Um excelente cabo eleitoral

A situação do ex-secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel (PMDB), candidato do partido do governador Confúcio Moura a prefeito de Porto Velho, não é animadora. E pode ficar pior.

Publicada em 26 de August de 2016 às 11:26:00

Valdemir Caldas

Que o governador Confúcio Moura (PMDB) é uma liderança política incontestável, não se tem dúvida - qualidade essa reconhecida, inclusive, até por adversários. Os números falam por si sós. Foram dois mandatos como prefeito de Ariquemes, três como deputado federal, e governador de Rondônia em seu segundo mandato.

Confúcio tem seus erros, admita-se. Afinal de contas, ninguém é perfeito. Seu governo enfrenta problemas em setores específicos. Isso é palmar, mas se não pode negar que ele desfruta de considerável aceitação popular, capaz de influir no resultado das eleições municipais de outubro próximo.  

Mas essa popularidade não se vem refletindo positivamente na campanha do candidato de seu partido à prefeitura de Porto Velho, Williames Pimentel. Prova disso é que ele ainda não conseguiu decolar nas pesquisas. Por isso, Confúcio vai precisar mergulhar de cabeça na campanha, não somente para a prefeitura da capital, como também nas principais cidades do interior.

A situação não é animadora. E pode ficar pior. O governador é um excelente cabo eleitoral, mas se não pegar seu ex-secretário de saúde pelo braço e correr os bairros e distritos de Porto Velho, Pimentel corre o risco de ser escalpelado nas urnas, o que seria um desgaste muito grande para o dirigente estadual.

O candidato do PSDB enfrenta dificuldades e não consegue mostrar-se viável.  O atual prefeito e candidato Mauro Nazif (PSB) amarga altos índices de rejeição. O candidato Ribamar Araújo (PR) continua patinando nas sondagens, enquanto o Léo Moraes (PTB), apesar dos problemas enfrentados pelo seu vice, vem avançando muito. Se o governador segurar o timão da nau, abrir-se-á um mar de perspectivas para a candidatura de Pimentel. Caso contrário, sua campanha será um fiasco.