3º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilombo valoriza tradições afro-brasileiras em Pimenteiras do Oeste (RO)
Evento celebrou memória, resistência e diversidade afro-brasileira com oficinas, exposições, apresentações culturais e shows musicais em Pimenteiras do Oeste (RO)
Entre os dias 17 e 21 de setembro de 2025, a Comunidade Quilombola de Santa Cruz, localizada em Pimenteiras do Oeste (RO), foi palco do 3º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilombo, evento que reuniu memória, resistência e diversidade afro-brasileira em Rondônia.
Promovido pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA), o festival foi contemplado pelo Edital nº 10/2024/SEJUCEL-SIEC LPG – Fomento para Produção de Artes Integradas Rondoniense, via Lei Paulo Gustavo, garantindo programação gratuita e aberta ao público.
O festival contou com oficinas de fotografia criativa e artesanato com palha de buriti, além de uma exposição fotográfica e uma mostra literária sobre a cultura afro-brasileira. Também foram realizadas rodas de conversa com a participação do sociólogo, exibição de documentários e servidos alimentos tradicionais da comunidade quilombola. Uma homenagem especial foi dedicada aos membros da Comunidade de Santa Cruz.
O festival ainda foi marcado por apresentações artísticas que valorizaram a tradição e a diversidade cultural: danças afro-brasileiras, desfile cultural e shows musicais de artistas como Abidu, Pagode do Guaporé, Will Lazaro e Banda, Alexandro dos Teclados e Matheus Santos, Gabi Shima, Paulinho Prime, Alipe Alves e Banda Chevy & os Galácticos.
De acordo com a presidente da ACEMDA, Andréia Machado, a acessibilidade foi prioridade em toda a programação:
“Todas as atividades tiveram interpretação em Libras e classificação livre, reforçando nosso compromisso com a inclusão. Gostaria de agradecer a todas as pessoas que participaram desta terceira edição. Cada atividade foi pensada para dar visibilidade à memória e ao legado da comunidade, um dos pilares da cultura afro-brasileira em nosso estado.”
As atividades do festival aconteceram na Escola Estadual Inácio de Castro e no Centro de Eventos Paula Leite Ribeiro, fortalecendo a interação entre comunidade, artistas e visitantes.
Mais do que um evento cultural, o 3º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilombo reafirmou-se como um espaço de fortalecimento identitário, celebrando a resistência quilombola e valorizando a riqueza da diversidade cultural de Rondônia.
Feirão do Produtor de Jaru reúne 70 agricultores familiares
O Feirão do Produtor Rural não só garante produtos de alta qualidade, como também se tornou um ponto de encontro tradicional na cidade
Deputado protocola decreto contra privatização da saúde pelo governador Marcos Rocha
Delegado Camargo alerta que a empresa declarada vencedora da licitação, Aliança Saúde e Participações S.A., não possui experiência em gestão de hospitais de alta complexidade em contratos desse porte
Atuação de órgãos viabiliza concurso público da CMPV
Tudo certo, agora é para valer, o concurso vai mesmo ser realizado. Esse será o terceiro concurso aplicado pela Câmara Municipa




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook