Acadêmicos de Engenharia Civil e Agronomia realizam visitas técnicas em prédios abandonados de Porto Velho
A iniciativa, que une teoria e prática, tem como objetivo principal analisar edificações desocupadas da capital e propor soluções sustentáveis de reuso
Os alunos dos cursos de Engenharia Civil (2º e 3º períodos) e Agronomia (2º período) do Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA estão colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala por meio do projeto de extensão Engenharia Pública: Revitalização de Prédios Abandonados em Porto Velho. A iniciativa, que une teoria e prática, tem como objetivo principal analisar edificações desocupadas da capital e propor soluções sustentáveis de reuso.
Até o momento, os grupos envolvidos já realizaram visitas técnicas a três locais:
Publicidade
Rua 7 de Setembro, 321 – Nova Porto Velho
Rua Afonso Pena, 1380 – Nossa Senhora das Graças
Rua Rio Madeira, 3167 – Agenor de Carvalho
Durante as visitas, os acadêmicos realizam inspeções visuais internas e externas, levantamento de dados técnicos, registros fotográficos e análises estruturais preliminares. As próximas edificações listadas no cronograma serão agendadas ao longo das próximas semanas, conforme a evolução do projeto e disponibilidade dos grupos.
Segundo o professor Harrisson Rodrigues, responsável pela disciplina de Extensão Universitária no curso de Engenharia Civil, o projeto proporciona um conjunto robusto de aprendizados técnicos que vão desde a avaliação estrutural de edificações — com identificação de patologias como fissuras, infiltrações e corrosão — até o uso de equipamentos específicos de inspeção predial, como trincômetros e medidores de umidade, aliando teoria e prática em campo.
“O projeto visa transformar prédios abandonados de Porto Velho de problemas em soluções para a comunidade. Cada edificação revitalizada pode se tornar um centro cultural, moradia popular ou espaço de empreendedorismo, melhorando a segurança, a economia local e a qualidade de vida”, destaca o professor Harrisson.
Outro ponto forte do projeto é a sustentabilidade, com diagnósticos sobre os impactos ambientais de cada estrutura e propostas de reuso que utilizam materiais de baixo custo e soluções ecológicas — como telhados verdes e reaproveitamento de água da chuva.
Há ainda uma integração interdisciplinar com os alunos de Agronomia, que contribuem com análises do solo, sugestões de paisagismo e discussões sobre a viabilidade econômica e social das propostas, visando práticas que se alinham com o conceito de Agroecologia, temática de extrema relevância para os Agrônomos em formação que atuarão na sociedade do futuro.
“Além da técnica, formamos profissionais com uma visão prática, crítica e social, capazes de transformar problemas urbanos em soluções inovadoras. É uma oportunidade de devolver esses espaços à população com novas funções que geram emprego, cultura e bem-estar”, conclui o docente.
O projeto conta com apoio de instituições parceiras como o CREA-RO e visa não apenas o desenvolvimento técnico dos alunos, mas também o engajamento social e urbano. Ao final do processo, os estudantes apresentarão propostas de revitalização que levem em conta aspectos técnicos, ambientais e sociais, beneficiando diretamente a comunidade de Porto Velho.
Acompanhe o andamento deste projeto inovador pelos canais oficiais da instituição.
'Porto-velhenses fazem mobilização pelos atingidos pela cheia do Madeira'
Ponto de arrecadação é no Hospital Veterinário Prontodog, na Avenida Jorge Teixeira, ao lado da unidade de saúde Maurício Bustani
Rondônia apresenta 314 propostas para equipamentos e obras no Novo PAC Seleções
Segunda edição do programa federal voltado para infraestrutura recebeu mais de 35 mil projetos de 5.537 municípios brasileiros
FIERO se reúne com setor empresarial da construção de Rondônia para diálogo sobre o projeto da concessão da BR-364
O presidente da FIERO, Marcelo Thomé, enfatizou a importância do projeto para a infraestrutura e logística e para o desenvolvimento de Rondônia
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook