Tribunal de Justiça valida novo fluxo de contratação

O desenho foi feito pelos próprios servidores durante oficina.

Assessoria/TJ-RO
Publicada em 13 de novembro de 2017 às 16:00
Tribunal de Justiça valida novo fluxo de contratação

A preocupação com a melhoria nos processos administrativos e nas práticas de gestão do Poder Judiciário, levou o Tribunal de Justiça de Rondônia a desenvolver o projeto de “Gestão de Qualidade dos Processos”, que teve etapa importante nesta semana com a oficina de Contratações. A oficina conduzida pela Sepog- Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Gestão Estratégica teve participação de todas as unidades gestoras do TJRO e culminou com a validação das práticas estabelecidas nesta sexta-feira, dia 10, na Escola da Magistratura de Rondônia.

A exemplo da oficina de “Planejamento e Gerenciamento de Projetos”, realizada no final de outubro (17 a 20), e validada dia 3 de novembro, a de “Contratações” teve a mesma metodologia, ou seja, o mapeamento das rotinas, a análise da eficiência e a proposições de mudanças. “Quem lida diariamente com os processos é o mais indicado para identificar os gargalos e propor inovações. Nosso papel é auxiliar nesta busca pela otimização”, disse a Secretária da Sepog, Rosângela Vieira de Souza.

Segundo Rosângela, todo o trabalho persegue a padronização e a automatização dos processos, além da construção de um sistema de medição de desempenho para possibilitar o gerenciamento das rotinas e a avaliação de desempenho da prestação jurisdicional.

Na validação da oficina de “Planejamento e Gerenciamento de Projetos”, o presidente do TJRO, desembargador Sansão Saldanha, elogiou o trabalho dos gestores que, além de contribuir com os objetivos do projeto, trouxeram observações importantes para a modernização da administração pública. “Sabemos que isso tudo tem como objetivo final o melhor atendimento ao cidadão, e esse é o maior ganho”, avaliou,

Na oficina de Contratações, o detalhamento é mais amplo e demanda ainda mais empenho, pois a carga de responsabilidade com os recursos público demanda todo o cuidado e controle possíveis. Afinal, a gestão de processos deve estar focada em resultados, em termos de impacto no bem-estar social e em racionalização no uso dos recursos públicos. Para isso, é de fundamental importância reduzir os excessos da burocracia, descentralizar decisões e eliminar exigências desnecessárias que comprometem a prestação de serviços ágil e transparente.

Também participaram da validação na primeira oficina a equipe que integra a transição da cúpula administrativa, inclusive o próximo presidente, o desembargador Walter Waltenberg, que darão continuidade às mudanças já em andamento.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook