TST marca audiência de conciliação para esta quarta-feira

Na última quinta-feira (28), o ministro reconheceu como abusiva a paralisação de empregados dos Correios, iniciada no dia 19 de setembro.

Assessoria
Publicada em 03 de outubro de 2017 às 13:22

O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Emmanoel Pereira, agendou para esta quarta-feira (4), às 16h, em Brasília, audiência de conciliação entre os Correios e as federações representantes dos trabalhadores.

Na última quinta-feira (28), o ministro reconheceu como abusiva a paralisação de empregados dos Correios, iniciada no dia 19 de setembro. Em seu despacho, Emmanoel Pereira declarou que “houve adesão à greve com a negociação ainda não encerrada, o que implica na abusividade”.

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) iniciou a paralisação nas suas bases sindicais antes de ser apresentada a proposta financeira, entre outras cláusulas que estavam sendo discutidas nas negociações.

Após os Correios e a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) chegarem a uma proposta de Acordo Coletivo de Trabalho para o biênio 2017/2018, que contemplava reajuste de 3% nos salários e benefícios a partir do mês de janeiro de 2018 e manutenção do ACT 2016/2017, as bases sindicais da Findect votaram em assembleias pela rejeição da proposta e decidiram aderir ao movimento, sem uma contraproposta.

Serviços - Em todo o Brasil, a rede de atendimento está aberta e todos os serviços, inclusive o SEDEX e o PAC, continuam disponíveis. Apenas os serviços com hora marcada (Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje, Disque Coleta e Logística Reversa Domiciliária) estão suspensos.

Mutirão - Os Correios entregaram neste fim de semana (30 de setembro e 1º de outubro) mais de 4,5 milhões de cartas e encomendas no mutirão realizado nas localidades em que há paralisação parcial. A ação, que contou com a participação de mais de 15 mil trabalhadores, também triou (preparou para a entrega) mais de 5 milhões de objetos postais.

Nesta segunda-feira (2), 85,56% dos empregados (92.898) trabalharam normalmente em todo o país. Desde a última sexta-feira (29), mais de 1.200 empregados retornaram aos seus postos de trabalho.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook