Trabalhadores e estudantes se reúnem nesta manhã na Assembleia Legislativa contra Reforma da Previdência

Vários sindicatos convocaram suas respectivas categorias, grupos estudantis se mobilizaram, e os dirigentes das executivas estaduais das centrais sindicais CSB e Pública...

Publicada em 20 de março de 2017 às 09:21:00

A audiência pública que acontece na manhã desta segunda-feira (20), no plenário da Assembleia Legislativa, deve marcar a inserção dos trabalhadores de Rondônia  no debate sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 287), que versa sobre a Reforma da Previdência.

Vários sindicatos convocaram suas respectivas categorias, grupos estudantis se mobilizaram, e os dirigentes das executivas estaduais das centrais sindicais CSB e Pública também fizeram convocação para que as associações e sindicatos filiados participem. Parlamentares da bancada federal de Rondônia foram convidados.

Em nota, o SINGEPERON (Sindicato dos servidores da Sejus) destacou que essa audiência é uma oportunidade para apelar aos parlamentares da bancada federal para que reforcem a luta de oposição à proposta no Congresso Nacional, considerando que “representa uma ameaça ao futuro previdenciário dos trabalhadores”.

Para o presidente do SINGEPERON, Sidney Andrade, mudanças previstas na proposta da Reforma, como exigir do trabalhador a contribuição por 49 anos para obter a aposentadoria integral, “são, no mínimo, absurdas”.

“O movimento sindical de Rondônia repudia essa iniciativa do Governo Federal”, declara o sindicalista Francisco Roque, dirigente do Sindicato dos Servidores do Judiciário (SINJUR).  Ele ainda afirma que essa reforma “é um acinte ao direito dos trabalhadores e uma afronta”.  E se for aprovada, “muitos de nós não conseguirá se aposentar”, completa Roque.

 

Pontos preocupantes

Dentre os pontos mais preocupantes na proposta de reforma estão a exigência de idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem, o tempo de 49 anos de contribuição para acesso à aposentadoria integral, e a precarização da aposentadoria do trabalhador do campo.

“Mulheres são as mais prejudicadas”, destaca Mara Valverde, diretora do Sindicato dos servidores do Legislativo Estadual (SINDLER), e militante social. Mara reitera dizendo que essa audiência pública é um evento importante por reunir várias classes de trabalhadores e trabalhadoras de Rondônia, propiciando uma manifestação coletiva da indignação”.

A audiência foi requerida conjuntamente pelos deputados estaduais Anderson do Singeperon (PV) e Maurão de Carvalho  (PMDB). Na justificativa, o deputado Anderson argumentou: “Essa proposta esfacela a Previdência Social como hoje conhecemos, uma vez que ela não visa o equilíbrio financeiro do regime atual, mas a sua implosão”.

 

Lucas Tatuí Libarino - Jornalista