias 19 e 20, realiza o II Encontro de boas práticas da Justiça Estadual-batizado de Missão Humaitá, um evento que ocorre em Salvador-BA, com a participação de todos os tribunais.

Com objetivo de debater e trocar experiências sobre ações estratégicas do Judiciário, além de compartilhar iniciativas e lições aprendidas para impulsionar o cumprimento de metas nacionais no âmbito da justiça estadual, serão apresentadas 14 práticas e expostos 25 painéis, entre eles o projeto Abraço, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, uma referência na área, sobretudo pelo nível muito baixo de reincidência.

O painel apresentado pela psicóloga Mariângela Onofre e a assistente social Inês Oliveira, resgatará os ótimos resultados do programa, que substitui pena por sessões de terapia com agressores e vítimas de violência doméstica.

O presidente do Comitê Gestor da Justiça Estadual, desembargador Alexandre Miguel, será mediador da oficina de boas práticas, que será realizada no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Para o desembargador, que também é gestor de metas do TJRO, será um momento de grande aprendizagem para auxiliar no cumprimento das metas nacionais. "Estamos fechando com chave de ouro nossa coordenação no Comitê Gestor da Justiça Estadual", acrescentou o presidente, que chega ao quarto ano a frente do comitê.

Também participará do encontro a servidora Rosângela Vieira de Souza, secretária de planejamento do Tribunal de Justiça de Rondônia, que fará a abordagem metodológica da oficina de boas práticas.

A expectativa, segundo Pedro Vivas, coordenador de desdobramento e atualização do Planejamento Estratégico do TJBA., é de que cerca de 250 pessoas acompanhem no auditório a reunião, que também poderá ser assistida ao vivo pelo canal do TJBA no YouTube.

Para a diretora do Departamento de Gestão Estratégica e Planejamento (DEGEP) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Michele Vieira de Oliveira, que participará do encontro, “eventos como esse permitem valorizar o esforço de magistrados e de servidores que acreditam na Justiça”.

De acordo com a representante do TJRJ, reuniões de boas práticas promovem a difusão de projetos e iniciativas, além de reconhecerem o esforço intelectual e financeiro que cada tribunal aplicou para a melhoria da prestação jurisdicional.

“A melhor forma de compartilhar tais práticas é dar a oportunidade àqueles que as desenvolveram apresentá-las, uma vez que, não raro, são pessoas que abdicam de horas de lazer em prol da melhoria dos serviços prestados pelos tribunais onde trabalham”, acrescenta.

Por sua vez, o assessor de planejamento do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Wanderley Horn Hülse, ressalta que o encontro reunirá as melhores práticas dos tribunais de justiça estaduais relacionadas com o alcance das metas nacionais do Poder Judiciário.

Também compõem a coordenação da Justiça Estadual o TJTO subcomitê Norte, TJSE sub Nordeste, TJDFT, sub Centro Oeste, TJRJ sub Sudeste e TJSC sub Sul. Ao final dos trabalhos, uma pesquisa de satisfação, por meio de formulários, será entregue aos participantes e espectadores do evento.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook