Ação itinerante de coleta de sangue acontece nos dias 2 e 3 de agosto, no município
As coletas iniciam nesta sexta-feira (2), das 13h às 18h da e no sábado (3), das 7h às 17h30, na Câmara Municipal da cidade
As coletas iniciam nesta sexta-feira (2), das 13h às 18h da e no sábado (3), das 7h às 17h30
Para reforçar o estoque de sangue na hemorrede estadual, a ação “Fhemeron Itinerante”, do governo de Rondônia, chega ao município de Costa Marques, na região do Vale do Guaporé. As coletas iniciam nesta sexta-feira (2), das 13h às 18h da e no sábado (3), das 7h às 17h30. O local para o procedimento será na Câmara Municipal, localizada na Avenida Chianca, nº 1.386, Bairro Centro.
A iniciativa, coordenada pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), designou equipes de técnicos do hemocentro regional de Rolim de Moura para missão, com o objetivo de coletar mais de 200 bolsas do insumo.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação garante o trabalho em prol do direito ao acesso à saúde. “A população já reconhece a importância da doação de sangue e sua contribuição para salvar a vida de muitas pessoas, a partir de inúmeros procedimentos médicos nos quais pode ser utilizada,”pontuou.
CRONOGRAMA DE COLETA
O governo do estado vem realizando desde janeiro, ações intensificadas nos 52 municípios para evitar escassez de sangue na hemorrede. A população pode conferir os próximos dias de ação itinerante, que vão ocorrer ainda no mês de agosto, de acordo com o cronograma a seguir:
- 9 e 10 de agosto – Alvorada do Oeste
- 16 e 17 de agosto – Ouro Preto do Oeste / Colorado do Oeste
- 23 e 24 de agosto – Ministro Andreazza / Machadinho d’Oeste
- 30 e 31 de agosto – Guajará-Mirim
COMO DOAR?
Tornar-se um doador de sangue é sinônimo de solidariedade, e quem quiser fazer parte deste ato, pode procurar um hemocentro mais próximo ou verificar se a coleta itinerante do governo está acontecendo na cidade onde mora. Além disso, é essencial que o interessado saiba sobre os critérios estabelecidos para o processo de doação, como impedimentos temporários e permanentes. Antes do ato de coleta, o voluntário passa primeiro por um cadastro, entrevistas e exames, até chegar na etapa final.
Critérios estabelecidos para realização dos procedimentos:
- Estar bem de saúde e alimentado;
- Ter entre 16 e 69 anos de idade (16 e 17 anos com autorização dos pais);
- Pesar 50 kg ou mais;
- Apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial;
- Dormir por pelo menos oito horas no dia anterior à doação;
- Não fumar por pelo menos duas horas anteriores ao momento da doação;
- Tomar um café da manhã leve;
- Homens podem doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses);
- Mulheres podem doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses).
Governo de RO abre edital de leilão nos municípios
Os pátios com veículos removidos em Cacoal e Rolim de Moura estarão abertos à visitação dos lotes que serão leiloados, de 5 a 16 de agosto, das 8h às 13h
O que acontece no cérebro de um dependente químico: Uma jornada pela neurociência do vício
O uso de drogas e a dependência vão muito além da simples vontade de usar entorpecentes, é uma resposta do cérebro ativada por gatilhos que podem ser diversas causas
De Ilhéus para Porto Seguro: Descobrindo a história e as belezas do Litoral Baiano
Porto Seguro é conhecida como o berço da história e cultura do país
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook