Ação ambiental beneficia indígenas com doação e plantio de mudas
Entre as espécies, que foram doadas pela Sema, destacam-se: 500 mudas de cacau, além de cupuaçu, caju, açaí, goiaba, jenipapo, ipês e outras variedades
A atividade foi realizada em conjunto com a Sema de Porto Velho, garantindo o suporte técnico e logístico à ação
Para reforçar o compromisso com as comunidades indígenas, o governo de Rondônia está realizando nos dias 23 e 24 de julho, a doação de 1.129 mudas de árvores frutíferas e nativas à Aldeia Nova Mariana, da etnia Sakurabiat, localizada na Terra Indígena Rio Mequéns, em Alto Alegre dos Parecis. A iniciativa é organizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) de Porto Velho, e tem como objetivo promover a autonomia produtiva e valorizar as práticas tradicionais de manejo da terra.
A Sedam, por meio da Coordenadoria de Povos Indígenas (Copin), Coordenadoria de Floresta Plantada (CFP) e Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) está garantindo o suporte técnico e logístico à ação. As equipes realizaram visita técnica à aldeia, promoveram oficinas de plantio e desenvolveram atividades de educação ambiental com foco na prevenção de queimadas, em conformidade com a Política Estadual de Manejo Integrado do Fogo.
Entre as espécies, que foram doadas pela Sema, destacam-se: 500 mudas de cacau, além de cupuaçu, caju, açaí, goiaba, jenipapo, ipês e outras variedades.
A escolha das mudas visa não apenas fortalecer a segurança alimentar da comunidade, mas também incentivar a preservação ambiental, promovendo o plantio de espécies frutíferas e nativas adaptadas ao bioma amazônico. A ação contribui para o resgate de práticas tradicionais de cultivo e para a sustentabilidade dos modos de vida indígenas.
A Sedam realizou a atividade por meio da Copin, Ceam e CFP
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da ação como parte de um compromisso contínuo com a valorização dos povos indígenas e a preservação do meio ambiente. “Estamos trabalhando para fortalecer a autonomia das comunidades tradicionais por meio da educação ambiental, do incentivo à produção sustentável e do respeito às suas práticas culturais.”
CUIDADO SUSTENTÁVEL
Segundo o coordenador da Copin, Waldemir Barabadá Coiryn, a iniciativa vai muito além da entrega das mudas. “Nosso compromisso é levar conhecimento e incentivar a consciência ambiental. A meta é reduzir os riscos causados por queimadas e fortalecer o cuidado sustentável com os recursos naturais que fazem parte da vida e da cultura dessas comunidades”, destacou.
O secretário da Sedam, Marco Antônio Lagos, salientou que a ação simboliza um avanço significativo na relação do poder público com as comunidades indígenas. “Essa iniciativa reafirma nosso compromisso com os direitos dos povos originários, promovendo condições dignas de vida e respeitando sua cultura, organização social e seus vínculos com a terra. É uma demonstração clara de responsabilidade socioambiental e de apoio ao desenvolvimento sustentável dessas populações.”
STF inicia interrogatório de ex-aliados de Bolsonaro na trama golpista
A partir das 9h serão ouvidos os réus dos núcleos 2 e 4
Rondoniense com tornozeleira, 'Fiscal do Povo' desafia STF e convoca protesto para 3 de agosto na capital
Em tom desafiador, o rondoniense acusa Alexandre de Moraes de “ditador” e afirma que continuará usando tornozeleira por determinação do ministro
Na OMC, Brasil diz que tarifas não podem ser usadas contra soberania
Posição brasileira ganhou apoio de cerca de 40 países




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook