Um país de vários carnavais

Além das capitais, o espírito carnavalesco vai tomar conta de municípios do interior e litoral. As cidades esperam receber milhares de foliões e não ficam para trás no quesito alegria

Por Nayara Oliveira | Agência de Notícias do Turismo
Publicada em 12 de fevereiro de 2018 às 11:35
Um país de vários carnavais

Crédito: Fernando Maia/ MTur

Quando se trata de uma das festas mais tradicionais do país, as cidades brasileiras dão um show na folia e se engana quem pensa que a festança fica restrita aos grandes centros urbanos. Para o turista que quer fugir das badaladas capitais, mas não abre mão de curtir a folia, a dica é se programar para conhecer as cidades do interior e do litoral, que já estão aquecendo os tamborins, preparando os confetes e aguardando a chegada dos foliões. Os municípios prometem uma festa com direito a trios elétricos, bailes, bloquinhos, desfiles e marchinhas.

Animou para cair na folia? Legal, mas é preciso, primeiramente, estar preparado (a) para curtir um carnaval sem perrengues. Para isso, o Ministério do Turismo disponibiliza o guia Viaje Legal, onde o visitante confere dicas para uma viagem segura. A partir daí tudo fica mais tranquilo e agora sim é hora de se concentrar na escolha do destino carnavalesco. 

NORTE

Crédito: Roberto Castro/ MTur

Bragança/ PA (foto acima) – Marchinhas, axé, frevo, samba e tecno brega irão animar os foliões do carnaval de Bragança. Além da diversidade na música, a folia paraense também trará diferentes tipos de atrativos: vai ter rei momo, musa do carnaval, musa gay e escolas de samba. São esperadas 100 mil pessoas e a programação é para todas as idades, com blocos tradicionais para adultos e crianças.

Gurupi/ TO – O carnaval de rua faz parte dos 59 anos de história do município que chegou a atrair, durante a folia dos últimos anos, mais de 100 mil pessoas. Na cidade, vai ter música pop, sampa, axé, pagode, sertanejo, além das tradicionais marchinhas que alguns blocos fazem questão de manter. Em 2018, os shows de Israel e Rodolfo, Mano Walter, Calcinha Preta, Hugo e Gabriel e John Geração são alguns dos atrativos de Carnaval.

SUDESTE

Diamantina/ MG – A alegria é considerada patrimônio no município mineiro e serve como tema do Carnaval de 2018. Em Diamantina, grandes nomes carnavalescos dividirão palco com músicos da cidade em meio a uma arquitetura histórica, o que deixa o evento ainda mais convidativo para quem quer viver um carnaval dançante e cultural. A folia começou mais cedo, dia 7 de fevereiro, com apresentação do Bloco dos Deuses e a maior orquestra de sopros já organizada no município, formado por bandas e músicos da cidade e dos distritos.

Paraty/ RJ – Um carnaval um tanto pré-histórico acontece em Paraty e atrai turistas que procuram participar de uma folia “diferente”. No Bloco da Lama, os foliões vestem adereços que remetem aos tempos de homens e mulheres das cavernas e tomam um banho de lama para espantar as energias ruins. A tradição começou em 1986 quando um grupo de amigos brincavam de lama no mangue e perceberam que estavam irreconhecíveis.

CENTRO OESTE

Goianésia/ GO – A Avenida Goiás vai ficar pequena para os milhares de foliões que são esperados em Goianésia.Famosa por proporcionar carnavais inesquecíveis no estado, o município vai trazer para seus foliões shows de grandes artistas nacionais e internacionais do sertanejo (ritmo mais tocado na região), axé e eletrônica. Zé Neto e Cristiano, Cléber e Cauan, Araketu e Sevenn são alguns desses nomes. Os shows começam na sexta-feira (09) e terminam na segunda (12).

Corumbá/ MS – Roda e escola de samba, marchinhas e blocos tradicionais comporão a festa em Corumbá, que espera receber 20 mil foliões. As atrações no município contemplam foliões de todas as idades e oferecem música, concurso de fantasia e a passagem de blocos como Sandálias de Frei Mariano, Sem Limite na Folia, Cibalena, além de atrações de Baile Infantil e Carnaval da Melhor Idade. O Carnaval em Corumbá será encerrado em 17 de fevereiro com um show de música gospel. http://www.corumba.ms.gov.br.

Créditos: Fernando Maia/ MTur

NORDESTE

Correntina/ BA – São 100 anos de carnaval correndo nas águas – e nas veias - de Correntina. A festa vai presentear os 40 mil foliões esperados com os ritmos do axé retrô e swingueira.  O show fica por conta de bandas nacionais – muitas delas do próprio estado, o que valoriza ainda mais a alegria e musicalidade baiana - que percorrerão as ruas da cidade em trios elétricos.

Bezerros/ PE -  O frevo é o ritmo que embala Pernambuco durante o carnaval e os papangus – ou mascarados - de Bezerros, cidade do agreste pernambucano, fazem bonito quando o assunto é folia. O carnaval por lá é um dos mais procurados do estado e não é para menos: as ruas se enchem de cores e dança, o que atrai foliões de outras regiões. A “Folia do Papangu” teve início no século XIX e já virou tradição para os carnavalescos que desejam vivenciar uma festa histórica. 

SUL

Joinville/ SC – Em Joinville, o visitante vai vivenciar um Carnaval com desfile de seis escolas de samba - Unidos pela Diversidade, Dragões do Samba, Príncipes do Samba, Fusão do Samba, Unidos do Caldeirão e Acadêmicos do Serrinha -  e apresentações de blocos. A abertura começa com o Grupo Afoxé Omilodê que vai lavar a avenida, como faz tradicionalmente nos carnavais da cidade. Também serão escolhidos os membros da Corte do Carnaval de Joinville 2018, onde haverá a coroação da princesa, rainha e rei Momo.

Tramandaí/ RS – Mais abaixo do mapa do Brasil, a cidade de Tramandaí também estará realizando um carnaval que mistura as tradições gaúchas aos desfiles e shows da época.  São esperadas mais de 400 mil pessoas nos dias de folia. O público participará de shows, seguirá trios elétricos e dançará nos blocos tradicionais como o Empurra Eu, Suco Louco, Sindi Saúde, Estoura Botão, Beija Eu. Para animar ainda mais, a cidade receberá dois outros blocos da capital Porto Alegre. A festa vai ser grande!

CARNAVAL LEGAL – Destino escolhido? Agora é procurar meios de hospedagem, acampamentos turísticos, guias ou agências de viagens que estão em conformidade com a lei. Isso vai garantir a segurança do folião na hora de utilizar algum desses recursos. Antes de fazer as malas, entre no site do Cadastur pesquise pelo prestador turístico que deseja contratar.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook