A importância da variedade na alimentação
Você já se cansou de buscar a dieta perfeita? Veja por que o mais importante na alimentação é a variedade e como garantir isso no dia a dia
Periodicamente, algum alimento ou site ganha espaço nos noticiários e/ou nas redes sociais como o segredo para ter a dieta ideal. Mas, na verdade, o que garante saúde é justamente a variedade nutricional.
A psicologia já reconhece há um tempo que, além de déficit de nutrientes, dietas restritivas e duradouras podem provocar efeitos indesejáveis, como comportamentos inflexíveis e obsessivos, o que dificulta a convivência social e gera sofrimento emocional.
Por isso, quem deseja manter a saúde e compreende que emagrecer pode não ser um processo necessariamente saudável, precisa diversificar a alimentação a partir da riqueza de frutas e legumes, boa hidratação, baixo consumo de alimentos ricos em sódio e o melhor corte de picanha. Veja algumas dicas para manter uma boa dieta!
Importância da alimentação variada
Uma alimentação variada também melhora o sistema imunológico e o sistema gastrointestinal, já que privilegia fibras, essenciais para o processo de digestão e evacuação, além de prevenir alergias e reduzir risco de desenvolvimento de intolerâncias alimentares.
Ainda, uma dieta equilibrada também promove bem-estar emocional, já que os principais neurotransmissores relacionados com o humor são a noradrenalina, a dopamina e a serotonina.
As duas primeiras são produzidas a partir da tirosina, aminoácido encontrado em alimentos ricos em proteína, como feijões, ovos, leite e derivados, grão-de-bico, ervilha e carnes. Já a serotonina é derivada do triptofano, aminoácido encontrado nesses mesmos alimentos.
Diferentemente do que pensa o senso comum de que a boa alimentação é aquela que privilegia alguns ingredientes e alimentos, uma boa dieta é diversa e equilibrada. E, por isso, é capaz de fornecer vários nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo.
Entre esses nutrientes, destacam-se vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e gorduras. Cada um deles tem função importante para o corpo. Contudo, a questão é a proporção de cada um deles no organismo.
Tipos e funções dos alimentos
Os carboidratos fornecem energia para atividades diárias e são classificados como simples (cuja absorção é mais rápida pelo organismo) e compostos (com absorção mais lenta). As proteínas, por sua vez, são responsáveis por fazer o crescimento, a construção e a reparação dos tecidos do organismo. Já as gorduras, além de fornecerem energia, também protegem o corpo contra lesões e mantêm a temperatura estável.
Ainda, as fibras estimulam o bom funcionamento do intestino, garantem a sensação de saciedade e reduzem o nível de açúcar e de colesterol no sangue. Um consumo regular de fibras exige boa hidratação, caso contrário, as fibras podem endurecer e causar constipação e flatulência em excesso. Então, capriche no consumo de vitaminas e minerais que fortalecem a imunidade e compõem diferentes estruturas do corpo.
Dicas práticas
Ao reconhecer as diferentes necessidades nutricionais do organismo, fica mais fácil organizar combinações variadas e saudáveis em diferentes refeições. No café da manhã, é primordial ingerir alimentos leves, como frutas, cruas ou na forma de sucos.
Para deixar a ideia mais atrativa, que tal misturar frutas na hora de preparar um bom suco? Vale acrescentar algumas ervas para deixá-los ainda mais saborosos (como hortelã e erva-doce).
Optar por vitaminas também é uma ótima maneira de ingerir frutas no início do dia. Além disso, fontes de proteínas também são recomendadas (como lactações). No caso de intolerância a tais ingredientes, procure alternativas feitas de outros componentes (ou sem lactose).
Para o almoço, capriche em saladas de legumes, além de carboidratos compostos (como os integrais) e proteínas. Como sobremesa, escolha frutas. Para deixar tal refeição mais saborosa e saudável, você pode apostar em temperos novos. Ah, prefira alimentos cozidos e assados em vez de fritos. Outra opção é experimentar combinações agridoces.
Para o início da noite, privilegie refeições leves (caldos e sopas se estiver frio ou saladas e alguma proteína em dias mais quentes). Por fim, coma algumas horas antes de dormir, para garantir que a digestão não atrapalhe o seu sono.
No Brasil, diabetes é mais frequente entre mulheres; saiba porquê
As mulheres já têm o costume de realizar consultas com o ginecologista para fazer, por exemplo, o exame de rastreamento do câncer de mama
Canais digitais da Energisa simplificam o dia a dia dos clientes
Por meio desses canais, os consumidores podem realizar uma série de serviços sem precisar sair de casa
Após voto de Dias Toffoli, porte de maconha continua sem decisão no STF
Além da nova vertente aberta por Toffoli, o placar atual é de cinco votos a favor da descriminalização e três contra. O julgamento será retomado terça-feira (25) com os votos dos ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook