38º Encontro de Magistrados foca em inovação em Porto Velho
Evento destaca ações voltadas à justiça humanizada e à proteção da integridade de magistradas e magistrados
Com o tema "Poder Judiciário e os Desafios do Século XXI: Inovação, Sustentabilidade e Justiça Humanizada", o 38º Encontro de Magistradas e Magistrados da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre reuniu, entre os dias 7 e 9 de outubro, nomes de destaque do Judiciário, Ministério Público e forças de segurança para três dias de intensas atividades formativas, reflexivas e práticas.
Promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Ejud-14) com apoio do Sicoob CrediJud, o evento ocorreu em diferentes espaços de Porto Velho, com abertura no Green Garden Eventos e programação complementar nos auditórios do TRT-14, da Polícia Civil e da própria Ejud-14 e visita ao Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
Diversidade de olhares
Entre os destaques do encontro esteve a pluralidade de docentes e instituições envolvidas. As palestras e treinamentos contaram com representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), do Ministério Público do Trabalho em São Paulo (MPT-SP), do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6/PE) e da Polícia Civil de Rondônia.
“Essas trocas interinstitucionais são fundamentais para pensarmos soluções criativas e sustentáveis para os desafios da jurisdição trabalhista”, afirmou o conselheiro do CNJ, Guilherme Guimarães Feliciano, que conduziu a conferência de abertura do evento. Ele destacou ainda que a preservação ambiental e a aplicação da inteligência artificial no Judiciário não são temas do futuro, mas uma demanda urgente do presente.
A tarde foi realizada a palestra "Modelos Colaborativos de Inovação e Transformação do Poder Judiciário”, com o juiz do TJRO. A exposição abordou práticas de inovação institucional com foco na gestão colaborativa, na humanização do atendimento e na eficiência dos serviços judiciários, destacando experiências locais e ferramentas tecnológicas aplicadas no TJRO.
Justiça humanizada
A programação também contemplou temas sensíveis e contemporâneos. O procurador do Trabalho do MPT-SP e professor Rodrigo Mesquita conduziu reflexões sobre justiça humanizada, relações de trabalho e transformação social, reforçando a importância da escuta e da empatia nas decisões judiciais.
Um dos momentos mais participativos da programação foi o Curso Teórico e Prático de Instruções de Segurança e Defesa Pessoal, voltado a magistradas e magistrados. O treinamento foi ministrado por agentes da Polícia Civil de Rondônia, com atividades nos dias 8/10 e 9/10, em locais estratégicos como o Complexo da Polícia Civil e a Academia de Polícia.
Encerramento do encontro
Na quinta-feira, 9/10, a diretora da Escola Judicial do TRT-14 (RO/AC), desembargadora Cesarineide Lima, acompanhada de seis magistrados do trabalho, realizou uma visita técnica à Central de Processos Eletrônicos do Tribunal de Justiça de Rondônia, no Fórum Geral César Montenegro, em Porto Velho. A visita, ocorrida na quinta-feira (9), foi conduzida pelo juiz Cristiano Mazzini, do TJRO, e promoveu a troca de experiências sobre inovação tecnológica e gestão de processos judiciais no ambiente digital.
O presidente do TRT da 14ª Região, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, destacou: “A Escola Judicial cumpre um papel estratégico na formação contínua da magistratura e na promoção de debates que enfrentam, com profundidade, os desafios mais urgentes do nosso tempo.”
OIT em foco
O encontro foi encerrado com a contribuição da juíza Luciana Conforti, do TRT-6 (PE), cuja palestra sobre as convenções fundamentais da OIT reforçou a importância de alinhamento das práticas jurisdicionais aos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil em articulação com a Agenda 2030 da ONU.
Para a diretora da Escola Judicial, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, o encontro reafirma o compromisso institucional com a excelência e a sensibilidade na prestação jurisdicional. “Reunimos aqui experiências que nos instigam a sermos não apenas juízes técnicos, mas agentes de transformação social”, disse.
Rondônia merece mais, muito mais...!
Rondônia merece mais, muito mais do que a lista de possível candidatos que se apresenta hoje
Três cidades de RO ganham novas rádios comunitárias
Portarias com as outorgas de autorização foram publicadas pelo Ministério das Comunicações no DOU desta sexta-feira (10)
Divulgado resultado das inscrições do Morar Melhor II em RO
Com a divulgação dessa nova lista, o governo de Rondônia avança mais uma etapa importante no processo de seleção dos beneficiários para o empreendimento




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook