Viveiro Cidadão capacita produtor rural para processo de enxertia

Entre as ações desenvolvidas pelo projeto Viveiro Cidadão, no que tange a recuperação de áreas degradadas, está o processo de educação ambiental aos produtores rurais e seus familiares.

Assessoria
Publicada em 12 de fevereiro de 2018 às 10:21
Viveiro Cidadão capacita produtor rural para processo de enxertia

Com suas atividades retomadas desde setembro de 2017, o projeto patrocinado pela Petrobras está atuando na promoção da recomposição florestal de 100 hectares de áreas desmatadas em oito municípios da Zona da Mata rondoniense, realizando intervenções nos espaços de área de preservação permanentes (APP) e também em reservas legais.

Entre as ações desenvolvidas pelo projeto Viveiro Cidadão, no que tange a recuperação de áreas degradadas, está o processo de educação ambiental aos produtores rurais e seus familiares.  Para tanto a equipe técnica do Viveiro realizou esta semana na linha 164, Km 13 Sul um mini curso de capacitação e aperfeiçoamento da técnica de enxertia.

O processo consiste na junção de partes de plantas de modo que as mesmas irão unir-se e desenvolver-se formando uma única planta. A capacitação foi ministrada pelo assessor técnico do projeto, Marcos Antônio de Souza, com apoio dos viveiristas Dyetmar Kester, Wendel Radin, Mailza Ferreira, a assistente técnica Suellen Rodrigues e a estagiária Vanessa Maneti.

Beneficiário do projeto, o agricultor Helvercio Jose de Almeida, foi o primeiro receber a capacitação tendo 871 mudas de variadas espécies de Cacau clonal enxertado em sua propriedade, o material utilizado foi retirado da matriz fornecedora localizada a Linha Kapa 4, no município de São Felipe, na propriedade do senhor Roberto Fernandes Sabino com material genético da CEPLAC.

Até 2019 os beneficiários do projeto irão participar de cursos de capacitação e orientações sobre o plantio e recuperação de áreas, além de subsídios e infraestruturas para recuperação das áreas degradadas.

Para mais informações sobre os benefícios, os interessados poderão ligar no 69 98482-6599 ou 69 3224-7870 ou ir até o viveiro situado na RO 010 – km 5,5 saída para Novo Horizonte em Rolim de Moura (RO).

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook