Ações de conscientização sobre a dengue são intensificadas em escolas de Porto Velho

Principal objetivo é sensibilizar o público infantojuvenil sobre prevenção, sintomas e tratamento da doença

Texto: Jainni Victória (sob supervisão de João Muniz) Fotos: Semusa/ Leandro Morais
Publicada em 29 de fevereiro de 2024 às 09:47
Ações de conscientização sobre a dengue são intensificadas em escolas de Porto Velho

Foram realizadas diversas atividades de educação em saúde com palestras

Os alunos da Escola Municipal Estrela do Amanhã, localizada na zona Sul de Porto Velho, receberam a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Caladinho, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), para uma ação de conscientização sobre os cuidados contra a dengue. O principal objetivo é sensibilizar o público infantojuvenil sobre prevenção, sintomas e tratamento da doença.

Durante o evento, foram realizadas diversas atividades de educação em saúde com palestras e dinâmicas sobre prevenção, sintomas e tratamento da doença. Além disso, os estudantes e educadores foram contemplados com uma apresentação teatral do mosquito Aedes aegypti.

Segundo o gerente da USF Caladinho, Ferreira Morais, a atividade é uma das estratégias para educar e incentivar as crianças a combater o mosquito da dengue. “É importante conscientizar sobre os cuidados com a doença durante a infância, para que se tornem adultos saudáveis e responsáveis”, relata o gerente.

Atividades de educação em saúde também foram realizadas na zona Leste da capital. Desta vez, os alunos da Escola Estadual Maria Carmosina foram os contemplados. A equipe da Divisão de Controle de Vetores (DCV) da Semusa trabalhou temáticas de combate à dengue em um roda de conversa com o público infantojuvenil.

Equipe da Unidade de Saúde da Família CaladinhoEquipe da Unidade de Saúde da Família Caladinho

Ao todo, cerca de 450 crianças e adolescentes, na faixa etária de 3 a 15 anos, participaram da iniciativa. O Heitor Valentin foi um dos estudantes que prestigiou a ação. Para ele, a atividade “foi muito divertida, educadora e importante. É legal porque a gente aprende sobre o perigo do mosquito da dengue, a cuidar do lixo do quintal e da água parada”, disse Heitor.

A subgerente do Núcleo de Controle de Endemias, Malária e Dengue da Semusa, Jussara Alves, explica que a ação foi realizada como forma de prevenção, considerando os índices com percentuais significativos de proliferação do mosquito Aedes aegypti nas regiões.

“São dados que nos chamam a atenção para redobrar os cuidados. A nossa melhor arma contra a dengue é a prevenção. A Semusa tem desenvolvido uma série de atividades com foco em reduzir cada vez mais os casos da doença”, frisa Jussara.

AÇÕES ITINERANTES

Com o objetivo de realizar a prevenção, por meio da educação em saúde, a Semusa busca orientar e conscientizar a população de Porto Velho, através de palestras educativas nas escolas, inserção de cartazes em pontos estratégicos e visitas domiciliares, ações que fazem parte do trabalho rotineiro da pasta.

Pessoas com suspeita deve ir imediatamente nas unidades de saúde de Porto VelhoPessoas com suspeita deve ir imediatamente nas unidades de saúde de Porto Velho

DENGUE

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave. Febre alta, tremores, suor excessivo, dor de cabeça e dores no corpo, são alguns dos principais sintomas de dengue.

SERVIÇO

Qualquer pessoa com suspeita pode buscar atendimento médico imediatamente nas unidades de saúde de Porto Velho. Para casos graves, o atendimento de urgência e emergência está disponível nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) das zonas Leste, Sul e Jaci-Paraná, e nas policlínicas José Adelino ou Ana Adelaide.

DADOS

Segundo dados do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Semusa, de janeiro de 2024 até o momento, foram registrados 160 casos de dengue, dois de chikungunya e quatro casos confirmados para zika.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook