Um apelo à Luciana Oliveira

Nada mais me abateu do que esta fatídica e triste notícia, que espero, seja falsa e que a amiga não caia nesta armadilha neste exato momento em que Porto Velho, Rondônia e o Brasil precisam muito de pessoas como ela.

Professor Nazareno*
Publicada em 19 de fevereiro de 2018 às 09:56
Um apelo à Luciana Oliveira

O jornalista Vinicius Canova, do Rondoniadinamica; a jornalista, blogueira e ativista Luciana Oliveira e o polêmico - e provocador - professor Nazareno

Com muita tristeza tenho acompanhado pelas redes sociais que a jornalista, ativista social e blogueira de Porto Velho, Luciana Oliveira da Silva, seria candidata a Deputada Estadual por Rondônia. Nada mais me abateu do que esta fatídica e triste notícia, que espero, seja falsa e que a amiga não caia nesta armadilha neste exato momento em que Porto Velho, Rondônia e o Brasil precisam muito de pessoas como ela. O seu trabalho crítico é de extrema importância. Com o recente advento das redes sociais não seria o premeditado fim da Luciana como pessoa crítica, como alguém que propaga a dialética e que abre os olhos da população explorada? Temo que decisões mais poderosas já tenham encontrado um meio “legal” de calhar-lhe a voz e de colocá-la na mesma esparrela que sempre ditou as grotescas decisões da nossa sociedade.

Luciana, assim como qualquer outro brasileiro que goze dos seus plenos direitos e deveres políticos tem todo o direito de ser candidata a qualquer cargo eletivo. Porém, o momento talvez não seja agora. Ela pode até dizer que na Assembleia Legislativa ou em qualquer outro pedestal ou janela sua voz ganhará mais força, mais altivez. Acho que não. Ela só poderá concorrer a qualquer cargo eletivo se for filiada a um partido político, se já não for (tremo na alma só de pensar nisto). Se eleita, perderíamos uma das melhores ativistas políticas dos últimos tempos. E na primeira crítica ou autocrítica mais dura à atuação de seus pares seria sem dó expulsa e até poderia perder o mandato. O trabalho dela hoje nas redes sociais é importante para todos nós enquanto sociedade esquecida e explorada pelo poder. E ela nunca correu risco de perder cargo nenhum.

O vídeo que ela produziu para a campanha fascista da Rede Globo, por exemplo, já atingiu quase três vezes o tamanho da população de Rondônia. Como deputada será que “Sua Excelência” poderia se arriscar com uma publicação destas? Acho que não. Mas sendo a ativista crítica que “desce o cacete” no erro e na estrutura de poder vigente não tem problemas. Acho que ela vai servir a este mesmo poder e talvez com ele compartilhar ou até mesmo compactuar. Alex Palitot, o atuante vereador, perdeu muito do seu encanto como um dos melhores professores de História da região para servir ao mesmo partido dos Capixabas, por exemplo. Hoje ele é sabotado na Câmara de Vereadores e seu trabalho não tem sido fácil. Dizem até que o “caçador de corruptos” mais competente da História de Rondônia será candidato a governador. Uma tristeza.

Eu não faria isto, Luciana! O momento talvez não seja agora. Primeiro tentamos mudar a tradicional estrutura podre e depois entramos. Eu há quase 40 anos ainda resisto às investidas de quem quer me fazer mudar de pensamento por que se incomoda com o meu pensamento. Nunca permitirei que me chamem de excelência, apenas de senhor já me basta. Não entre nessa, amiga! Se eleita você morre como ativista política e blogueira além de ser obrigada talvez a defender canalhas. Se perder, terá um fim mais melancólico ainda. Só na possibilidade de ser candidata a um cargo na política, ela parece que já está se alinhando aos discursos corriqueiros dos políticos tradicionais: “se aceitar ser candidata, vou perseguir a lealdade com pessoas que me enxergam como o senhor, professor. Não serei uma nova cara na política, mas uma forma diferente de atuar na política”, disse. Dessa vez não acreditei na Luciana Oliveira: uma nova cara?

*É Professor em Porto Velho.

Comentários

  • 1
    image
    L James 19/02/2018

    Desse tipo de gente o Brasil já esta cheio, e que levou nosso pais até o fundo do poço. Tomara que essa mulher não saia candidata mesmo, pessoas com as ideologias como as dela, e que defende a mesma bandeira que ela, quase acabou com nosso país, esse tipo de gente é a escoria da sociedade. não queremos que o brasil vire uma Venezuela.

  • 2
    image
    miguel roumié júnior 19/02/2018

    Em relação ao artigo que fala da possibilidade da amiga Luciana Oliveira ser candidata a Deputada Estadual onde vc Professor Nazareno implora para que ela não atende esse pleito, eu penso ao contrário,. VÁ LUCIANA. Vá é prove se você será capaz de manter seu discurso sem entrar nas maracutaias do esquema político. Seja forte.Ir somente quando seu partido detém maioria deve ser moleza como quer o Professor nazareno. Quero ver é estar lá sendo minoria e não coadunar com o esquema dos votos. Vá lá e me prove que é possível. Afinal estamos torcendo por uma renovação e por mais que já eu já tenho o meu pré candidato na minha cabeça vpocê é uma boa indicação sim. Quanto ao fato do Professor Alex Palitot não está conseguindo fazer seu trabalho aparecer em virtude de está sendo engolido pelo partido, penso que o pessoal que votou nele está acompanhando isso e vendo que ELE está trabalhando. Já o PARTIDO pode está ATRAPALHANDO. Hoje o povo está mais atento e vendo o jogo ser jogado.

  • 3
    image
    vitor 19/02/2018

    Não acompanho a Luciana, mas pelas descrições do nobre professor é uma ativista que contribui para a democracia. Apesar de respeitar o posicionamento, não concordo com o mesmo. Se pessoas que pensam e agem diferente não entrar na politica com cargos eletivos como poderemos mudar a situação em que nos encontramos. Esse pensamento nos leva a eterna covardia de dizer que quem entra na politica vira corrupto e ladrão. Não será a hora de pessoas de bem ser maioria no congresso, nas assembleias e camaras de vereadores? ele fala dos partidos como algo nefasto. os partidos são compostos de pessoas que são eticos ou não. se os eticos não tomarem seus lugares esses mesmos serão tomados pelos não eticos. a falta de posicionamento dos "bons" que levaram o Brasil onde estamos. O discurso de que todos que se mete na politica são corrompidos só nos leva mais para o fundo do poço sem perspectiva de mudanças. que todos os bons saiam candidatos e sejam maioria para fazer a diferença, e as mudanças que nosso pais precisa.

  • 4
    image
    Christian 19/02/2018

    Lula representa a esquerda, o povo esquecido, sofrido.... kkkkkk brincadeira hein. O pai dos pobres hoje é milionário. O pai dos pobres que defende o SUS e é atendido no Sírio Libanês. O pai dos pobres que tem um tríplex e os seus filhos o minha casa minha vida. Faça-me o favor o pessoal da esquerda. Vimos muito bem isso em Cuba e e Venezuela. Enquanto seus ditadores e pais de pobres vivem bem os seus "filhos" os pobres passam fome. Quero ver um pobre igual o Lula ter embargo de declaração e dezenas de habeas corpus. Os filhos do pai dos pobres realmente são pobres e estão cada dia mais pobres. Filas em mais filas em hospitais e outras mazelas sociais. Desculpe mas quem defende o PT não tem amor aos que mais precisam. Só vemos o discurso de que quando chegar lá tudo vai ser diferente. Ai quando chegam lá dizem: Sou apenas um e por isso não consigo mudar o sistema opressor. Mais uma lorota de ano político.

  • 5
    image
    Antonio Carlos 19/02/2018

    Como diz o Denilson show moiouuuu

  • 6
    image
    Henry 19/02/2018

    Uma coisa é ter seguidores em redes sociais, com milhares de curtidas etc.. Outra coisa é essas milhares de curtidas transformarem em votos suficientes para que a eventual postulante conquiste uma cadeira na tão famigerada ALE-RO.

  • 7
    image
    Marcio 19/02/2018

    Deixa ela sair Nazareno, ela não tem voto nem para inspetor de quarteirão!

  • 8
    image
    DOMINGOS 19/02/2018

    Luciana temos que fazer a aposta em outras pessoas, voto em LUCIANA, sangue novo nas ideias.

  • 9
    image
    guido 19/02/2018

    Só de defender abertamente a classe dos Petralhas posso garantir que essa moça vai 'nadar na melancia'. Tava na cara que suas críticas contra a justiça que que colocou os ladrões do Luladrão na cadeia era por notariedade na mídia para tentar ser mais uma dessa banda podre do PT. Mas será mesmo queo PT de RO vai eleger essa moça??? A dica do professor Nazareno é uma alerta...

  • 10
    image
    guido 19/02/2018

    Só de defender abertamente a classe dos Petralhas posso garantir que essa moça vai 'nadar na melancia'. Tava na cara que suas críticas contra a justiça que que colocou os ladrões do Luladrão na cadeia era por notariedade na mídia para tentar ser mais uma dessa banda podre do PT. Mas será mesmo queo PT de RO vai eleger essa moça??? A dica do professor Nazareno é uma alerta...

  • 11
    image
    Luciana Oliveira 19/02/2018

    Na contramão de muitos leitores, admiro e respeito o professor Nazareno e recebo seu apelo com gratidão. Seus argumentos são racionais, mas não podem significar uma verdade absoluta. Pela ótica da recusa à vida pública, ao mandato eletivo, só se atinge à submissão ao modelo que não funciona. Todos falam e cobram mudanças nas condutas parlamentares, mas poucos se atrevem. Se decidir concorrer, obviamente que terei que mudar minha conduta nas redes sociais e até na militância nas ruas e muito em função do decoro parlamentar e da disciplina partidária. Só que isso não significa trair uma pauta de lutas. De forma alguma. O mandato potencializa e muito a luta por justiça social. É um acesso legítimo o que ocorre por força de ativismo, do contrário só se dá com dinheiro, máquina social ou classista e ainda por herança de oligarquias políticas. Compreendo o temor do professor e acredite, é que me faz relutar. Mas, chega um momento da vida em que chamados não são opção, mas dever. Se encarar esse desafio, não quero ser vista como uma cara nova na política. Faço política sem mandato. Sou a cara da cidades e das pessoas que aqui vivem e já não suportam a mesmice no poder. Sou o todo, a pluralidade.

  • 12
    image
    FIGUEIREDO 19/02/2018

    COM RAZÃO PROFESSOR NAZARENO. DO JEITO QUE A JORNALISTA É "CONHECIDA" SEUS ELEITORES NÃO VÃO DAR PARA UMA PARTIDA DE DOMINÓ EM DUPLAS.

  • 13
    image
    Lucas de Paula 19/02/2018

    o dinheiro nao é meu... deixa gastar tudo comprando voto kkkkkkkkkk

  • 14
    image
    Nazareno sóbrio 19/02/2018

    Essa Luciana Oliveira é só mais uma das militantes alienadas e que só serve como massa de manobra da esquerda. Ficou calada durante anos do governo petista e de repente, após o impeachment, ou "górpi, como ela insiste em relinchar, começou a vê os defeitos do "Brazzel". O facebook dela mostra quem ela é. Uma completa adoradora de bandido. Cada post é algo sobre o "coitadinho" do Lula "perseguido". Essa mulher é só um desserviço à sociedade.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook